Levou muito tempo, mas a funcionalidade de realizar anotações em PDF no Google Drive finalmente está disponível! Apesar de ser uma ferramenta que está presente em nosso dia a dia, muitas pessoas ainda precisavam usar aplicativos como o Adobe Acrobat para realizar anotações nesse tipo de arquivo para, em seguida, mandar tudo para o Google Drive.
Mas isso acaba com o lançamento da nova funcionalidade lançada hoje para todos os usuários: bastará abrir o arquivo e, por meio do próprio aplicativo, fazer anotações e depois deixar tudo salvo em sua conta. Confira os primeiros detalhes.
Como fazer anotações em PDF no Google Drive
Posso dizer que o jornalista que escreve esta matéria estava bastante animado para deixar mais um aplicativo de lado. Por mais que esteja bastante presente em nosso dia a dia, o Google Drive ainda não permitia que seus usuários fizessem anotações de forma nativa. Era necessário baixar o arquivo da nuvem, enviar isso para outro aplicativo e em seguida, fazer um novo envio para sua conta. Mas a empresa está deixando esta prática de lado. O passo a passo é bem simples:
- Abra seu aplicativo do Google Drive;
- Entre no modo de pré-visualização e selecione o arquivo que você fazer anotações;
- No canto superior direito, basta clicar no botão de anotações;
- É possível selecionar diferentes tipos de caneta, cores, desfazer uma anotação e até mesmo deixá-las aparecendo ou ocultas.
O novo recurso funciona tanto com quem prefere fazer anotações com o dedo, mas será ainda mais fácil com tem uma caneta Stylus. Pelo menos por agora, pode ser encontrado apenas no aplicativo para Android. A experiência em tablets deve ser ainda mais aprimorada com o lançamento.
O Google anunciou que a nova funcionalidade foi disponibilizada no dia 11 de fevereiro de 2023 para uma parcela de usuários e demais pessoas de todo o mundo devem receber o recurso com o passar das próximas semanas. É importante ter o aplicativo atualizado para conseguir fazer anotações em PDF diretamente pelo Google Drive.
Recursos mais recentes do Google Drive
Além de agora permitir que todos façam anotações em PDFs, agora também é possível copiar e colar arquivos diretamente pelo atalho de CTRL +C e CTRL +V no Windows e Cmd + C, e Cmd + V no Mac. O recurso está liberado desde o começo de 2022 e é uma verdadeira mão na roda. Anteriormente, era necessário mover tudo de pasta em pasta até que você conseguisse finalizar da forma que gostaria.
Outra novidade interessante da ferramenta bastante presente em nosso dia a dia são os filtros de pesquisa, que lembram o recurso do YouTube e demais sites que contam com bastante informações. Ficará mais fácil achar arquivos com base na localização, compartilhamento e até tamanho.
Por fim, fica o alerta: uma grande parcela de usuários começou a perder suas contas após enviar nudes para a nuvem do Google. A inteligência artificial que faz a filtragem do que está nas contas está caracterizando fotos íntimas como conteúdo proibido e há casos de pessoas que perderam seu Gmail que usavam por anos apenas por armazenar nudes. Vale a pena se atentar para não perder não apenas sua conta de e-mail, mas também, a conta que usa para gerenciar seu canal do YouTube e o próprio Google Drive.
O que achou da novidade? Diga pra gente nos comentários!
Revisão do texto feita por: Dácio Castelo Branco
Veja também
Google Drive vai remover arquivos duplicados em pastas. Entenda a mudança
Com informações: 9To5Google l Times of India