Se você ainda está se surpreendendo com os celulares de bordas finas, como o iPhone X, ou os de tela infinita, exemplo dos Galaxy S8, esteja preparado para uma nova revolução: as telas dobráveis. Passa a ser cada vez mais certo o lançamento desse tipo de aparelho no mercado. Um Galaxy Note dobrável está vindo em 2018, e isso não é rumor, vem direto de Koh Dong-jinm, presidente da divisão móvel da Samsung. É, amigos, a tela infinita do Note 8 agora já parece ultrapassada.
As novas telas serão dobráveis
Essas telas flexíveis já não são exatamente uma novidade. Na CES 2013 a Samsung demonstrou pela primeira vez sua tela dobrável, mas desde então vivemos de boatos de que um dia isso se tornará uma realidade comerciável. A LG também já fez aparições com TVs de tela dobrável, até mesmo a Xiaomi está trabalhando nesse tipo de display. Porém, trabalhar com celular dobrável não é fácil, pois os componentes também precisam ser flexíveis.
Incrivelmente, não foi a Samsung ou a LG que exibiu o primeiro protótipo de dispositivo móvel dobrável, foi a Lenovo! Ano passado a Lenovo surpreendeu revelando dois aparelhos dobráveis. Um era smartphone, mas sem uma tela grande, podendo ser envolto ao pulso do usuário virando um bracelete. O outro era um tablet com uma incrível tela que se dobra no meio.
A Samsung está focada em compensar esse tempo perdido e agora quer lançar seu Galaxy Note dobrável em 2018. “Como chefe da divisão, eu posso dizer que nosso objetivo atual é o próximo ano”, afirmou Koh Dong-jinm. A sul-coreana já chegou a registrar uma patente com a ideia do dispositivo:
Apesar do desenvolvimento ser público desde 2013, ainda hoje a Samsung enfrenta dificuldades com a produção de smartphones dobráveis. Entretanto, o Dong-jinm promete: “Quando superarmos alguns problemas, com certeza vamos lançar o produto”. Não foi comentado quais sãos os problemas.
A grande espera
Havia vários rumores de que os celulares dobráveis seriam lançados em 2017. Vimos que as maiores empresas de smartphones já lançaram seus aparelhos top de linha para esse ano. Por isso, mais uma vez a chegada dessa nova categoria de dispositivos é adiada, mas agora com uma certeza maior de que ela chegará em breve. Esta é a primeira vez que a Samsung fala abertamente de uma data tão próxima para lançar seu primeiro Galaxy dobrável.
Enquanto isso, a LG, que já chegou a lançar dois celulares de tela curva (linha G Flex), voltou a se acomodar nas telas planas. A Lenovo, apesar dos protótipos, prefere não falar muito dos futuros aparelhos dobráveis. Ainda temos a Microsoft, com o mitológico Surface Phone, existe uma patente registrada de um dispositivo de três dobras. A gigante de Redmond nunca confirmou o desenvolvimento. Só nos resta esperar para ver esse sonho futurista tornar-se realidade (logo).
Você acha útil um celular ou tablet dobrável? Comente abaixo!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.