Com o lançamento de Ghostbusters: Mais Além e tantas franquias sendo ressuscitadas, fica bem claro que Hollywood tem usufruído da nostalgia de seus grandes clássicos ao invés de criar coisas novas. Muitas vezes dá incrivelmente errado — Halloween Kills: O Terror Continua é um exemplo disso, outras vezes é um tropeço, como o Ghostbuster de 2016, mas, eventualmente, temos um grande acerto como aqui em Afterlife.
Acho que o verdadeiro segredo de conseguir fazer com que um novo filme funcione, ressuscitando os grandes clássicos, é como produtores lidam com as atualizações necessárias para conversar com um novo público, sem perder a essência do que faz com o que o filme seja um clássico. E talvez por Jason Reitman ter crescido com o peso deste trabalho, e ter o próprio pai, Ivan Reitman diretor dos filmes de 1984 e 1989, cutucando e opinando nas decisões, tenha feito toda a diferença na hora de executar o longa; isso fez com que Ghostbusters: Mais Além tenha conseguido ser tão bom, homenageando o original, mas também brilhando nos momentos em que é a nova geração que toma espaço.
Ambientado após Ghostbusters II de 1989 (e desconsiderando totalmente o filme de 2016), Ghostbusters: Mais Além se move de Manhattan para Somerville, um extenso trecho de lugar nenhum em Oklahoma. O único ponto de interesse é uma grande montanha que guarda um posto de mineração abandonado, onde adolescentes entediados passam o tempo e têm uma vista esplêndida. O problema é que há algo muito antigo e muito horripilante que aguarda abaixo.
Tropeçando nesta cidade podunk estão os Spenglers, uma família de três: Phoebe de 12 anos (Mckenna Grace), Trevor de 15 anos (Finn Wolfhard) e Callie Spengler, mãe solteira de ambos, interpretada por uma animada Carrie Coon. Expulsa e falida, Callie muda com sua família para uma casa de fazenda decrépita de propriedade de seu falecido pai distante. As duas crianças curiosas encontram gadgets, relíquias e fenômenos misteriosos ocorrem, como uma série recorrente de terremotos não naturais que assolam a cidade, responsáveis por deixar um professor de ciências supernerd, o Sr. Gooberson (Paul Rudd), perplexo.
Eventualmente, Phoebe e Trevor descobrem que são netos de ninguém menos que Egon Spengler, o caça-fantasma “original” do caso famoso de Nova York da década de 1980, e que seu avô se isolou em “lugar nenhum” de Oklahoma por conta de uma grande ameaça que pode destruir o mundo — e que envolve a velha montanha de mineração e os terremotos não naturais. As crianças, então, juntam-se aos amigos, à garçonete Lucky (Celeste O’Connor) e a um podcaster cujo nome é — e estou falando sério — Podcast (Logan Kim) para aprender sobre as ferramentas de seu avô e resolver o problema identificado anos antes.
A nostalgia da franquia e novos elementos em Ghostbusters: Mais Além
Ghostbusters: Mais Além é quase exclusivamente sobre esses novos personagens e como eles interagem com elementos clássicos da franquia. Não conseguimos ver o Ecto-1 correndo pelas ruas de Manhattan. Em vez disso, Trevor o descobre sob uma lona na garagem, faz pequenos reparos e, em seguida, rasga um milharal enquanto a sirene exclusiva toca. O professor de Rudd é quem reconhece um Ghost Trap vintage, enquanto Phoebe coloca as embalagens de prótons em funcionamento para que ela e o Podcast possam praticar tiro ao alvo. É cativante ver esses adereços de volta ao jogo e também é revigorante ver como Reitman os usa de uma maneira drasticamente diferente de seu pai.
Indiscutivelmente mais do que qualquer “sequência de legado” que vimos antes, a importância da herança pesa muito sobre Ghostbusters: Mais Além. Este é um filme de um filho literalmente homenageando o melhor trabalho de seu pai, e um filme de um estúdio tentando corrigir o curso após sua tentativa anterior de ressuscitar a marca Ghostbusters que foi muito longe na outra direção de 2016.
Felizmente, o longa funciona principalmente por causa de como os novos elementos são mostrados. Ao contrário de algumas outras sequências que apenas seguem o ritmo de seus antecessores, é quando Reitman se concentra na dinâmica da família de Phoebe e apresenta um senso de humor distintamente mais natural e mais jovem, condizente com o cineasta de Juno, que sua versão dos Caça-Fantasmas realmente consegue brilhar e se destacar.
Wolfhard, que já percorreu terrenos semelhantes em Stranger Things, gosta de bancar o espertinho aqui. Ele ainda é muito jovem para ser um Venkman, mas pode estar a caminho de uma vida inteira de cinismo. Mais vitoriosos ainda são Grace e Kim como os Caça-Fantasmas mais jovens de todos os tempos. Grace tem sido a favorita dos diretores de elenco de Hollywood nos últimos anos, e aqui ela realmente consegue mostrar o porquê com um roteiro afiado e uma caracterização inteligente de Reitman e Gil Kenan.
Ghostbusters: Mais Além voa mais alto quando está perfurando os elementos emocionais da família distante de Egon: como eles lidaram com sua ausência e como eles estão juntando as peças para aprender verdades importantes sobre ele. Na verdade, há história suficiente no filme para continuar a grande tradição de Ghostbusters sem retornar os membros sobreviventes da equipe titular, por mais estranho que seja. O passado é docemente honrado, incluindo um tratamento delicado da morte de Ramis, mas, pela primeira vez em quase 40 anos, outra geração pode finalmente reivindicar Ghostbusters como seu.
Ghostbusters: Mais Além chega aos cinemas dia 18 de novembro.
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