Já havíamos noticiado anteriormente aqui no site sobre a pretensão do Google em adquirir o Songza. Para aqueles que não conhecem o serviço, o Songza é um aplicativo de music streaming, que funciona com playlists pré-selecionadas.
Como diferencial, a equipe do Songza, em sua maioria músicos e especialistas da área, busca fornecer playlists com temas baseados em humor, dias da semana, horários e até mesmo atividades físicas.
O Songza é um dos aplicativos favoritos da nossa equipe, já foi tema de matéria e item selecionado em uma de nossas listas de aplicativos.
Fato é que há duas semanas o serviço parou de funcionar no Brasil, ao menos nas plataformas Android, iOS, Windows Phone e Windows 8.1. A mensagem exibida ao executar uma playlist era: “Desculpa, estamos com dificuldades de reproduzir essa playlist. Tente mais tarde ou escolha outra”.
Dia 31 foi liberado para iOS um update (versão 3.2.5), com correções de bugs e melhorias. Porém, ao tentar executar alguma playlist, a mensagem exibida foi alterada para: “Desculpa, podemos fornecer streaming apenas nos Estados Unidos e Canada”. O que pra mim, já era sinal do Big G à caminho.
No dia seguinte, recebemos por e-mail a confirmação do Songza sobre a venda para o Google. No texto, a empresa afirma que os usuários podem continuar usufruindo integralmente do serviço. Também é reforçado que a venda para o Big G fará do aplicativo mais rápido, mais abrangente e mais divertido de usar.
Embora não divulgado oficialmente, especula-se que o Google tenha adquirido o Songza por cerca de US$ 15 milhões, valor bem abaixo do pago pela Apple para a aquisição parcial da Beats.
Pessoalmente, observo a situação de maneira preocupante, pois o primeiro passo dessa aquisição foi a restrição de conteúdo para outros países, algo que não acontecia há pelo menos 3 anos (tempo em que eu utilizo o Songza). Esta ocasião me faz lembrar do Google Play Music All Access, serviço restrito para alguns mercados, e que ainda não emplacou, apesar dos recursos e do vasto acervo musical disponível.
Sabemos que trazer um serviço como o Songza a outros países, como o Brasil, envolve um processo muito cauteloso, devido a restrições e particularidades das gravadoras em disponibilizar os acervos para streaming – que diga o Spotify.
Mas, qual a sua opinião? Irá o Google descontinuar ou fundir o Songza ao Google Play Music?
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.