A Samsung investe a cada dia mais e mais em novas tecnologias para diversos mercados. Entretanto, no ramo dos smartwatchs a empresa havia deixado de lado a relação com os sistemas Android. Porém, parece que uma das pioneiras no ramo dos wearables está retornando à tendência do mercado com o novo Galaxy Watch!
A Samsung e os smartwatchs
Pode ser que nem todos saibam disso, mas a empresa foi, lá em 2013, uma das pioneiras no ramo dos smartwatchs. O seu aparelho lançado na época, o Galaxy Gear, tinha uma versão modificada do Android para funcionar. Isso porque o sistema próprio de smartwatchs, o Android Wear, nem existia nessa época.
Entretanto, os smartwatchs seguintes lançados pela Samsung não foram tão adeptos do Android assim. Tentando solidificar seu próprio sistema operacional, a Samsung havia lançado os dispositivos Next Gear com o sistema operacional Tizen. Com isso, ela deixou o apelido “Galaxy” fora dos smartwatchs, já que a empresa usa a denominação somente para produtos com Android.
Porém, mesmo assim as vendas não alavancaram o suficiente. A Samsung chegou a tentar um smartwatch com Android Wear e, assim, lançou o Gear Live. Mesmo assim, não vendeu bem e a Samsung acabou substituindo o Android Wear pelo Tizen OS no aparelho, deixando o ramo um pouco de lado nos últimos anos.
Registro do Galaxy Watch
Entretanto, recentemente a Samsung registrou os direitos sob a marca Galaxy Watch. Isso provavelmente indica que a empresa pretende retornar ao ramo com aparelhos Android. Isso não significa uma mudança completa da empresa, pois nada impede que um Gear S4 seja lançado também com Tizen OS. Mas isso pode ser o início de uma mudança.
Mesmo deixando os smartwatchs com Android de lado, a linha Samsung Gear não está mal no mercado. Sua maior desvantagem é justamente a gama de apps próprios para o Tizen, que são poucos. Com isso, um retorno ao Wear OS (antigo Android Wear) com o Galaxy Watch poderia dar novos ares para a marca no ramo.
Fonte: Appy Geek