Índice
O GitHub se tornou uma plataforma que conta com inteligência artificial para otimizar o trabalho de desenvolvedores. Após o lançamento do Copilot em 2022 — um assistente que escreve códigos e pode ser um apoio em outras diversas tarefas — a companhia finalmente lançou a versão desta ferramenta para empresas dos mais diversos portes tenham uma maior produtividade. Veja os detalhes.
O que é o GitHub Copilot Enterprise?
Em outubro de 2021, ficamos sabendo sobre os primeiros detalhes do GitHub Copilot. Ele foi definido por sua desenvolvedora como um assistente que evita que cada linha de código seja escrita uma a uma, otimizando o tempo de trabalho para que os profissionais foquem em atividades mais complexas. Em 2023, durante seu tradicional evento GitHub Universe 2023, a empresa anunciou que uma versão apenas para empresas seria lançada em 2024. E este dia finalmente chegou.
Disponível para todos os interessados, a ferramenta será personalizada para cada empresa, adequando a nova solução de forma personalizada para cada companhia cliente. Conforme dados de uma pesquisa realizada pela própria GitHub, os desenvolvedores ficam cerca de duas horas escrevendo códigos para que a ferramenta se adeque às demandas de sua empresa.
O aumento de produtividade chega a 55% quando tudo está organizado, mas é necessário investir um tempo para que a ferramenta seja adequada às necessidades da empresa. E é por este motivo que a assinatura do GitHub Copilot Enterprise será personalizada para cada companhia que fizer a aquisição.
IA no desenvolvimento de software
Além de ser personalizada para cada empresa, o GitHub Copilot Enterprise chega para otimizar outras tarefas. A primeira delas é a integração do GitHub Chat ao site GitHub.com para que pesquisas sejam feitas em alguns segundos. O benefício nisso está em receber códigos, respostas em linguagem natural e também receber orientações sobre documentações e soluções para problemas existentes.
Outro ponto positivo para uma empresa que tem a licença do GitHub Copilot Enterprise é a melhor revisão de pedidos de mudanças em um projeto, também chamado de pull requests. A empresa anunciou que sua ferramenta, que conta com inteligência artificial integrada, conseguirá ler todos os pedidos e apontar as diferenças entre eles para gerar uma maior produtividade no dia a dia.
Por fim, o Bing Chat, IA da Microsoft que consegue ser útil em diversas tarefas, também será integrado para que os desenvolvedores façam rápidas pesquisas. Temas relacionados ao desenvolvimento de software, como atualizações de estruturas CSS ou JavaScript são apenas alguns que poderão ser pesquisados.
O GitHub Copilot está se tornando uma parte integral da experiência de pessoas desenvolvedoras de software. Suas capacidades, como compreender rapidamente bases de código existentes, analisar código e acessar bases de conhecimento, permitem que os desenvolvedores se concentrem mais no que realmente importa: entregar resultados impactantes. Além disso, os desenvolvedores estarão não apenas mais produtivos, mas também mais felizes e realizados
Thomas Dohmke, CEO do GitHub.
Dados oficiais mostram que o uso do GitHub Copilot já está transformando a indústria de desenvolvimento software. Veja:
- 90% dos desenvolvedores que já usaram a ferramenta relataram que escreveram um código melhor com o Copilot e 95% aprenderam com as sugestões da ferramenta;
- Os desenvolvedores mantiveram 88% do código sugerido pelo GitHub Copilot no editor, e cerca de 90% efetivaram o commit do código contendo as sugestões;
- 94% dos entrevistados relataram que o uso da ferramenta os ajudou a permanecer no fluxo e a gastar menos esforço em tarefas repetitivas;
- 90% afirmou ter passado menos tempo procurando informações.
Preço e disponibilidade
Disponível a partir de 27 de fevereiro de 2024 para empresas de todos os portes que tiverem interesse, será necessário desembolsar US$ 39 mensais (R$ 193,64 em conversão direta) por usuário para usar os recursos. A contratação poderá ser feita a partir do site do GitHub. Para contratar este serviço, é necessário que a empresa já esteja usando o GitHub Enterprise Cloud. Serão dois tipos de acesso:
- Administradores corporativos: podem gerenciar o acesso para organizações dentro da empresa. Os administradores conseguem usar o acesso para equipes e indivíduos dentro da organização;
- Desenvolvedores: após receberem uma licença do GitHub Copilot Enterprise, poderão encontrar automaticamente o Copilot nas interfaces do GitHub Enterprise e GitHub Mobile, indicado por botões de chat e ações inteligentes, sem necessidade de nenhuma etapa adicional.
A colaboração entre humanos e máquinas inteligentes redefinirá as possibilidades de inovação, revelando novas soluções e acelerando o ritmo do desenvolvimento de software como nunca.
Thomas Dohmke, CEO do GitHub.
Você, que trabalha no mercado de desenvolvimento de software, usaria uma ferramenta como esta em seu dia a dia? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
GitHub lança Copilot Chat, assistente de AI para desenvolvedores
Revisado por Glauco Vital em 27/2/24.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.