Índice
Em evento realizado no escritório da empresa na cidade de São Paulo, o Google convidou jornalistas para falar sobre sua nova iniciativa para profissionalização de jovens com 18 e 24 anos. Em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e o Bettha (startup da Cia. de Talentos), a empresa doará 120 mil bolsas de estudos para quem quiser aprender sobre Suporte de TI, Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design.
Os cursos de tecnologia foram selecionados com base no estudo de mercado e, segundo o Google, são os mais propensos a apresentar demanda de pessoas nos próximos anos. Veja todas as informações e como se inscrever para concorrer às bolsas de estudo.
Programa Cresça com o Google
Ativa desde 2017, esta é a iniciativa da empresa para permitir que jovens de baixa renda consigam o conhecimento necessário para entrar no mercado de tecnologia por meio de cursos da plataforma Coursera. Conhecidos no mercado de T.I. em geral, os certificados Google foram implementados em 2020 e, desde então, mais de 3 milhões de pessoas e 200 mil empresas receberam o apoio necessário para chegarem mais longe por meio do conhecimento gratuito.
O anúncio da doação de 120 mil bolsas de estudos para cursos de tecnologia faz parte de uma meta feita pela empresa em junho de 2022, durante o evento Google For Brasil, de fazer a concessão de 500 mil bolsas de estudo para áreas de atuação com alta demanda do mercado até 2026. O grande objetivo deste programa é ajudar a diminuir a alta demanda de empregos no setor de tecnologia, dando maiores oportunidades para jovens de classes sociais com menos privilégios.
As bolsas, que incluem acesso 100% gratuito à plataforma Coursera e um monitoramento de perto, serão divididas entre as duas instituições parceiras do Google: 60 mil para o CIEE e 60 mil para a Bettha. Uma análise social será feita para que o acesso seja liberado para os alunos e o aprendizado pode acontecer via celular ou computador.
Esta é segunda vez que o Google e CIEE se unem para gerar qualificações para jovens que buscam entrar no mercado de trabalho. A primeira aconteceu em 2022, quando 30 mil bolsas de estudos foram doadas para a instituição.
Mais do que a formação teórica em cursos de tecnologia, participar de uma iniciativa como esta faz com que o jovem se desenvolva em outras esferas de sua vida. Ao perceberem as tantas oportunidades de crescimento neste cenário, estes estudantes também desenvolvem o senso de responsabilidade, comprometimento e postura profissional que são qualidades essenciais para o sucesso em suas futuras carreiras. Nossa experiência em recrutamento e seleção nos mostra como essa jornada vem transformando e ampliando as possibilidades de cada um dos jovens.
Renata Honda, supervisora do CIEE One
Dados de desemprego no Brasil
Apenas em 2022, apesar de apresentar o menor número desde 2015, a taxa de desemprego foi de 9,3%. O número de pessoas com empregos informais (sem carteira assinada) bateu recordes no Brasil: chegou a 12,9 milhões. Atualmente, 35,9 milhões de brasileiros possuem empregos com carteira assinada e este número cresceu 9,2% de 2021 para 2022.
O número mais preocupante, como esperado, está entre as minorias: em 2022 a maior taxa de desocupação está entre as mulheres (13,7%) e pessoas pretas (13,3%). 21,6% dos brasileiros que se consideram LGBTQIAP+ não estavam trabalhando até o final de 2021, porcentagem acima da média de desemprego nacional. Em 2022, 31,4% dos jovens de 18 a 24 anos estavam desempregados durante o trimestre do ano, informa o IBGE.
As opções de cursos de tecnologia
De olho na futura (e atual) demanda do mercado de trabalho, o Google escolheu quatro cursos para quem procura um primeiro emprego, esteja com vontade de avançar na carreira ou até meso ingressar em um novo mercado. São eles:
- Suporte de TI;
- Análise de dados;
- Gestão de projetos;
- UX Design.
A elegibilidade das bolsas de estudo serão feitas conforme o grupo social que a pessoa interessada estiver inserida, mas a prioridade é que jovens pretos e que fazem parte da comunidade LGBTQIAP+ tenham acesso. Os certificados Google, bastante valorizados no mercado, serão entregues ao final do curso para que os alunos possam aplicar seus currículos nas áreas que acabaram de se formar.
Como se inscrever?
Todos os interessados em concorrer às bolsas de estudo para os cursos de tecnologia podem acessar a página especial do CIEE ou da Bettha e se aplicar ao processo, que inclui o cadastro e aprovação posterior. Durante a coletiva de imprensa, foi ressaltado que os melhores alunos podem ser direcionados para vagas de empresas parceiras de ambas as instituições. Acesse:
Os cursos são 100% online e podem ser concluídos conforme a disponibilidade do aluno. A duração total varia de 140 a 200 horas e todas as aulas são gravadas e podem ser assistidas sobre demanda. O Google lembra que as capacitações preparam os alunos para início imediato no mercado de trabalho e possuem nível profissional.
O que achou da iniciativa? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Revisado por Glauco Vital em 20/4/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Uma boa iniciativa para os desenvolvedores de programação.
Eu estou entereçado na bolsa e quero tanto fazer parte nesse curso