Índice
Não se pode escapar da verdade: Mad Max é uma das maiores sagas de ficção científica e aventura, tendo marcado época ao longo dos anos. Seu último filme recebeu uma pontuação de 97% no Rotten Tomatoes e faz parte da lista das melhores produções dos últimos 25 anos. Agora, com o anúncio de uma nova trama dentro desse universo, as expectativas parecem aumentar a cada dia.
Em meio a um cenário pós-apocalíptico, Furiosa: Uma Saga Mad Max surge como a nova promessa a se tornar um épico cinematográfico. O filme oferece uma narrativa eletrizante que não só mantém a tradição de toda saga, mas que também sugere superar tudo o que os espectadores mais exigentes estejam esperando. Pensando nisso, fizemos uma matéria com tudo o que você precisa saber para se inserir no universo ou voltar a ele e ter noção do que esperar de mais um filme grandioso da saga do diretor George Miller.
Relembre Mad Max: A Estrada da Fúria
Você lembra do último filme? Para entender exatamente a trama de Furiosa, apesar de se tratar de um prelúdio, talvez possa ser necessário relembrar sua introdução ao universo.
Em um deserto árido e impiedoso, onde toda sociedade desmoronou devido à escassez de recursos, Mad Max: Estrada da Fúria tem o protagonista Max Rockatansky, sobrevivente solitário e assombrado por seu passado, capturado por um grupo de guerreiros liderados pelo tirano Immortan Joe. No meio disso tudo, somos apresentados à Furiosa, uma Imperatriz que se rebela contra Joe ao roubar seu veículo de guerra que transportava suas esposas prisioneiras. É aqui que vale a pena entender realmente quem é a personagem.
Nascida em uma terra fértil chamada Lugar Verde, Furiosa pertence ao grupo Vuvalini das Muitas Mães e, após ser levada para Cidadela, foi entregue nas mãos de Immortan Joe a fim de se tornar uma de suas esposas. A grande questão é que embora ele tenha tentado procriar com ela, Furiosa era estéril e é por isso que na época, a personagem é entregue a um dos Imperadores do vilão. Foi dessa forma que ela aprendeu a arte da guerra e, mais tarde, passou a comandar as War Rigs — os famosos veículos. Quando seu mentor foi morto, ela assumiu a posição, alcançou o título de Imperatriz e então se tornou a guerreira apresentada.
A partir disso, o filme retrata uma perseguição pelo deserto com Max e Furiosa unindo forças para escapar do exército do vilão e buscar refúgio no antigo lugar onde nasceu. No entanto, ao chegarem lá, descobrem que o lugar foi destruído. É só durante a batalha final que o vilão morre e a tirania se acaba, com as esposas sendo libertadas de uma vez por todas. Já ao final, Max parte sozinho em outra jornada pelo deserto, enquanto Furiosa opta por permanecer na Cidadela para liderar e iniciar uma reforma no lugar.
Sinopse de Furiosa: Uma Saga Mad Max
Segundo a sinopse oficial, veremos Furiosa em sua juventude. Em meio ao caos de um mundo em colapso, ela é arrancada do Lugar Verde das Muitas Mães e capturada por uma horda de motoqueiros liderada por Dementus. Durante a jornada, eles se deparam com a conhecida Cidadela, dominada por Immortan Joe. Acontece que Dementus também é um tirano, o que fará com que ele e o vilão principal travem uma batalha pelo controle supremo. Em meio a isso, Furiosa enfrenta uma série de desafios e julgamentos para encontrar o caminho de volta para casa, lutando pela sua sobrevivência em um mundo repleto de perigos.
De acordo com o trailer e informações do próprio diretor na última edição da CCXP, a primeira informação que podemos ter é que 45 anos se passam desde o colapso. Embora o deserto continue sendo o cenário principal do filme, é sugerido a existência de edifícios e complexos industriais que não foram vistos no filme anterior. No mais, Furiosa ainda não é Imperatriz e, muito provavelmente, a veremos nessa trama apenas como uma guerreira em ascensão. Segundo palavras da atriz-protagonista Anya Taylor-Joy, “nós conhecemos Furiosa como uma jovem que foi roubada de sua mãe”.
Além disso, algo que vale destacar é a ausência de Max no filme, no entanto, George Miller fez questão de responder isso. Segundo o mesmo, a trama basicamente se trata de uma odisseia de Furiosa e, embora o grande protagonista da saga inteira não aparente estar presente, “ele ainda estará às margens da história”. Sem mais detalhes, esse é um assunto que só poderemos ter total certeza ao assistir ao filme. Será que, de alguma forma, veremos Max em alguma cena?
[Em] Estrada da Fúria, a história se desenrola ao longo de três dias e duas noites. Este filme segue a história que vai diretamente para Estrada da Fúria, por 15 anos. É um animal diferente. Tem muitos locais diferentes. É uma odisseia. Sem dúvida.
George Miller, diretor do filme
Personagens
O elenco já foi praticamente todo divulgado, no entanto, alguns personagens ainda não foram anunciados. O ator Tom Burke, por exemplo, já está confirmado, mas nada se sabe sobre o que esperar de sua participação na produção. No mais, confira a seguir os principais:
Furiosa
Furiosa (Anya Taylor-Joy) é a protagonista que se vê obrigada a servir a um poderoso senhor da guerra após ser capturada em um mundo pós-apocalíptico. A atriz, mesmo sendo uma figura relativamente nova na indústria do entretenimento, já deixou sua marca com performances em filmes como A Bruxa, Emma, a trilogia Fragmentado, Super Mario Bros. e, principalmente, a série O Gambito da Rainha — produção da Netflix onde ganhou maior visibilidade. Recentemente, também surpreendeu com uma participação em Duna: Parte 2.
No entanto, quando falamos de Mad Max, algo a se considerar é a sua escalação, uma vez que era esperado Charlize Theron como Furiosa (seguindo o filme Mad Max: A Estrada da Fúria). Mas conforme relatado pelo site CBR, George Miller justificou sua decisão por razões técnicas. Como se trata de um prelúdio, a personagem teria que estar mais nova e, por consequência, a atriz. Uma possibilidade seria recorrer à tecnologia de rejuvenescimento, no entanto, isso não era do desejo do diretor.
Dementus
Dementus (Chris Hemsworth) é um dos antagonistas do filme. O ator, conhecido principalmente por sua interpretação do icônico Thor nos filmes do MCU, também se destacou e foi aclamado em produções como Branca de Neve e o Caçador, Rush, No Coração do Mar, MIB: Homens de Preto Internacional e os dois filmes de Resgate.
Em declaração à Variety, ele descreveu seu personagem como “um indivíduo complexo, violento e insano, nascido do deserto que é o cenário da saga Mad Max“. Dementus é o líder de uma horda de motociclistas, cujas ações brutais traduzem muito do ambiente impiedoso no qual ele foi criado. Basicamente, o vilão irá se tornar um desafiante para Furiosa e outros que cruzarem seu caminho.
Immortan Joe
Immortan Joe (Lachy Hulme) é o grande vilão introduzido no filme anterior, mas agora poderemos ter a chance de vermos como se criou a relação entre ele e a protagonista. O ator é mais reconhecido na Austrália, seu país de origem, por papéis como na série Offspring, por exemplo. No entanto, ele também teve visibilidade em Hollywood com Matrix Revolutions e já trabalhou com George Miller em Três Mil Anos de Longevidade.
Algo curioso de se ressaltar é que, na verdade, Hulme estava inicialmente escalado para interpretar um dos companheiros do personagem Dementus. No entanto, foi ele quem persuadiu o diretor a não recorrer a um dublê para o falecido Hugh Keays-Byrne — quem interpretou Joe originalmente –, garantindo assim o papel do famoso vilão da saga.
Rictus Erectus
Rictus Eructus (Nathan Jones) é o já conhecido filho de Immortan Joe, também apresentado no filme anterior. O ator é, na realidade, ex-lutador profissional e conhecido por suas habilidades como dublê. Além disso, ele também ficou famoso por interpretar personagens brutamontes imponentes, como foi o caso de sua participação no reboot de Conan, o Bárbaro, em 2011. Fora isso, o ator foi além quando surpreendeu por sua versatilidade em papéis que exigiam experiências em esportes de combate para produções como O Protetor e O Mestre das Armas.
Mecânico Orgânico
Mecânico Orgânico (Angus Sampson) é um médico que mora na Cidadela e trata pacientes no deserto. Ele também é um dos poucos personagens que irão voltar para a história, uma vez que já foi apresentado no filme anterior da saga, em 2015.
O ator teve participação nos filmes Sobrenatural e Sobrenatural 2, mas é mais reconhecido por seu papel recorrente na série O Poder e a Lei, além de episódios do premiado programa de TV Fargo.
Cronologia do Universo Mad Max
Com uma cronologia envolvente que abrange décadas de narrativa pós-apocalíptica, os filmes da saga nos transportam para um mundo onde a sobrevivência é uma batalha contínua e a esperança se torna um luxo mais do que raro. O que poucos sabem é que apesar do tremendo sucesso de 2015 com Charlize Theron e Tom Hardy, Mad Max não começou nessa época e, desde 1979, acompanhava-se o enredo com atores como Mel Gibson e até Tina Turner.
O melhor de tudo é que nenhum desses filmes se trata de um remake ou reboot, te permitindo se preparar com uma maratona nesse universo para então assistir Furiosa. Ainda assim, embora não forneçam uma linha do tempo clara, essa é seguinte ordem dos filmes:
- Mad Max (1979): Considerado o ponto inicial da saga, somos apresentados ao agente da polícia Max Rockatansky, interpretado por Mel Gibson. Em um mundo distópico próximo, onde os recursos de óleo estão esgotados e a sociedade está imersa em guerra, fome e colapso financeiro, o policial é empurrado para uma jornada de vingança após a perseguição e assassinato de sua esposa e filho por uma gangue. Equipado apenas com seus instintos de sobrevivência e desejo de retaliação, o personagem embarca em uma busca por justiça.
- Mad Max 2: A Caçada Continua (1981): Depois de buscar vingança, Max atravessa as estradas desoladas e pós-apocalípticas, evitando os ataques de tribos nômades. Ao se deparar com um acampamento liderado por Pappagallo, Max inicialmente contempla a ideia de roubar seu combustível, porém, logo se transforma em um defensor da comunidade, enfrentando Humungus e seus seguidores.
- Mad Max: Além da Cúpula do Trovão (1985): Aqui, Max chega a uma cidade governada por Aunty Entity, onde se vê forçado a se tornar um gladiador e é posteriormente abandonado no deserto. Enquanto isso, um grupo de órfãos selvagens, que há muito tempo buscava por ajuda, encontra e resgata Max. Inspirados por sua presença, alguns deles acreditam que o protagonista é um sinal e o convencem a retornar à cidade. Lá, o personagem decide confrontar Entity e seus seguidores para trazer justiça à comunidade oprimida.
- Mad Max: Estrada da Fúria (2015): Após um longo hiatus, Tom Hardy substitui Mel Gibson e, no mesmo cenário desolador de um fim de mundo, Max agora acredita que sua melhor chance de sobrevivência reside em sua independência. Contudo, sua perspectiva muda drasticamente quando é capturado pelo tirano Immortan Joe e seus rebeldes. No epicentro de uma guerra mortal desencadeada pela imperatriz Furiosa, que busca salvar um grupo de mulheres, Max se vê obrigado a tomar partido. Em uma tentativa desesperada de escapar, ele então decide unir forças com Furiosa para embarcar em uma jornada perigosa e imprevisível.
- Furiosa: Uma Saga Mad Max (2024): O tão esperado filme é nada mais do que um prelúdio do filme anterior. Aqui, conhecemos a história de Furiosa e toda origem da guerreira renegada antes de se juntar a Max.
Onde e quando assistir
O novo filme da Warner Bros. Pictures conta com roteiro e direção do criador George Miller e colaboração de Nick Lathouris, responsáveis pelos demais filmes de toda a saga.
Furiosa: Uma Saga Mad Max tem estreia marcada nos cinemas para o dia 24 de maio.
Veja também
Segunda temporada de House of The Dragon chega em junho!
Fontes: Empire, Screen Rant
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.