Índice
Durante um evento realizado em Paris, que também foi transmitido via internet, o Google revelou que seus principais serviços e aplicativos receberão novidades de IA para que um melhor uso seja feito no dia a dia.
Os destaques ficam para uma nova forma de vídeos e imagens serem lidas para melhor compreensão, mas também tivemos novidades no Mapas para ajudar na localização de locais dentro de aeroportos e muito mais. Veja todas as novidades agora mesmo e quando tudo estará disponível para todos os usuários.
Busca
Multisearch
A Busca do Google está evoluindo para mais do que a digitação de palavras. Por meio do Google Lens, agora os usuários poderão tirar foto de um produto e pesquisar uma variante de cor diferente e encontrar uma loja na internet que esteja vendendo isso. A novidade foi lançada primeiramente para os EUA, mas agora, todos os países que possuem o Lens (incluindo o Brasil) podem usar o recurso com suporte para mais de 70 idiomas.
O Multisearch não se limita apenas a itens de vestuário: a inteligência artificial do Google também consegue compreender fotos de pratos culinários e encontrar restaurantes próximos que vendem o prato da foto encontrada na internet. É uma novidade que será bastante aproveitada por quem viaja e não conhece muito sobre a cidade ou país que está visitando.
NORA – No One Right Answer
Lançada há 25 anos, a Busca do Google segue recebendo novidades para entregar as respostas mais assertivas para os usuários. A funcionalidade NORA (sigla para No One Right Answer, que pode traduzida como Não Há Uma Resposta Certa) deixará isso mais completo ao listar opções para respostas que podem ser diferentes de pessoa para pessoa.
Hoje em dia, é difícil dizer qual seria a melhor constelação ou por exemplo, qual o melhor cantor de todos os tempos. Seres humanos possuem gostos diferentes e o Google quer se tornar mais inclusivo ao listar várias opções para perguntas que podem ter várias respostas.
Leitura de vídeos pelo Lens
Bebendo da fonte da visão computacional, o Lens também conseguirá identificar objetos e espaços turísticos que estão em um vídeo; assim que receber o arquivo e precisar de informações sobre o local, basta pressionar o botão power por mais que três segundos e a leitura será feita logo em seguida.
Outra novidade é que mesmo que os textos em um vídeo poderão ser traduzidos em tempo real por meio do Lens. Basta que o Google Assistente seja iniciado para que todo o processo de tradução se inicie. Durante o evento de hoje, também foi citado que as imagens e textos serão traduzidos também nos smartphones, mas ainda não se sabe quando isso acontecerá na prática.
Google Maps
Indoor Live
Esta é a solução de realidade aumentada que ajuda na localização de elevadores, restaurantes e demais locais em aeroportos, estações de trem e shoppings. Agora expandida para mais de 1000 locais em todo o mundo, basta que o usuário aponte o celular para o local e as instruções animadas serão exibidas na tela.
É uma novidade que já estava disponível para o uso do Google Maps em ambientes abertos, mas que agora está disponível para ambientes fechados e está sendo expandida até o final deste ano. Uma específica ainda não foi divulgada pelo Google.
Busca com Live View
Turistas podem ter acesso a informações sobre pontos turísticos de diversas cidades de todo o mundo e para isso, basta apontar a câmera do Google Maps de seu smartphone. A empresa anunciou que este recurso está sendo expandido para Barcelona, Dublin e Madri.
Immersive View em mais cidades
O “Immersive View” combina visões coletadas com a ajuda do Street View e de imagens de satélite, permitindo que o usuário possa visitar o ambiente através do seu dispositivo. Ele sugere ainda ambientes fechados para visitar, exibindo detalhes da parte interna destes estabelecimentos, com informações úteis acerca do local. Ainda será possível alterar o modo de visão de algumas áreas para o período noturno ou em condições de chuva, por exemplo.
A novidade foi anunciada em 2022, durante o Google I/O do mesmo ano e até então, estava disponível em cidades como Nova York, Barcelona, Londres, São Francisco, e Tóquio. As cidades de Amsterdam, Dublin, Florença e Veneza estão recebendo o recurso imersivo. O Google também prometeu que mais cidades do mundo receberão o recurso em breve para que um uso mais completo do Maps seja feito.
Novidades para donos de carros elétricos
Começando a se tornar uma verdadeira tendência, o Google irá sugerir e ajudar motoristas a chegarem e pontos de recarga, com a visualização podendo ser feita inclusive na tela de bloqueio. Viagens mais curtas também serão sugeridas para um menor gasto da bateria, para que o usuário não fique parado no meio do caminho em momentos que a carga da bateria está baixa.
As dicas para menor gasto de energia também levam em conta a situação das estradas e do clima, para que o carro consiga chegar ao local de carregamento sem problemas.
Caso prefiram ir para estações ultrarrápidas com velocidade de carregamento de 150kW e até 350kW, será possível ativar os filtros para receber recomendações para chegar nestes locais. Os postos de carregamentos mais próximos também serão exibidos na busca do Google Maps para uma fácil consulta quando necessário.
Outra novidade interessante é que os carros do Google estão sendo utilizados para a medição da qualidade do ar em cidades de todo o mundo. As informações coletadas são utilizadas na decisão da construção de parques públicos e escolas infantis; locais com menor nível de CO2 terão prioridade.
Google Tradutor
Uma parte do evento do Google de hoje também foi focada apenas no aplicativo e site de tradução da empresa. O novo design do aplicativo para smartphones, já disponível para Android, estará chegando ao iOS “em breve”, apesar de uma data certa não ter sido divulgada.
O recurso mais relevante é que seguindo um padrão já adotado por sites como o Urban Dictionary, agora serão exibidos diferentes significados sobre diferentes contextos. Caso esteja procurando pela tradução da palavra “romance”, será possível ter acesso a diversos significados. A novidade chega primeiramente em inglês, francês, alemão, japonês e espanhol, já nas próximas semanas. O suporte para português não foi comentado pela empresa.
Boa parte das novidades serão lançadas já nas próximas semanas e/ou meses de 2023, mas o evento de hoje foi bastante focado em mostrar como o Google está atuando em recursos de IA para melhorar seus produtos. A empresa está alerta de como empresas como a OpenAI está avançando neste mercado e quer aproveitar o fenômeno das inteligências artificiais para entregar um dia a dia mais dinâmico.
Entre as novidades apresentadas, qual a sua preferida? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
De uma forma bem singela, o evento de hoje citou o Google Board, resposta da empresa em meio ao sucesso da ChatGPT
Com informações: The Verge (1, 2 e 3)
Revisado por Glauco