De acordo com informações vazadas pelo usuário Ice Universe no Twitter, no último dia 16, uma das cinco câmeras que possivelmente equiparão o vindouro Galaxy S11 Plus, que será apresentado no dia 18 de fevereiro, pode ter lente periscópica e zoom óptico. Se confirmado, seria a primeira vez que a Samsung usaria essa lente em um smartphone da linha.
“Essa é a verdadeira câmera do Galaxy S11+. A esquerda está uma lente ultra-grande-angular, a câmera principal, e a lente periscópica com zoom. Não sei exatamente sobre a distribuição a direita. Especula-se que incluirá Flash e o ToF”.
A câmera em questão seria a terceira, como pode ser visto na imagem acima, que possui uma aparência mais quadrada, característica de lentes periscópicas. Ainda não é muito comum smartphones com essa câmera no mercado, mas o Huawei P30 Pro, da Huawei, é o exemplo mais recente disponível no mercado brasileiro. Em 2015, a ASUS equipou a primeira geração do Zenfone Zoom com este recurso, mas com uma solução motorizada que faz o zoom se “mexer”.
A lente periscópica utiliza um prisma que reflete a iluminação que entra para o sensor. Na prática, isso permite que o smartphone consiga um zoom óptico maior sem perda de definição de imagem
Lentes periscópicas ficaram muito conhecidas na época do Smartphone Spy Lens, um acessório para iPhone 4, 4s e 5 que se acoplava ao smartphone e garantia um ganho de visão em 90 graus em qualquer direção, ideal para tirar fotos em ângulos complicados ou “espionar” sem ser visto (daí o nome do acessório).
Galaxy S11 com câmera de 108MP
Como dissemos anteriormente, informações vazadas indicam que o Galaxy S11 deverá trazer cinco câmeras traseiras, sendo a principal de 108MP, sensor produzido pela própria Samsung, com tecnologia Nine Pixel, para o modelo Plus.
Mesmo com os 108MP, acredita-se que o smartphone não deverá tirar fotos com toda a resolução, mas terá a capacidade de tirar nove fotos individuais de 12MP e juntar todas em apenas uma, resultando em imagens excelentes mesmo em ambientes mais escuros.
O ISOCELL Bright HMX possui abertura de f/1.6, OIS (estabilização óptica de imagem), Auto Focus, Laser Focus e Super Pixel. De acordo com a empresa, os pixels são combinados em quadrados 2×2 e apresentam um melhor sensibilidade de luz em ambientes mais escuros.
“[O novo sensor] não permitirá apenas que o usuário consiga capturar fotos extremamente nítidas, mas também permitirá fazê-lo em condições de iluminação adversas”
diz a própria Samsung.
Provavelmente a decisão da Samsung vem para solucionar uma reclamação do Galaxy S10, já que seus rivais como iPhone 11 Pro Max e Huawei P30 Pro conseguiam tirar fotografias em ambientes pouco propícios para tal.
Além disso, acredita-se que as imagens também serão bem definidas mesmo utilizando o zoom da câmera, graças a tecnologia Isocell Plus que, segundo a própria Samsung, permite fotos de câmera profissional em um smartphone.
Vazamentos anteriores
O The Elec publicou recentemente que a Samsung deverá equipar a linha Galaxy S11 com o processador Snapdragon 865, da Qualcomm, em praticamente todos os mercados de atuação.
Também espera-se que ele tenha memória RAM de 12GB LPDDR5, 512GB de memória interna e tela com taxa de atualização de 120HZ.
E você? Empolgado para o novo Galaxy S11? Diga sua opinião nos comentários!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.