Google bard: concorrente do chatgpt é anunciado para "breve". Atualmente em testes, a ia que conversa do google se conectará com a internet e deve ser implementada à busca para a entrega de resultados mais completos

Google Bard: concorrente do ChatGPT é anunciado para “breve”

Avatar de victor pacheco
Atualmente em testes, a IA que conversa do Google se conectará com a internet e deve ser implementada à Busca para a entrega de resultados mais completos

De olho no sucesso da ideia da OpenAI, o Google Bard foi anunciado para as “próximas semanas”. Na publicação no blog de Sundar Pichai, CEO do Google e Alphabet, não citou o ChatGPT, a IA que conversa e que foi tema de muitas matérias no Showmetech, mas é claro: a empresa está correndo atrás para não perder o espaço que levou muito tempo para conquistar.

Pouco se sabe sobre a resposta do Google para a OpenAI, mas ela será testada por alguns especialistas do mercado antes de ser liberada para o público geral. Confira os primeiros detalhes.

Novidade consegue se conectar com a internet

Até o fechamento desta matéria, o ChatGPT apresenta falta de conexão em tempo real com a internet como seu maior ponto negativo, uma vez que fica limitado aos acontecimentos até o final de 2021 — referente ao conjunto de dados que alimentaram a IA. Ainda que seja uma base de conhecimento abrangente, se uma pessoa pedir um dado sobre eventos mais recentes, as respostas não serão como esperado.

Exemplo de uso do google bard, a ia que conversa do google
O Google agora tem sua própria IA que conversa (Foto: Reprodução/Google Blog)

Já o Google Bard, segundo a publicação no blog do Google, consegue se conectar com a internet e pode ser explicado como uma versão mais leve da LaMDA. O conceito é o mesmo: os usuários precisam apenas dar um comando para receber uma resposta completa, da mesma forma que o Google Assistente faz.

Estamos trabalhando em um serviço experimental de IA de conversação, alimentado por LaMDA, que chamamos de Bard. E hoje, estamos dando outro passo ao abri-lo para testadores confiáveis ​​antes de torná-lo mais amplamente disponível ao público nas próximas semanas.

Sundar Pichai, CEO do Google e Alphabet

É esperado que este novo método de pesquisa seja implementado à busca do Google neste primeiro momento, para que, em breve, os usuários tenham uma resposta mais completa ao pesquisar por assuntos de todos os tipos. Veja um exemplo de uso, em que um usuário pediu sugestões de explicações de descobertas do telescópio James Webbb para uma criança de 9 anos.

Google bard: concorrente do chatgpt é anunciado para "breve". Atualmente em testes, a ia que conversa do google se conectará com a internet e deve ser implementada à busca para a entrega de resultados mais completos
Google Bard: concorrente do ChatGPT é anunciado para "breve"

Pouco ainda se sabe sobre o uso e quão longe o Google Bard pode ir, mas a gigante dos navegadores fez questão de confirmar que sua resposta para a ChatGPT existe e está pronta para funcionar.

Novidade ainda será testada

As empresas que trabalham em ferramentas de inteligência artificial estão com um certo receio em disponibilizar isso para o público geral, pois novos usos (incluindo os indevidos) podem surgir dia após dia. Apesar da ChatGPT ter sido liberada para quem tem uma conta da OpenAI em novembro de 2022 e ganhar novos usos no Tinder, testes para profissionais e muito mais, o Google não pretende seguir esta abordagem.

Exemplo de uso do google bard, a ia que conversa do google
Testes devem acontecer com especialistas e pequena parcela de público antes de lançamento mundial (Foto: Reprodução/Internet)

Sundar Pichai citou que por agora, a empresa irá focar em “coletar feedbacks externos e unificar isso aos testes internos para garantir que as respostas do Bard tendam a um alto padrão de qualidade, segurança e fundamentação nas informações do mundo real”. É claro que a IA que conversa do Google pode realmente cometer erros e na verdade, isso é quase impossível de não acontecer. Mas as empresa quer diminuir isso ao máximo.

A LaMDA, que se provou ser um verdadeiro problema ao citar que tem autoconsciência e até mesmo contratar seu próprio advogado, chegou a ser disponibilizada para o público por meio do aplicativo AI Test Kitchen, mas em uma versão bastante limitada e que respondia a perguntas específicas. Inclusive, o atual modelo de linguagem do Google Bard é o do LaMDA (sigla para Language Model for Dialogue Applications ou Modelo de linguagem para aplicativos de diálogo).

A LaMDA é a ferramenta de conversação natural que o Google apresentou maio de 2021 e chegou a ser testada, mas apenas agora estamos vendo como a empresa estará integrando os recursos a seus aplicativos e serviços que usamos no dia a dia.

Estamos trabalhando em um serviço experimental de IA de conversação, alimentado por LaMDA, que chamamos de Bard. E hoje, estamos dando outro passo ao disponibilizá-lo para testadores confiáveis ​​antes de torná-lo mais amplamente disponível ao público nas próximas semanas.

Sundar Pichai, CEO do Google e Alphabet

A empresa então, após realizar os testes, desenvolveu uma IA que conversa e neste momento, consegue se conectar à internet. Grande passo em relação à ideia da OpenAI. Agora, se esta é uma ação segura, é algo que vamos saber apenas com o passar dos próximos meses. Um dos exemplos citados pela empresa ao apresentar o Google Bard foi:

  • “Planeje o chá de bebê de um amigo”;
  • “Compare dois filmes indicados ao Oscar”;
  • “Obtenha ideias para o almoço com base no que está na sua geladeira”.

Vale lembrar que por mais que já estivesse sendo desenvolvida, o anúncio do Google Bard durante a segunda semana de fevereiro de 2023 é o resultado de um alerta vermelho emitido pela empresa para que diversos times trabalhassem em concorrentes para a ChatGPT.

O Google tem um evento apenas para falar sobre novidades relacionadas a IA no dia 08 de fevereiro, a partir das 10h30 pelo horário de Brasília. O Showmetech estará fazendo a cobertura completa e você pode conferir todos os detalhes em breve. As novidades serão anunciadas aqui:

Microsoft levará ChatGPT ao Bing

A Microsoft é uma das empresas que mais investiu dinheiro na OpenAI para que o lançamento de diversas ferramentas fosse feito, então era quase certo que mais cedo ou mais tarde, veríamos alguns destes recursos nos aplicativos da desenvolvedora do Windows.

Exemplo da chatgpt no bing da microsoft
Microsoft deve anunciar integração durante a segunda semana de fevereiro (Foto: Reprodução/The Verge)

De acordo com vazamentos da primeira semana de fevereiro, a IA que conversa da OpenAI está chegando ao serviço de pesquisa da Microsoft e isso deve ser oficializado hoje, no dia 07 de fevereiro de 2023, em um evento que seria anteriormente fechado para a imprensa, mas se tornou público e pode ser assistido por todos que tiverem interesse.

Exemplo da chatgpt no bing da microsoft
O quão longe a ChatGPT pode chegar, caso se conecte à internet? (Foto: Reprodução/The Verge)

O design lembra a interface da busca do Google e como podemos ver, o usuário poderá perguntar literalmente tudo para o Bing, que terá a “inteligência” do ChatGPT por trás. Nos resta saber como isso acontecerá e como a ideia da OpenAI irá agir agora que se conecta com a internet.

O que você espera do Google Bard? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Como usar a ChatGPT, a nova sensação da internet

Com informações: Google Blog

Revisado por Glauco


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados