Índice
A Samsung anunciou nesta quarta-feira (22) durante o Galaxy Unpacked 2025, o novo Galaxy S25 Ultra e suas outras variantes, Galaxy S25+ e Galaxy S25. Os novos modelos chegam ao Brasil em breve e são os principais rivais dos topos de linha, entre eles o iPhone 16 Pro Max. Nessa matéria, vamos comparar os dois nos baseando nas novidades de cada um e ver qual leva a melhor. Vem com a gente!
Tamanho e design
O Galaxy S25 Ultra e o iPhone 16 Pro Max são muito semelhantes. Nas dimensões, ambos contam com a mesma altura, com 77,6mm. Na largura, o iPhone é um pouquinho maior, com 163mm contra 162,8mm do novo smartphone da Samsung. Por fim, no comprimento, o iPhone também é um pouquinho maior, com 8,3mm contra 8,2mm do Galaxy S25 Ultra.
A diferença é tão pequena que no dia a dia não vai dar nem pra notar. Agora sobre o peso, eu diria que o novo smartphone da Samsung sai na frente, afinal ele é mais leve com 218g e o iPhone 16 Pro Max com 227g.
Quanto ao design, a Samsung se mantém com o corpo dos antecessores, remetendo a um Galaxy Note, mas com um leve ajuste nas bordas, o deixando um pouco mais arredondado. Já o iPhone 16 Pro Max aposta em um design com bordas bem mais arredondadas, ainda que nenhum dos dois traga telas Edge. Na construção de ambos os aparelhos, o titânio foi a escolha.
Para proteções, ambos trazem o IP68, certificação que garante a sobrevivência dos smartphones em caso de acidentes envolvendo água, mesmo que submersos, até 1,5m por até 30 minutos. No Galaxy S25 Ultra, o Corning Gorilla Armor 2 está mais uma vez presente para proteger tanto a tela quanto a parte traseira. No iPhone 16 Pro Max, ele também conta com bordas de titânio, mas a proteção utilizada no vidro traseiro não é especificado.
Sobre cores, os dois modelos trazem quatro opções. O Galaxy S25 Ultra chega ao mercado nas seguintes opções: azul, prata, cinza ou preto. Já o iPhone 16 Pro Max está disponível em: Titânio preto, Titânio branco, Titânio natural e Titânio-deserto.
Tela
O iPhone 16 Pro Max é equipado com uma tela Super Retina XDR OLED de 6,9″, podendo atingir até 2000 nits em seu pico. Além disso, por contar com a tecnologia LTPO, pode ir de 1 a 120Hz, baseado no tipo de conteúdo mostrado na tela. HDR10 e Dolby Vision também são bons diferenciais por aqui.
Já o Galaxy S25 Ultra chega com o AMOLED Dinâmico 2X, também com 6,9″. No quesito brilho, ele pode chegar a incríveis (confirmar o brilho depois). A tecnologia LTPO também está presente aqui, podendo chegar a até 120Hz. Um destaque para o Galaxy S25 Ultra é sua resolução QHD+, superior a do iPhone 16.
Já mencionei o Corning Gorilla Armor 2 do Galaxy anteriormente, mas vale citar aqui que na tela do iPhone 16 Pro Max é utilizado o Ceramic Shield Glass em sua versão mais recente. Testes comprovam que contra quedas, ao menos, a Apple sai na frente nessa.
Nessa versão, ambos trazem o Always on Display — algo que já existe há tempos no Galaxy, diga-se de passagem –, mas a Samsung ganha nesse ponto por oferecer mais ferramentas de personalização e também por ser bem funcional. Vale mencionar também que na nova versão do sistema, o Galaxy tem sua própria Ilha Dinâmica, mas na parte inferior e sem necessidade de ficar escondendo partes do hardware.
Hardware e desempenho
Assim como no ano passado, a Samsung segue sua parceria com a Qualcom, agora trazendo o Snapdragon 8 Elite For Galaxy ao aparelho. Esse chipset é uma versão exclusiva para os smartphones da Samsung e traz aprimoramentos de até 40% em relação ao ano passado.
Já no lado Apple, o chip usado é o Apple A18 Pro, feito por ela mesma e com um poderio muito interessante. Em ambos os casos, o desempenho é de outro mundo e você provavelmente não vai usufruir de tudo que eles podem oferecer tão cedo. Contudo, a plataforma iOS é mais otimizada que o Android em alguns aspectos, como games. Exemplos envolvem o lançamento dos jogos da franquia Resident Evil e até mesmo Death Stranding.
Quanto as opções de armazenamento interno, os dois oferecem boas opções e sem nenhuma grande novidade até então. O iPhone 16 Pro Max pode chegar a incríveis 1 TB de memória, todas com 8GB de memória RAM. O Galaxy S25 Ultra, por outro lado, além de trazer também opções de até 1 TB de armazenamento interno, se diferencia na memória RAM, sendo 12GB em toda a linha, inclusive.
Se formos considerar apenas números, a Samsung sai na frente aqui por ter mais memória RAM, mas sabemos que como o iOS trabalha permite que mesmo com menos memória, ele ainda tenha um ótimo desempenho. Suportar games AAA, por outro lado, é um baita diferencial do iPhone 16 Pro Max, ainda que tenha que comprar os games a preço cheio.
Por fim, falando de software, a Samsung inaugura a One UI 7 no Galaxy S25 Ultra, baseado no Android 15, trazendo uma boa repaginada no mesmo e trazendo diversas novidades. O iPhone 16 Pro Max conta com o iOS 18, versão mais recente do sistema da Apple para smartphones também. Seguindo a nova política adotada no ano passado, os novos Galaxy S25 terão 7 anos de atualização e suporte, ficando assim igual ao iPhone.
Inteligência Artificial
A Samsung traz mais uma vez o Galaxy AI no novo smartphone. No caso do iPhone, a opção fica para o Apple Intelligence e aqui sem muito argumento a vitória é clara para a Samsung. Talvez com o lançamento do iPhone 17 as coisas mudem, mas até o momento, a IA da Samsung é mais complexa, inteligente e com muito mais recursos.
Com a nova versão do Gemini integrada ao sistema, o Galaxy AI consegue agora fazer coisas ligadas ao sistema, como fazer uma busca no calendário ou no WhatsApp, ou até mesmo pedir um resumo de um vídeo do YouTube diretamente no app Samsung Notes.
Quanto ao Apple Intelligence, ele ainda não chegou ao Brasil, exigindo que você mude a região do seu iPhone 16 Pro Max se quiser testá-lo. Ele pode resumir e te ajudar a escrever um texto, te ajudar a mandar mensagens com a ajuda da Siri e também fazer pesquisas usando apenas a foto. São bons recursos, mas com acesso muito limitado aqui para as terras brasileiras.
Câmeras
O Galaxy S25 Ultra chega com 5 lentes traseiras mais uma vez, mas com um leve, porém útil upgrade. A lente principal se mantém com 200MP e as telefotos também não mudaram, sendo uma de 50MP com zoom óptico de até 5x e a outra de 10MP com zoom de até 3x.
A única mudança de hardware por aqui fica para a lente Ultrawide que passou de 12MP para incríveis 50MP, garantindo mais detalhes, principalmente nas fotos no modo macro. A lente de profundidade ToF se mantém por aqui, além de uma câmera frontal também sem alterações, com 12MP.
No iPhone 16 Pro Max, são 3 câmeras físicas, sendo a principal de 48MP, uma telefoto periscópica de 12MP com zoom óptico de 5x e por fim uma Ultrawide de 48MP. O diferencial por aqui fica por trazer um sensor TOF 3d LiDAR para profundidade. Outra coisa interessante é que mesmo com menos lentes, ele permite mudar os mm de algumas delas, dando assim menos ou mais zoom, garantindo mais possibilidades de fotos. Na selfie, ele traz também 12MP e o sensor proprietário da Apple para uso do Face ID.
O grande diferencial dessa geração do iPhone é contar com um botão exclusivo para as câmeras. Esse botão permite você abrir o app, mudar as lentes, profundidade, filtros e muito mais, se mostrando bastante útil e prática no dia a dia e também para o trabalho.
Nos vídeos, ambos conseguem atingir qualidade cinematográfica com uso de HDR 10-bit para maior alcance dinâmico. Entretanto, o Galaxy S25 Ultra se destaca aqui por conseguir chegar a qualidade 8K nas gravações, o que deixas as coisas bem acirradas, uma vez que o iPhone fica bem competitivo com suas funções de câmera com o novo botão.
Bateria
A Samsung lança o Galaxy S25 Ultra mais uma vez com uma bateria de 5.000mAh, um número já conhecido nos topos de linha que garante um bom desempenho. Além do suporte ao carregamento de 45W, a partir dessa versão, ele também terá suporte ao carregamento sem fio de 25W por meio do padrão Qi2, mais rápido e permite o uso de acessórios magnéticos.
O iPhone 16 Pro Max, no entanto, se mantém com o carregamento de no máximo 30W via cabo e 25W via MagSafe. Ele também suporta a tecnologia Qi2, mas limitado a 15W. Na prática, a Apple deu um jeito de você ter que usar o MagSafe se quiser usar o carregamento magnético em toda sua glória no smartphone dela. Já no cabo, o valor é também inferior, com garantia de 50% em 30 minutos. O valor total da bateria é de 4685mAh.
A Apple promete até 33 horas de reprodução de vídeos no iPhone 16 Pro Max. No caso do Galaxy S25 Ultra, a promessa é de até 31 horas. Apesar de menor, esse é um salto interessante para um Galaxy e nos faz ficar de olho.
Ambos contam com entrada Tipo-C para o carregamento, além de suportarem carregamento reverso, tanto por fios, quanto sem fio no caso do S25 Ultra, por meio da tecnologia Wireless Power Share, bem útil para carregar acessórios como fones de ouvido ou relógios.
Conclusão
Embora ambos tragam uma experiência excelente para o mercado de smartphones topos de linha, eles contam com funções exclusivas que podem te fazer preferir um ao outro. No quesito design, por exemplo, ambos compartilham o mesmo tamanho, mas a Samsung não tem o notch invadindo parte da tela. O novo visual arredondado dos aparelhos também são bem convidativos, principalmente agora com um vidro mais resistente no Galaxy S25 Ultra e com bordas de titânio.
Quanto ao desempenho, temos o Snapdragon 8 Elite For Galaxy contra o Apple A18 Pro. Por ser um lançamento, ainda não pudemos fazer testes com o Galaxy, mas sabemos que no dia a dia ambos os smartphones garantem uma experiência de ponta e poderosa, principalmente na hora de fazer fotos e vídeos. Contudo, como já citei antes, dou a vantagem para a Apple aqui por conseguir rodar games AAA.
Por fim, a Samsung anunciou diversas novidades relacionadas ao Galaxy AI, deixando ele ainda mais inteligente e útil para atividades cotidianas. Em comparação ao Apple Intelligence atual, a IA da Samsung é bem superior, além de ter suporte completo aqui no Brasil.
Preços e disponibilidade
No Brasil, o Galaxy S25 Ultra foi anunciado hoje, com valores iniciais de R$11.999 no modelo de 256GB. Ele pode chegar aos R$14.999 no modelo de 1 TB. Todas as versões contam com 12GB de memória RAM, sendo esse um atrativo interessante para o smartphone.
O iPhone 16 Pro Max, por outro lado, pode ser encontrado por incríveis R$12.499 na loja oficial da Apple no modelo com 256GB. Na versão com 1 TB, ele pode chegar a R$15.499.
Marca | Samsung | Apple |
Modelo | Galaxy S25 Ultra | iPhone 16 Pro Max |
Tela | Tela FHD+ de 6,9 polegadas Resolução QHD+ Tela Dynamic AMOLED 2X Taxa de atualização Super Smooth adaptável de 120 Hz (1 ~ 120 Hz) Suporte para Vision booster 77.6 X 162.8 X 8.2mm 218 gramas | Super Retina XDROLED sem bordas de 6,3 polegadas (na diagonal) Resolução de 2622 x 1206 pixels a 460 ppp Dynamic Island Tecnologia ProMotion com taxas de atualização adaptativas de até 120 Hz HDR True Tone Ampla tonalidade de cores (P3) Resposta tátil Proporção de contraste: 2.000.000:1 (típica) Brilho máx. de 1000 nits (típico); Pico de brilho de 1600 nits (HDR) Pico de brilho de 2000 nits (ambiente externo); Brilho mínimo de 1 nit Revestimento resistente a impressões digitais e oleosidade Suporte à exibição simultânea de vários idiomas e caracteres |
Câmera | Câmera ultra wide de 50 MP (F1.9, FOV 120˚) Câmera ampla de 200 MP (OIS F1.7, FOV 85˚) Câmera telefoto de 50 MP (zoom óptico de 5x, OIS F3.4, FOV 22˚) Câmera telefoto de 10 MP (zoom óptico de 3x, OIS F2.4, FOV 36˚) Câmera frontal de 12 MP (F2.2, FOV 80˚) | Sistema avançado de câmera dupla (Fusion de 48 MP e ultra-angular de 12 MP) Fusion: 48 MP, abertura ƒ/1.6Ultra-angular: 12 MP, abertura ƒ/2.2 Estabilização óptica de imagem por deslocamento de sensor Níveis de zoom óptico: 0,5, 1x, 2x Flash True Tone Photonic Engine HDR Inteligente 5 para fotos Retratos de última geração com o Controle de Foco e de Profundidade Iluminação de Retrato com seis efeitos Fotografia macro Lente com revestimento antirreflexo (Fusion) SELFIE: Câmera frontal TrueDepth Fotos de 12 MP Abertura ƒ/1.9 Flash Retina Photonic Engine Deep Fusion HDR Inteligente 5 para fotos Retratos de última geração com o Controle de Foco e de Profundidade Iluminação de Retrato com seis efeitos Animoji e Memoji Modo Noite Estilos Fotográficos Gravação de vídeo 4K Dolby Vision a 24 qps, 25 qps, 30 qps ou 60 qps Gravação de vídeo HD de 1080p a 25 qps, 30 qps ou 60 qps Modo Cinema até 4K HDR a 30 qps Gravação de vídeo HDR Dolby Vision até 4K a 60 qps Vídeo em câmera lenta de 1080p a 120 qps QuickTake de vídeo Estabilização cinemática de vídeo (4K, 1080p e 720p) |
Processador (AP) | Snapdragon 8 Elite for Galaxy | A18 Pro Nova CPU de 6 núcleos (2 de desempenho e 4 de eficiência) Nova GPU de 6 núcleos Novo Neural Engine de 16 núcleos |
Memória e Armazenamento | 12 GB de RAM + 1TB 12 GB de RAM + 512GB 12 GB de RAM + 256GB | 256 GB 512 GB 1 TB |
Bateria | 5.000 mAh Carregamento com fio de até 45W Carregamento rápido sem fio 2.0 PowerShare sem fio Fonte de energia de 25W enviada na caixa | 4.685 mAh Carregamento com fio de até 20W Recarga sem fio via MagSafe e Qi |
Sistema Operacional (SO) | Android 15 via OneUI 7 | iOS 18 |
Rede e Conectividade | 5G, LTE, Wi-Fi 7, Wi-Fi Direct Bluetooth 5.4 | 5G, LTE, Wi-Fi 7, Wi-Fi Direct Bluetooth 5.4 |
Segurança | Samsung Knox, Samsung Knox Vault | Não especificado |
Resistência à Água | Classificação IP68: Resistente à água em até 1,5 metro de água doce por até 30 minutos e protegido contra poeira, sujeira e areia. Não recomendado o uso na praia ou piscina. A resistência à água e poeira do seu dispositivo não é permanente e pode diminuir com o tempo. | Classificado como IP68 (profundidade máxima de seis metros por até 30 minutos) segundo a IEC 60529 |
Cores | azul, prata, cinza ou preto em titânio | Titânio preto, Titânio branco, Titânio natural e Titânio-deserto. |
Preço | A partir de R$11.999 | A partir de R$12.499 |
Disponibilidade no Brasil | A partir de 22 de janeiro de 2025 | setembro de 2024 |
E aí, o que você achou do comparativo? Conte pra gente e confira todas as novidades do Galaxy S25 Ultra
Veja também
Revisão do texto feita por: Daniel Coutinho em 22/01/2025
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.