Índice
Em uma transmissão online voltada para jornalistas e clientes, o Google Cloud anunciou muitas novidades baseadas em inteligência artificial (IA) para empresas de diversos mercados. Um dos mais interessantes é o Gen App Builder, que permite que empresas criem aplicativos de uma forma simplificada e sem a necessidade de uso de códigos. O chat interativo consegue realizar um atendimento completo e a conversa pode ser recuperada, mesmo que o retorno ao site aconteça apenas em outro dia.
Outras novidades incluem o ganho de IA no BigQuery, para melhor gerenciamento de base de dados. Confira tudo o que foi anunciado agora mesmo.
Gen App Builder
Abrindo o evento, o Google Cloud anunciou uma ferramenta que permitirá o desenvolvimento de aplicativos para empresas sem a necessidade do uso da digitação de cada código.
A novidade é focada em simplificar e também diminuir o tempo de desenvolvimento que, muitas vezes, leva dias para acontecer. O melhor de tudo é que após o processo ser finalizado, a integração aos sites pode ser feita em apenas alguns segundos.
O exemplo apresentado no evento foi o de um chatbot desenvolvido do zero para uma loja de bicicletas que também realiza vendas online. O cliente precisou apenas informar sua necessidade e o tipo de modelo que procurava para que o chatbot enviasse opções personalizadas. Confira o funcionamento na prática:
Caso quisesse enviar a foto de um modelo que pensou em comprar ou usa no seu dia a dia, isso era possível, já que o Gen App Builder possui suporte para a leitura de imagens enviadas pelo usuário. E o modelo também consegue realizar o envio de fotos dos modelos sugeridos conforme o uso do cliente interessado.
Além de permitir um atendimento natural e personalizado, o cliente que pensar e depois voltar ao site terá todo seu histórico salvo para que a compra seja apenas finalizada e os detalhes sejam acertados. Isso tudo sem a necessidade de ter uma pessoa disponível 24 horas por dia, durante os sete dias por semana.
O Gen App Builder permite fácil criação de chatbots, mas se necessário, é possível realizar o encaminhamento para um agente humano. E claro que todas as informações podem ser personalizadas conforme as necessidades do cliente de uma empresa. O mesmo aplicativo consegue receber importação de e-mails, sites, documentos e conversas de bate-papo para que tudo seja aprimorado com o passar do tempo.
Ainda não há informações sobre a disponibilidade, mas isso deve acontecer em breve, já que, o exemplo apresentado no evento de hoje estava pronto para ser personalizado e também integrado a um site.
Vertex AI ganhou dois novos recursos
Voltado para a implementação de novidades que envolvem machine learning (aprendizado de máquina), o Vertex AI foi lançado em 2021 e agora, em 2023, tem duas novidades. A começar pelo Model Garden, ele permitirá que o processo de desenvolvimento de algoritmos de aprendizado de máquina seja acelerado ao permitir o acesso de diversos modelos de código aberto de terceiro.
Já falando sobre o Generative AI Studio, ele permitirá que novas inteligências artificiais generativas sejam criadas do zero, mas com um ambiente gerenciado para desenvolvedores e cientistas de dados interagirem, ajustarem e implantarem modelos de base.
Ambas as soluções foram exibidas na prática durante o evento online: foi mostrada um serviço de geração de imagens para uma empresa de alimentos saudáveis, em que o usuário precisou apenas digitar o comando de texto e detalhes a serem considerados para que opções de fotos serem entregues. É um concorrente e tanto para os bancos de imagem.
Parceria Google Cloud x NVIDIA
Nas segunda semana de março de 2023, houve a apresentação da L4, uma placa de vídeo voltada para pequenas e médias tarefas, mas que consegue dar conta do recado de uma forma bastante completa. Durante o evento online de hoje (29), foi anunciada uma parceira entre a NVIDIA e o Google Cloud que oferecerá, por meio da GPU, 120 vezes mais desempenho de vídeo alimentado por IA do que CPUs, combinado com eficiência energética 99% melhor.
O Google Cloud é o primeiro provedor que oferecerá serviços com o poder de desempenho da L4 da NVIDIA para seus clientes. Os ganhos poderão ser vistos nas máquinas virtuais G2 (atualmente disponíveis em visualização privada) e também no Vertex AI.
O crescente interesse em IA generativa está inspirando uma onda de empresas a recorrer à computação baseada em nuvem para dar suporte a seus modelos de negócios. Estamos trabalhando com o Google Cloud para ajudar a garantir que os recursos necessários estejam facilmente disponíveis e possam ajudar a alimentar as incríveis novas ferramentas e aplicações que serão criadas.
an Buck, vice-presidente de Hyperscale and High-Performance Computing da NVIDIA
Muitas empresas já fazem o teste da GPU L4 para a criação de IAs generativas e os resultados têm sido bastante animadores. Uma delas é a Descript, voltada para a criação de podcasts e vídeos completamente online. Com os kits de desenvolvimento e demais ferramentas hospedadas no Google Cloud, a empresa permite que criadores de conteúdo consigam usar a placa de vídeo virtual e a IA para trabalharem lado a lado.
Novidades no BigQuery
O BigQuery é um serviço de Big Data do Google que auxilia as empresas a executarem análises de dados complexas e interpretá-los para orientar novas estratégias. A novidade anunciada durante o evento é agora, três novos planos estarão disponíveis para as empresas. Será possível optar por três planos que se adequam conforme a necessidade das empresas e a cobrança varia conforme a quantidade de armazenamento utilizado. São eles:
- Standard: 0,04 centavos de dólar por hora;
- Enterprise: 0,06 centavos de dólar por hora;
- Enterprise Plus: 0,10 centavos de dólar por hora.
Apostando na flexibilização para ter mais clientes, o BigQuery também anunciou que uma novidade que exige o pagamento apenas após o uso total da capacidade ou conforme os trabalhos das empresas. O Google Cloud espera que as empresas possam pagar o valor justo e assim, possam ter uma maior capacidade de produção sem precisar investir muito em armazenamento.
O Google Cloud deu um passo significativo para amadurecer a maneira como os clientes podem consumir análises de dados. O escalonamento automático refinado garante que os clientes paguem apenas pelo que usam, e as novas edições do BigQuery foram projetadas para oferecer mais opções de preços para suas cargas de trabalho.
Sanjeev Mohan, diretor da SanjMo e ex-vice-presidente de pesquisa do Gartner.
Foi anunciado que, a partir de 05 de julho de 2023, todos os clientes do Google Cloud não poderão mais adquirir compromissos de taxa fixa anual, taxa fixa mensal e de slot flexível. Será necessário migrar a capacidade para fixa ou flexível, pois a empresa entendeu que as capacidades de armazenamento necessárias de uma empresa mudam conforme o passar do tempo.
Outra novidade apresentada durante o evento leva o nome de mecanismo de inferência BigQuery ML e permitirá que os especialistas usem modelos hospedados e pré-treinados em diversas plataformas e com uma ampla variedade para que uma análise preditiva seja realizada com total assertividade.
Foi ressaltado que um limite de carga de trabalho não foi estipulado para que a nova ferramenta funcione, então, se a empresa tiver um alto processamento de informações, tudo será entregue com qualidade da mesma forma. Uma ferramenta que permite a fácil transição da base de dados de uma plataforma para o Google Cloud com total segurança também foi anunciada, o que garantirá rápida implementação.
Looker Modeler
Fechando as novidades, uma plataforma de análise dados com segmentação semântica foi anunciada pelo Google Cloud. Saindo da complexidade, esta é a novidade que permitirá que usuários de qualquer plataforma BI (Business Inteligence) possam visualizar níveis de várias camadas diferentes de uma forma simples e prática.
A novidade funcionará de forma autônoma e ainda não tem uma data de lançamento exata, assim como seus preços chegarão quando ela estiver disponível para uso. Dados que estão no BigQuery poderão ser lidos pelo Looker Modeler, mas também haverá o suporte para outras plataformas.
O Modeler explora os principais pontos fortes do produto enquanto abre o uso com produtos de terceiros. O Google fez movimentos óbvios para adicionar integrações com o BigQuery e outros serviços de nuvem de dados do Google, mas gosto do fato de ter mantido a compatibilidade do Looker com inúmeras plataformas de dados em nuvem de terceiros.
Doug Henschen, analista da Constellation Research.
O que achou de todas as novidades anunciadas? Diga pra gente nos comentários!
Nuvem pública está presente em 96% das empresas, diz estudo do Google Cloud
Com informações: Blog do Google Cloud
Revisado por Glauco Vital em 29/3/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.