Google gemini

Gemini substitui Bard como principal assistente de inteligência artificial do Google. Veja como usar

Avatar de lucas gomes
Empresa uniu funções do Google Assistente, Duet e até Workspace dentro de seu modelo de linguagem mais avançado. Entenda as mudanças

O Google vem investindo na inteligência artificial, tendo o Bard como seu principal produto e o Gemini como o nome do seu modelo de linguagem. Em um esforço para simplificar a nomenclatura de seus produtos, a partir de hoje o nome Gemini se refere tanto ao chatbot de IA quanto ao modelo de linguagem.

E não apenas isso: o Google também anunciou a integração do Gemini Advanced à suíte de aplicativos e serviços Google One no plano AI Premium, que está disponível por R$ 96,99 para o mercado brasileiro. Veja a seguir como usar a IA do Google.

Novidades da atualização

Aparentemente a ferramenta ainda não sabe que foi atualizada, mas na teoria ela agora é o gemini. Imagem: lucas gomes, smt
Aparentemente a ferramenta ainda não sabe que foi atualizada, mas na teoria ela agora é o Gemini. Imagem: Lucas Gomes, SMT

De acordo com a empresa, é uma nova experiência que proporciona acesso ao Ultra 1.0, o mais avançado e habilidoso modelo de IA de última geração. Em avaliações cegas conduzidas por terceiros, estes afirmam que o Gemini Advanced com Ultra 1.0 emergiu como o chatbot preferido em comparação com outras alternativas já conhecidas.

O Gemini Advanced pode funcionar como um colaborador pessoal, fornecendo instruções passo a passo, exemplos de questionários ou debates personalizados para se adequar ao seu estilo de aprendizado. Ele pode auxiliar em cenários avançados de programação, oferecendo ideias e ajudando a avaliar diferentes abordagens de codificação. Para os criadores digitais, é uma ferramenta valiosa na transição da concepção à realização, gerando conteúdo novo, analisando tendências atuais e debatendo estratégias para ampliar o público-alvo.

Esta versão inicial do Gemini Advanced reflete os avanços contínuos no campo da inteligência artificial e está programada para evoluir ainda mais. À medida que são introduzidos novos recursos exclusivos, os usuários terão acesso a uma gama expandida de recursos multimodais, opções de codificação mais interativas, análise de dados mais profunda e muito mais.

O que você pode fazer com o Gemini

Envie uma imagem e faça um comando a partir dela. Imagem: lucas gomes, smt
Envie uma imagem e faça um comando a partir dela. Imagem: Lucas Gomes, SMT

A nova ferramenta oferece um domínio na abordagem de tarefas de alta complexidade, abrangendo desde codificações até raciocínio lógico mais refinado. Sua habilidade para seguir instruções minuciosas e participar ativamente em projetos criativos é o que mais chama a atenção. Além de facilitar conversas mais amplas e detalhadas, ela também revela uma compreensão mais profunda do contexto das interações anteriores, o que enriquece significativamente a qualidade da comunicação e da colaboração. Interações via texto, áudio ou imagem, apesar de já terem sido vistos em outras ferramentas, ainda assim faz com que o Gemini se destaque na concorrência.

Gemini Advanced e Gemini Ultra 1.0

Entenda melhor sobre o gemini advanced e o gemini ultra 1. 0. Imagem: astra digital
Entenda melhor sobre o Gemini Advanced e o Gemini Ultra 1.0. Imagem: Astra Digital

Assim como o ChatGPT Plus, o Gemini Advanced representa a versão premium do chatbot do Google. Enquanto o plano gratuito concede acesso ao modelo de IA Pro 1.0, projetado para lidar com tarefas mais simples, o plano pago apresenta o Ultra 1.0, concebido para desempenhar ações mais complexas e exigentes em raciocínio lógico. O Ultra 1.0 demonstrou sua capacidade ao superar especialistas humanos em um teste abrangente de conhecimento e resolução de problemas que inclui 57 áreas, como matemática, física, história, direito e medicina, conforme relatado pela empresa.


Segundo o Google, neste modelo mais avançado, o Gemini pode manter conversas prolongadas e interpretar de forma mais precisa o contexto a partir de mensagens anteriores. Essa versão pode ser empregada para criar questionários sobre diversos assuntos em estudo ou desenvolver códigos de programação complexos, entre outras aplicações.

Preços e disponibilidade

Valores dos pacotes padrão. Imagem: google
Valores dos pacotes padrão. Imagem: Google

O Gemini Advanced já está disponível em mais de 150 países e territórios em inglês, com planos para expansão para outros idiomas no futuro. Para ter acesso ao Gemini Advanced, os usuários podem aderir ao novo plano Google One AI Premium por R$ 96,99 por mês, que inclui uma avaliação gratuita de dois meses.

Este plano oferece acesso às últimas inovações em inteligência artificial do Google, juntamente com os benefícios do plano Google One Premium existente, como 2 TB de armazenamento. Além disso, os assinantes do AI Premium em breve poderão integrar o Gemini ao Gmail, Docs, Slides, Sheets e muito mais, anteriormente conhecido como Duet AI.

Valor do pacote com o gemini advanced incluso. Imagem: google
Valor do pacote com o Gemini Advanced incluso. Imagem: Google

Para garantir a segurança e mitigar preocupações como conteúdo inseguro ou parcialidade, foram implementadas medidas de segurança em conformidade com os Princípios de IA do Google. Antes do lançamento do Gemini Advanced, foram realizadas extensivas verificações de confiança e segurança, incluindo testes externos.

O Gemini está sendo lançado em telefones Android e iOS (veja como utilizar logo a seguir) nos EUA em inglês a partir de hoje. A partir da próxima semana, você poderá acessá-lo em mais locais em inglês, além de japonês e coreano, com mais países e idiomas a caminho em breve.

Como usar o Gemini no navegador

Usar o Gemini no navegador é bem simples. Basta acessar o site oficial do Gemini e fazer login com a sua conta Google. Depois disso, clique em “Testar o Gemini”;

1º passo, faça login na sua conta google. Imagem: lucas gomes, smt
1º passo, faça login na sua conta Google. Imagem: Lucas Gomes, SMT

Role toda a tela para concordar com os termos. A seguir você verá alguns informativos sobre a ferramenta:

Ao testar o Gemini, lembre-se:

Ele nem sempre acerta
O Gemini pode dar respostas imprecisas ou inadequadas. Em caso de dúvida, use o botão do Google para checar as respostas.

Envie seu feedback para melhorar o Gemini
Classifique as respostas e sinalize tudo que possa ser ofensivo ou inseguro.

Informativo ao testar o Gemini no navegador
2º passo, interaja com a ferramenta da maneira que preferir. Imagem: lucas gomes, smt
2º passo, interaja com a ferramenta da maneira que preferir. Imagem: Lucas Gomes, SMT

Agora, assim como outros chatbots, basta interagir com a ferramenta. Lembrando que aqui você pode digitar sua solicitação ou enviar uma imagem para que a IA lhe dê um retorno.

Como usar o Gemini no smartphone

No android há um app específico, enquanto no ios a utilização do gemini é feito através do app google. Imagem: google play store
No Android há um app específico, enquanto no iOS a utilização do Gemini é feito através do app Google. Imagem: Google Play Store

No Android, o Gemini é uma nova forma de assistente que utiliza inteligência artificial generativa para colaborar com você e auxiliá-lo na realização de diversas tarefas. Ao baixar o aplicativo Gemini ou ativar o Google Assistente, você pode acessá-lo no próprio aplicativo ou em qualquer outro lugar onde costume acionar o Google Assistente — seja pressionando o botão liga/desliga ou deslizando o canto em telefones selecionados, ou ainda dizendo “Ok Google”.

Isso proporciona uma nova experiência, que oferece acesso simplificado ao Gemini, além de assistência contextual diretamente na tela permitindo, por exemplo, gerar legendas para fotos recém tiradas ou fazer perguntas sobre um artigo que esteja lendo. Muitos recursos de comando de voz do Google Assistant estarão disponíveis por meio do aplicativo Gemini, como definir temporizadores, realizar chamadas e controlar dispositivos domésticos inteligentes, e o Google está trabalhando para expandir esse suporte no futuro.

Já no iOS, o acesso ao Gemini será feito diretamente do aplicativo Google — a partir das próximas semanas. Vai bastar tocar no botão Gemini e iniciar uma conversa para impulsionar sua criatividade, criar imagens personalizadas, receber auxílio na redação de postagens sociais e tudo o que o app já é capaz de fazer no Android.

E você, o que achou da novidade? Vai assinar o novo serviço do Google? Conta pra gente nos comentários!

Veja também:

HBO Max se tornará Max a partir de 27 de fevereiro. Entenda.

Com informações de: Google

Revisado por Glauco Vital em 8/2/24.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados