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A Epic Games retornou com grande estilo à Game Developers Conference (GDC), trazendo consigo uma série de anúncios surpreendentes em sua apresentação intitulada State of Unreal. Durante o evento, a empresa revelou sua visão de longo prazo para o futuro da criação, distribuição e monetização de conteúdo no universo dos jogos.
Durante a apresentação, os participantes puderam ainda presenciar a demonstração de diversas ferramentas incríveis, incluindo tecnologias que visam simplificar e democratizar a criação de jogos e ambientes virtuais, além de garantir um alto nível de qualidade visual e desempenho. Os maiores destaques foram as novidades que estão sendo implementadas no Unreal Engine 5.2.
Entre as novas ferramentas apresentadas, uma das que mais chamaram a atenção foi a MetaHuman Animator, tecnologia para construir humanos digitais que está recebendo uma atualização capaz de transformar rapidamente a captura do rosto de um ator, até mesmo a partir de um vídeo do iPhone, em um modelo realista de jogo com a tecnologia do Unreal Engine.
Outra novidade anunciada pela Epic Games é a unificação de todos os seus diferentes mercados de ativos sob uma nova marca, Fab. A nova loja incluirá ativos do Unreal Engine Marketplace, Quixel Bridge, Artstation Marketplace e Sketchfab, e a Epic dará aos criadores 88% dos ganhos na loja, como acontece com a Epic Games Store. Confira, em detalhes, tudo o que foi revelado pela companhia durante a Game Developers Conference!
Editor Unreal para Fortnite disponível em beta público
A primeira novidade se refere ao lançamento do Editor Unreal para o Fortnite (UEFN). Com a promessa de permitir que desenvolvedores criem jogos e experiências diretamente dentro do jogo, usando muitos dos poderosos recursos do Unreal Engine 5, a UEFN promete abrir um novo mundo de opções criativas para os jogadores.
No centro de tudo isso está o Unreal Editor for Fortnite, disponível hoje em beta público na Epic Games Store. É um novo aplicativo para PC que traz o poder do Unreal Engine para a escala do público Fortnite, profundamente integrado ao jogo com novos fluxos de trabalho que o PC e todas as outras plataformas podem criar juntos, de forma rápida e fluida. Chamamos isso de UEFN para abreviar.
Epic Games
Um dos recursos mais interessantes do UEFN é a oportunidade de usar a nova linguagem de programação Verse pela primeira vez. Com diversas opções de personalização disponíveis, o objetivo é permitir que os criadores tenham a capacidade de produzir scripts com as ferramentas já existentes do Fortnite Creative.
A linguagem de programação Verse foi lançada como beta aberto no Fortnite e chegará a todos os usuários do Unreal Engine no futuro. Em uma demo apresentada, foram destacados três recursos principais: uma sessão de abertura em que foi mostrado como aprimorar os dispositivos Fortnite Creative existentes com o Verse, um mergulho mais profundo no editor e uma emocionante batalha contra um chefe.
Creator Economy 2.0
No mundo virtual do Fortnite, um novo modelo de pagamento por engajamento, chamado de Creator Economy 2.0, também estará disponível. A novidade oferece aos criadores elegíveis da ilha uma maneira inovadora de monetizar seu conteúdo. Agora, eles poderão receber dinheiro com base no engajamento que o conteúdo publicado gera. A mecânica é simples: quanto mais interações e visualizações o conteúdo receber, maior será a remuneração do criador.
A novidade tem potencial para alavancar ainda mais a carreira dos criadores de conteúdo de Fortnite, pois 40% da receita líquida da Loja de Itens do jogo e a maioria das compras em dinheiro real serão distribuídos proporcionalmente entre os criadores de ilhas e experiências elegíveis. Com isso, o jogo se torna uma plataforma de negócios, além de, ao mesmo tempo, incentivar a criação de novas experiências e oportunidades para o público.
Fab
Outra novidade é a Fab, uma plataforma digital que promete revolucionar o mercado de criação de experiências ao reunir cinco mercados da Epic em uma só plataforma. Composta pelos mercados Unreal Engine Marketplace, Sketchfab, Quixel Bridge, ArtStation Marketplace e uma comunidade de criadores, a ferramenta permitirá que os usuários encontrem, publiquem e compartilhem ativos digitais, como modelos 3D, materiais, som, VFX, humanos digitais e muito mais.
Os criadores terão um incentivo extra para utilizar o Fab, já que receberão 88% da receita gerada por suas criações, uma porcentagem bastante vantajosa em relação a outros mercados do mesmo segmento. Previsto para ser lançado no final deste ano, a plataforma já está disponível em sua versão Alpha, como um plug-in para UEFN. Com isso, é possível criar novos jogos e experiências que podem ser publicados diretamente no Fortnite. O Fab chega com a promessa de ser uma solução completa e inovadora para aqueles que buscam facilidade e eficiência na criação de experiências digitais.
Novidades da Unreal Engine 5.2
A última atualização do Unreal Engine 5.2 traz ainda mais refinamento e otimizações para o mundo dos jogos. Com uma série de novos recursos, a nova versão permite que os artistas definam regras e parâmetros para preencher rapidamente espaços expansivos e altamente detalhados usando ferramentas de geração de conteúdo processual e de tempo de execução.
Durante uma demonstração ao vivo, a equipe mostrou as capacidades do motor gráfico ao apresentar o Rivian R1T, uma picape elétrica fotorrealista. O veículo percorreu um ambiente denso e realista, com uma vegetação exuberante construída com Quixel Megascans e imponentes estruturas rochosas que utilizam o Quixel Mega Assemblies.
O exterior do R1T é ainda mais impressionante graças ao novo sistema de sombreamento Substrate, que permite aos artistas compor e sobrepor diferentes modelos de sombreamento, alcançando novos níveis de fidelidade e qualidade que antes não eram possíveis em tempo real.
O caminhão também apresenta tecnologia avançada, que torna a deformação do pneu mais precisa enquanto salta sobre rochas e raízes. A suspensão a ar suaviza à medida que espirra lama e poças com uma simulação realista de fluidos e renderização da água. Em resumo, a nova atualização do Unreal Engine 5.2 oferece mais possibilidades aos desenvolvedores de jogos, tornando o processo de criação mais otimizado.
MetaHuman Animator: um novo nível de captura
Por fim, foi revelado também o MetaHuman Animator, um conjunto de recursos que promete revolucionar a produção de animação facial de alta fidelidade para a estrutura MetaHuman. Com o uso de um iPhone ou câmeras estéreo montadas no capacete, os criadores agora podem capturar a individualidade, o realismo e a fidelidade da performance facial em qualquer projeto de animação.
Desenvolvedores de jogos AAA e cineastas de Hollywood poderão se beneficiar da rapidez e simplicidade oferecidas pelo MetaHuman Animator na produção de animações faciais de qualidade. Mas, a grande vantagem é que esse recurso também está acessível a estúdios independentes e até mesmo amadores, ampliando a possibilidade de criação de conteúdos inovadores e de alta qualidade para o público em geral.
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Fonte: Epic Games.
Revisado por Glauco Vital em23/3/23
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