Índice
Dispositivos mobile em geral possuem grande popularidade entre crianças, principalmente por conta da facilidade de acessar jogos e a internet. Pensando nos pais, a Google lançou um app chamado Family Link, que promete dar maior controle sobre como os filhos utilizam a internet.
Não é novidade que os smarthphones e tablets são muito populares entre as crianças. Estes dispositivos mobile servem para diversão e também são um grande foco da curiosidade dos pequenos. Entretanto, os riscos de deixar um dispositivo desses nas mãos inocentes de uma criança podem ser muitos. Felizmente a Google agora tem uma solução.
A intenção da empresa é permitir que as crianças explorem a rede com as devidas permissões e cuidados dos pais. A empresa garante inclusive que entende a singularidade de cada Família. Para eles, “cada família possui uma posição diferente sobre o que os filhos devem ou não fazer em seus dispositivos”.
Dessa forma, Family Link já está disponível para dispositivos Android no Brasil, Argentina, Chile e México. O app dá aos pais domínio mais facilitado sobre até onde os filhos podem usar dispositivos mobile.
Como o app funciona?
Quando os pais julgarem que a criança está apta para ter o seu primeiro dispositivo Android, basta baixarem o app. A instalação precisa ser feita tanto no smarthphone dos pais como nos dispositivos do filho. O app permite que os pais criem uma conta secundária para os filhos vinculada à sua conta prévia da Google.
O Family Link ajuda a definir determinadas regras digitais para os filhos. Isso se dá através do gerenciamento de apps passíveis de serem usados pelas crianças, um relatório do tempo que elas ficam no aparelho e a definição de um horário de bloqueio para o dispositivo.
Quais dispositivos são compatíveis?
Aqui cabe uma observação importante! Os requisitos de sistema para o app funcionar são diferentes para o dispositivo dos pais e das crianças. Como os pais só receberão alguns relatórios sobre o uso das crianças, o requisito de sistema é bem menor. Nestes casos, o app é compatível com qualquer Android KitKat 4.4 ou superior.
Entretanto, como as funcionalidades no dispositivo mobile da criança são bem maiores, os requisitos de sistema são mais exigentes. Qualquer dispositivo com Android Nougat 7.0 ou superior é compatível com o app, entretanto, os requisitos mínimos são o Android Marshmallow 6.0 e, mesmo assim, para alguns aparelhos específicos que você confere na imagem:
Uma nova forma de cuidar
Com a conta Google da criança vinculada à dos pais, qualquer app que o pequeno quiser baixar na Play Store precisará ser aprovado. Além disso, é possível bloquear determinados apps para que estes nem apareçam na loja.
Isso deixa os pais bem mais seguros de o que seus filhos estão fazendo. Assim como também quais apps utilizam no dispositivo mobile. Junto a isso some a possibilidade de o tempo gasto em cada app pelo filho em um relatório de atividades completo, onde também é possível estipular um limite diário de uso do dispositivo.
O Family Link pode ajudar pais a definirem regras básicas sobre o uso de celulares e tablets para seus filhos. Entretanto, a Google afirmar que o app não torna os aplicativos ou serviços no telefone que foram projetados para adultos seguros para crianças. É de total responsabilidade dos pais escolher o que é certo para seus filhos.
Family Link já pode ser baixado gratuitamente pela Google Play Store.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.