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A AMD não quer ficar para trás quando o assunto é inovação no campo das placas de vídeo de alta performance, e após quase um ano de espera, acabou de anunciar a nova linha de produtos baseados na tecnologia FidelityFX Super Resolution 3, vulgo FSR 3.
O que isso significa?
Basicamente, o FSR 3 é um novo método de upscaling combinado com o multiplicador de taxa de quadro Fluid Motion Frames. A nova geração desta tecnologia, porém, traz uma grande novidade: ela funcionará com qualquer placa de vídeo do mercado, tecnicamente.
Claro, essa afirmação não vale para tudo, e durante o evento, foi dito que tal funcionalidade será compatível com placas desde a geração RDNA original, que contou com a RX 5000, para frente, mas a pegada mesmo é que isso também inclui produtos da Nvidia e Intel.
Essa iniciativa bate de frente com tecnologia similar vinda da Nvidia, a Deep Learning Super Sampling 3, ou DLSS 3, que exigia uma placa potente como a RTX 4070 para começo de conversa.
Só essa fuga da exigência parruda de placa de vídeo já é o bastante para deixar muitos jogadores extremamente animados, e ainda nem falamos do efeito disso na performance nos games.
Como o FSR 3 funciona
Durante a apresentação, o jogo recentemente lançado pela Square-Enix, Forspoken, foi utilizado para um teste, utilizando-se de uma das novas placas da empresa, a RX 7800 XT, que elevou sua performance de 36 quadros por segundo para 122 em 4K, com qualidade máxima de ray tracing. Ou seja, a tecnologia quadruplicou a quantidade de quadros, o que sem dúvida é impressionante.
Há algumas dúvidas, no entanto. Não há como saber ainda se a qualidade de imagem será capaz de se manter, apesar da melhoria na taxa de quadros. Isso é um ponto no qual a Nvidia leva uma certa vantagem, visto que por ter um padrão fechado com o DLSS, é capaz de garantir um padrão gráfico mais alto.
Em contrapartida, a DLSS Frame Generation ainda sofre para se livrar de artefatos gráficos na tela, mesmo contando com um hardware dedicado a I.A, o que coloca um desafio interessante perante a AMD e suas Fluid Motion Frames, que funcionam de maneira semelhante. Segundo a fabricante, sua tecnologia de interpolação de quadros é capaz de inserir um quadro entre cada dois gerados, o que, pelo menos teoricamente, duplica a performance do jogo sendo rodado.
A AMD não parou com as novidades
Junto do FSR 3, a AMD apresentou também um modo anti serrilhamento nativo, similar ao Deep Learning Anti-Aliasing, ou DLAA, da concorrente. Ele utiliza o realce e propriedades do FSR enquanto renderiza o jogo em sua resolução nativa.
Para quem ficou curioso com a novidade, a espera não será muito longa, pois a AMD confirmou que a nova funcionalidade será lançada em forma de atualização para Forspoken e Immortals of Aveum, da Electronic Arts, em setembro, mas a data exata ainda não foi divulgada.
Dentre outros jogos que a AMD disse que eventualmente receberão atualizações para se beneficiar da nova tecnologia FSR 3 estão: Avatar Frontiers of Pandora, Cyberpunk 2077, Warhammer 40,000: Space Marine 2, Frostpunk 2, Alters, Squad, StarTroopers Extermination, Black Myth Wukong, Crimson Desert e Like a Dragon Infinite Wealth.
Além desses jogos, a AMD também anunciou uma parceria com a Square Enix, Sega, CD Projekt Red, e algumas outras, além de um plugin para o FSR 3 dentro da Unreal Engine da Epic Games.
Enfim, algumas ressalvas
Por outro lado, vale lembrar que a nova tecnologia conta com a integração dela entre os desenvolvedores de jogos, então não há como precisar quanto tempo vai demorar para que ela faça parte de mais títulos no futuro. Pensando nisso, a fabricante está planejando trazer mais funções do FSR 3 para o driver de suas placas através do HYPR-RX.
HYPR-RX foi anunciado em novembro do ano passado junto do FSR 3 e é uma funcionalidade que promete um aumento de performance com um simples clique do mouse, utilizando-se do aplicativo da AMD. Ela encontra a melhor combinações de configurações por meio do programa da empresa para o jogo que está sendo jogado e os ativa automaticamente, levando em conta a inclusão das Fluid Motion Frames no driver da placa de vídeo.
Para quem se perdeu em meio aos jargões e nomes técnicos, isso permitirá que o FSR 3 seja usado em jogos que não possuem suporte nativo à nova tecnologia. HYPR-RX chegará em uma atualização de driver que irá acontecer em setembro, mas ainda não incluirá as Fluid Motion Frames nessa data, e sim, depois, em uma atualização futura. E lembrando que o HYPR-RX só vai funcionar em placas com RDNA 3, ou seja, das RX 7900 XTX e XT para cima.
Conclusão
Resta saber como essas novidades da AMD irão se comportar quando finalmente forem lançadas. A dúvida fica em parte pelo fato de que não haverá nenhuma inteligência artificial envolvida na melhoria da imagem final, fora saber se a performance dos jogos realmente conseguirá manter-se constante. Para quem quiser ter um gostinho do futuro, a Nvidia se apressou em lançar uma atualização esta semana que eleva seu DLSS para a versão 3.5, trazendo consigo a nova funcionalidade de Reconstrução de Raio para suas placas RTX.
O páreo está esquentando dentre as fabricantes de placas de vídeo e quem ganha com essa briga, enfim, são os jogadores. Agora só fica a espera e claro, o alto custo para se obter essas placas com tal tecnologia de ponto. Não é de hoje que esse passatempo é caro, mas com notícias assim, dá para se animar um pouco em meio a gastança, não é mesmo?
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Fonte: Digital Trends.
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (25/08/23)
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