O Google também aproveitou seu evento, para falar um pouco mais do Google Home, um dispositivo controlado por voz que leva o Google Assistente a todos os cômodos da sua casa e ser o comandante da “Internet das Coisas” na sua residência.
Na ocasião foram revelados preços e disponibilidade, além de mostrar tudo que ele é capaz de fazer. O Google Home já havia sido anunciado em março, como resposta para o Amazon Echo, mas vimos muito pouco sobre ele.
Design
Ele tem LEDs no topo do aparelho, que acendem quando ele reconhece o comando de voz “Ok Google”. Esta mesma área possui uma tela capacitiva sensível ao toque, para aceitar comandos como aumentar e diminuir o volume.
O Google Home também possui um botão desabilitar os microfones, ótimo para quem não quer que o Google ouça demais em determinados momentos. Seu design é modular, permitindo que sua base seja trocada por outra, e serão disponibilizadas 6 cores diferentes para você personalizar o assistente pessoal da sua casa: Mango, Marine, Violet, Carbon, Snow e Copper.
Funcionalidades
O Google Home usa tecnologias do Google Assistentee consegue “conversar” com você, respondendo perguntas, e controlar dispositivos conectados na sua casa apenas com a voz.
Ele pode ser usado para acender e apagar luzes, controlar a temperatura, consultar informações sobre o clima, tráfego, ouvir música, obter informações nutricionais, e o mais legal, pedir para ele traduzir textos.
Para ouvir música no Home, você não precisa parear seu smartphone, basta ter um dos serviços compatíveis conectado – Spotify, Pandora, GooglePlayMusic, TuneIn, iHeartRADIO ou YoutubeMusic – e pedir para ele tocar uma musica. A integração com aplicativos de terceiros também será possível.
Se você possui em sua casa um Chromecast ou o Chromecast Audio conectado a sua TV, pode usar o Home para controlar esses dispositivos. Inclusive, para iniciar alguma série ou filme na Netflix. Tudo isso com a voz.
Ele também vai controlar sistemas de áudio, lâmpadas inteligentes e outros dispositivos da Nest, Phillips, Samsung SmartThings e através do IFTTT.
Também será possível ter vários Google Home espalhados pela casa, e conectados entre si. Ao pedir para tocar uma música, todos tocarão em simultâneo, por exemplo. Mas quando você perguntar algo a ele, somente o dispositivo mais próximo responderá.
Preço e disponibilidade
Na ocasião do lançamento, o Google Home estará disponível apenas nos Estados Unidos. Segundo a assessoria do Google, ainda não há previsão de chegada ao Brasil.
O preço do dispositivo nos EUA é de US$ 129. Ao comprar o aparelho, o usuário ganhará 6 meses grátis de YouTube Red, o serviço que permite ver vídeos sem propaganda, salvá-los offline e dá acesso ao Google Play Music e YouTube Music.