Índice
O Google é sem dúvida o principal buscador online e por ele trafegam bilhões de dados e pesquisas. A empresa tem como principal missão “organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos”.
Mas, você sabe a origem e o significado da marca que sem dúvida é uma das mais reconhecidas e acessadas mundialmente? Certamente você já deu aquele “Google” hoje para pesquisar algo.
A origem do nome está relacionada a matemática, como aponta a executiva e empresária Cristina Boner, que surpreendeu Bill Gates em uma de suas visitas pelo Brasil, ao conseguir de maneira inédita um encontro com o dono da Microsoft.
Ela explica que Google é derivado do googol. A palavra googol é basicamente um número: 10100, o número é dez para o poder de cem, ou seja, o dígito 1 seguido de 100 zeros. Essa expressão foi criada pelo matemático Edward Kasner, que decidiu batizar a centésima potência do número 10 com um nome sonoro e fácil de se lembrar.
Origem do nome
Os fundadores, Larry Page e Sergey Brin, queriam usar um termo que sugerisse números grandes. Eles criaram um artigo original para o PageRank, onde afirmam que seu mecanismo de busca foi chamado Google, uma maneira comum de soletrar o googol, e que isso implicava a grande escala de seu mecanismo de busca como previsto por eles.
A palavra googol foi usada pela primeira vez em 1919 para um personagem cômico conhecido como Barney Google, contou Cristina Boner. Enid Mary Blyton mais tarde usou o “Google Bun” como uma frase em “The Magic Faraway Tree”, 1941, e em “The Folk of the Faraway Tree”, 1946.
Ela também desenvolveu um personagem de palhaço para ‘Circus Days Again’, conhecido como Google. O livro foi publicado em 1942. Há um Googleplex Star Thinker em “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams.
Histórico do nome do mercado
Por volta da época em que Brin e Page estavam trabalhando no BackRub em 1996 e ainda não haviam nomeado seu mecanismo de busca Google, uma empresa conhecida como Groove Track Productions solicitou uma marca nos Estados Unidos. A marca registrada Google foi criada para ser usada em diferentes tipos de produtos, incluindo roupas, jogos de tabuleiro, brinquedos de pelúcia e chocolates. A empresa não seguiu e abandonou o aplicativo em 1997.
A criação do Google
O Google foi criado por Larry Page e Sergey Brin, enquanto faziam o doutorado na Universidade Stanford. Sua fundação data de setembro de 1998, mas o projeto de pesquisa teve início em 1996.
Na época, os mecanismos de buscas atuavam classificando os resultados pela contagem dos termos de busca. Mas os dois criadores desenvolveram um sistema mais aprimorado, que analisa a relação entre os sites, criando relevância de acordo com determinadas variáveis.
O Google foi o primeiro mecanismo de pesquisa a usar um sistema baseado em classificação de sites, avaliando o número de sites com links para uma determinada página da Web ou site, priorizando a referência e a vinculação.
O nome inicial era BackRub e depois mudou para Google, registrado em setembro de 1997. Hoje, a Google está sediada em Mountain View, no Condado de Santa Clara (Califórnia).
Os mecanismos de Busca
Os mecanismos de pesquisa são alimentados por algoritmos e usam rastreadores para pesquisar conteúdos relevantes com base em palavras-chave escolhidas ou fornecidas, disse Cristina Boner. Os rastreadores dos mecanismos de pesquisa verificam efetivamente toda a Web indexada e encontram informações relevantes. Todos os mecanismos de pesquisa têm um sistema de classificação que facilita uma ordem sistemática na qual os resultados relevantes são exibidos.
Histórico dos buscadores
Você se lembra desses buscadores? Cuidado, a sua resposta pode revelar sua idade. Passeie pela linha do tempo dos principais buscadores e acompanhe a evolução visual de cada um deles e suas principais diferenças e contribuições.
Archie
O Archie, derivado do arquivo de palavras ou arquivos, tornou-se o primeiro motor de busca do mundo na época de sua criação, em 1990. Tinha listagens de diretórios armazenados usando sites de protocolo de transferência de arquivos e um recurso de pesquisa.
Eles usaram a indexação e criaram um sistema básico. A dupla estava trabalhando em um projeto da escola, enquanto na Universidade McGill, quando eles desenvolveram o buscador.
Gopher
Com o Gopher você poderia indexar arquivos de texto como Veronica, Jughead e JumpStation. Tanto o Archie como o Gopher eram sistemas interessantes, mas provaram ser primitivos e logo foram abandonados nos anos noventa.
WebCrawler
O WebCrawler se tornou o primeiro mecanismo de busca a usar o texto completo e foi desenvolvido por Brian Pinkerton em 1994.
Lycos
O Lycos surgiu em 1993, foi o primeiro motor de busca comercial e também o primeiro mecanismo de busca bem-sucedido. Tornou-se disponível em quarenta países e foi amplamente utilizado por usuários e empresas da Internet.
Yahoo
O Yahoo passou a se tornar um dos mais populares motores de busca e portais da década de noventa e da primeira década do século XXI. Ele poderia funcionar online e foi o primeiro rastreador eficaz como conhecemos o conceito hoje.
AltaVista
O AltaVista foi lançado em 1995 e rapidamente se tornou um mecanismo de busca popular e confiável. A plataforma era distinta. Usava o Scooter, que era um rastreador multi-thread que podia escanear mais páginas do que se sabia que estavam disponíveis online.
Looksmart
A Looksmart foi lançada em 1995 com o objetivo de desenvolver um diretório de sites e foi em concorrência direta com o diretório do Yahoo. A Looksmart teve uma oferta pública inicial em 1999 e se tornou uma provedora de serviços de pagamento por clique em 2002. A Looksmart perdeu seu valor quando a Microsoft a abandonou e adquiriu o WiseNut.
WiseNut
O WiseNut foi lançado em 2001 e introduzido como um mecanismo baseado em rastreadores beta. Foi então propriedade e operado pela Looksmart. O WiseNut se saiu bem, mas por um curto período de tempo, porque fechou em 2007.
Excite
O Excite foi apresentado antes do Google e assinado para uso exclusivo da Apple e da Microsoft. Ele comprou o WebCrawler e o Magellan.
Hotbot
O Hotbot foi introduzido em 1996 e depois comprado pela Lycos. O Hotbot foi lançado pela Wired Magazine, mas não alcançou o tipo de popularidade necessária para se manter ativo.
MSN Search, Ask e AOL
O final dos anos noventa viu o surgimento do MSN Search, Ask e AOL Search. A Microsoft introduziu o MSN Search em 1998. O motor realmente obteve bons resultados e permaneceu por um bom tempo.
Cuil
O Cuil era mais parecido com os outros mecanismos de busca tradicionais, com o argumento de ter uma enorme quantidade de páginas em seu índice.
Baidu e Yandex
O Baidu e o Yandex são mecanismos de busca baseados fora dos Estados Unidos, respectivamente na China e na Rússia.
Yelp
O Yelp é uma versão moderna das Páginas Amarelas.
Futuro dos buscadores
Os mecanismos de pesquisa já passaram de consultas baseadas em texto para entradas de voz. Cristina Boner avisa que Google e Bing continuam a ser os mecanismos de busca mais utilizados e é improvável que suas onipresença sejam abaladas a qualquer momento no futuro próximo. Será que algum dia o Google será superado por outra empresa? Deixe nos comentários o que acha!