Índice
O Google parece já estar a todo vapor no projeto Fuchsia OS. Novas informações a respeito da plataforma afirmam que a empresa já está se preparando para começar a testar o seu mais novo sistema operacional e, assim, fazer com que ele rode em todos os seus produtos. Além disso, eventualmente, ele pode substituir o Android nos dispositivos com a marca Google.
Já existem atualmente cerca de 100 engenheiros trabalhando no projeto da plataforma, incluindo o responsável pela linguagem do Material Design do Google para a interface do Android, Matias Duarte.
Android x Fuchsia
Uma das grandes diferenças entre os dois sistemas é que, diferente do Android, o Google pretende fazer com que o Fuchsia seja utilizado não apenas em smartphones e tablets, mas em uma diversidade maior de dispositivos, principalmente alto falantes inteligentes e aparelhos conectados a Internet das Coisas. Além, claro, de poder rodar também em computadores, eventualmente.
O time de engenheiros também está focado em fazer com que os recursos de suporte de comando de voz sejam mais eficazes e funcionem melhor do que acontece com o Android. Além disso, eles estão fazendo a plataforma do zero e, dessa forma, evitando qualquer tipo de dependência com o Oracle, que detém direitos sobre tecnologias baseadas no Java utilizadas na construção do Android.
Até quando esperar?
Pelo que tudo indica, o Fuchsia ainda vai demorar um pouco para dar as caras publicamente em aparelhos a venda. Segundo informações da Bloomberg, o projeto ainda está sendo visto como um experimento de código aberto e um investimento na inovação.
Sem contar que os responsáveis pelo desenvolvimento do Android e do Chrome na empresa, Sundar Pichai e Hiroshi Lockheimer, ainda precisam elaborar todo um mapa de como o novo sistema poderia se encaixar nos dispositivos da empresa.
Isso tudo é uma dica de que ele não verá a luz do dia tão cedo. O que se espera é que isso só comece a acontecer em cerca de 5 anos.
Vantagens do novo projeto do Google
Caso o Fuchsia dê mesmo certo e o Google consiga torná-lo a plataforma base para seus produtos, ele terá uma posição ainda melhor do que sua rival Apple em termos de proporcionar uma plataforma com desempenho mais consistente e atualizações de segurança.
Mas o trabalho ainda é árduo. Além dos engenheiros que já estão focados no desafio de construir um sistema operacional melhor, o Google ainda terá que trabalhar duro para conseguir diversos investidores, desde fabricantes de hardware para terceiros e desenvolvedores de software.
Fonte: Bloomberg
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.