Índice
O Google anunciou nesta terça-feira (15) que o navegador Chrome terá uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que vai resumir o que está sendo lido. O funcionamento do novo recurso vai estar disponível, primeiro, para usuários do sistema Android e iOS e mais tarde deve chegar para a versão desktop do Google Chrome. Confira a seguir.
Como vai funcionar a AI para resumir matérias no Chrome?
Se você já precisou ler alguma matéria muito longa ou um mesmo um artigo para algum trabalho da faculdade, por exemplo, vai ter um respiro com a nova ferramenta do navegador. Para aliviar tarefas do tipo, o resumo de artigos vai aparecer logo na parte inferior da tela, com frases que exibem destaques do conteúdo. No exemplo, ele aparece com a seção Get AI-powered key points (“mostrar pontos-chave com IA”, em tradução livre).
Após clicar no botão Generate (“Gerar”) do lado direito dessa opção de IA, o Chrome mostra algumas frases que resumem, em três ou quatro linhas, o que está sendo explicado no texto, como você vê no GIF (ao lado).
Ainda, podemos ver no exemplo de funcionamento que há um aviso sobre qualidade dos destaques mostrados, já que se trata ainda de um recurso em experimentação.
Logo após o resumo, há a seção Explore on page (“Explorar na página”). Ela mostra perguntas que já apontam para buscas que as pessoas podem estar interessadas em saber, dispensando a leitura para encontrar informações básicas.
Vindo primeiro para usuários de dispositivos móveis, seja com Android ou iOS, o resumo só vai operar em conteúdos que estejam livres para leitura. Ou seja: não é possível usar a ferramenta em artigos que estejam protegidos por algum paywall ou precisem de alguma assinatura para serem abertos.
Quando o resumo de artigos vai estar disponível para uso no Android?
Os usuários já inscritos no programa Search Generative Experience (SGE; Experiência Generativa de Pesquisa, em tradução livre) vão ter acesso ao resumo de artigos com AI de forma automática. Assim, se você usa Android ou iOS, é bem provável que o recurso de resumos já esteja disponível. Já as pessoas que não estão nesse projeto de experimentação podem ver o recurso no Search Labs do Google Chrome (conjunto de novas ferramentas em fase de teste para o navegador).
Se você deseja utilizar essas novidades, o Google recomenda acessar esse laboratório virtual. Assim, você consegue ter acesso ao que ainda vai ser implementado: vale lembrar que, para isso, o navegador precisa estar na versão mais recente.
A expectativa com essa e outras experimentações do SGE é que o uso desse e outros recursos gere feedbacks úteis para que o Google Chrome continue melhorando e implementando mais IA no seu sistema. Por isso, os profissionais do setor de gerenciamento de produtos incentivam que as pessoas avaliem tanto o sistema AI para resumir matérias como outras novidades.
O que é o programa SGE?
Estreado há menos de três meses, o Search Generative Experience é o mais novo projeto do Google para criar soluções no próprio layout de buscas do site de pesquisa. Ele se insere não só para usuários comuns dos serviços de pesquisa, mas também atende a necessidade de programadores, como na ajuda para melhorar o planejamento de códigos ou busca de bugs (jargão para falhas em códigos de programação).
Os desenvolvedores do buscador mais utilizado no mundo já estão preparando outros recursos que vão permitir explorar conteúdos na internet de forma mais ampla (como no GIF). Uma das atualizações que estão em fase de testes vai mostrar mais sobre alguma palavra específica de algum texto técnico, apresentando definições e até diagramas.
No evento do Google I/O, realizado em maio, a empresa mostrou projetos com IA, incluindo o Search Labs e o SGE. Além deles, também foi destaque nesse assunto chats que atendem os usuários com perguntas, com um funcionamento semelhante ao ChatGPT. Na ocasião, o Google ressaltou também que essas informações generativas vão estar distinguíveis em suas páginas, como forma de garantir que o resultado foi gerado via IA.
O que achou da novidade? Ela vai facilitar a sua vida? Conta pra gente no Showmetech!
Veja também:
Fonte: The Verge | Google (The Keyword) | Search Labs | Tech Crunch
Revisado por Glauco Vital em 16/8/23.