Índice
Nesta quarta-feira, 13, a NVIDIA anunciou que o GeForce Now chegará oficialmente ao Brasil amanhã, na quinta, dia 14. O serviço de streaming da gigante da tecnologia já estava em fases de testes, mas agora será disponibilizado ao público geral com um plano grátis e outras opções de assinatura.
O que é?
Em desenvolvimento há uns bons anos pela NVIDIA, o GeForce Now é mais um serviço de streaming para popular esse mercado em ascensão. Seu objeto é bem interessante: rodar uma boa diversidade de jogos em um servidor da empresa e enviar o gameplay para o desktop, notebook ou dispositivo móvel do usuário.
O legal é que as máquinas dos assinantes estarão equipadas com uma RTX 2080 de modo virtual, claro. Então podemos esperar uma boa qualidade gráfica na transmissão dos games. Basicamente, ao utilizar o GeForce Now, estamos alugando um baita de um PC Gamer para rodar os games.
Planos
No entanto, embora haja sim um plano gratuito para o serviço, as coisas serão mais limitadas. Os jogadores poderão desfrutar de sessões de apenas uma hora de jogatina, com uma fila de espera, e os gráficos não terão tecnologias recentes, como a iluminação via Ray Tracing ou o DLSS 2.0, para redimensionar a resolução e garantir mais fluidez.
Por outro lado, quem estiver disposto em abrir a carteira para mais esse streaming, terá acesso de 4 horas ininterruptas de gameplay, sem ter que esperar numa fila e ainda poderá usar os recursos de Ray Tracing e DLSS, e consequentemente maior qualidade gráfica.
Os preços seguem uma linha similar ao oferecido para o acesso ao xCloud via Xbox Game Pass Ultimate. O GeForce Now custa, mensalmente, R$ 44,90 no plano mensal e R$ 40,50 ao fechar o pacote semestral.
GeForce Now vs xCloud
Em comparação com o xCloud, seu concorrente direto, por assim dizer, o serviço da NVIDIA contemplará apenas aqueles games que você comprar em alguma loja virtual, como Epic Games Store, Steam, Ubisoft Connect, GOG e Origins. Todavia, jogos originalmente grátis, como Fortnite e Apex Legends, rodarão sem custos. A assinatura da Microsoft, em contrapartida, está mais para uma “Netflix da vida”, pois tem um catálogo mensal de novos jogos sendo inseridos e removidos para o jogador.
Requisitos para rodar o GeForce Now
Você poderá usar o serviço realizando o download do aplicativo num computador ou nas lojas de aplicativos do Android e do iOS. Além disso, para usufruir da experiência, é necessário:
- Internet: pelo menos 15 MB/s para streaming de 720p a 60 quadros por segundo e 25 MB/s para streaming em 1080p e 60 fps.
- Sistema operacional: Windows 7 ou superior com sistema de 64-bit;
- Android: 2 GB de RAM e Android 5.0 compatível com OpenGL ES 3.2 ou superior;
- iOS: iOS 14.2 e iPadOS 13 ou superior (rodando no Safari);
No Brasil, o GeForce Now está sendo implementado em parceria com a ABYA, que revelou as informações deste texto ao Jornal dos Jogos. Você pode conferir a lista completa de games compatíveis com o serviço acessando o site oficial da empresa.
Veja também
Se gostou dessa informação, aproveita e confira mais sobre como usar o xCloud, o poderoso serviço da Microsoft
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.