Usar aparelhos de dois chips no Brasil já virou rotina e não causa mais nenhuma estranheza. Mas que usuário com mais de uma linha nunca ouviu a frase “Você tem duas linhas mas ninguém consegue falar com você! Está sempre fora de área“?. E tome culpar o serviço, a cobertura ou o chip, quando de fato quem reclama pode ter razão… Espera ai, como é?!
Bom, muitos de nós temos aparelhos aptos a usar duas linhas ao mesmo tempo, mas poucos sabem exatamente como isso funciona. Para começar, existem duas tecnologias diferentes para aparelhos de dois chips. Uma se chama Dual Standby ou DSDS (Dual Sim, Dual Standby) e é a mais comum. A outra tecnologia chama-se Full Active ou DSFA (Dual Sim, Full Active) e existe em menos aparelhos. Entenda o que cada uma oferece:
Dual Standby
Essa tecnologia possibilita aos dois chips ficarem ativos enquanto o aparelho está em standby, mas só um deles fica ativo quanto o aparelho está em ligação. Nesse caso, se alguém ligar para o outro chip, receberá mensagem de fora de área da operadora. Essa é a tecnologia mais usada para os telefones de dois chips vendidos no Brasil.
Full Active
Como o nome diz, os dois chips ficam ativos o tempo todo, mesmo quando um deles está em ligação o outro é capaz de receber uma segunda ligação. Essa tecnologia normalmente é encontrada em aparelhos dual chip de configuração “high end“. Em nossas pesquisas, não conseguimos localizar aparelhos Dual Sim Full Active oficialmente à venda no Brasil.
Então como saber se seu aparelho é DSDS ou DSFA?
A primeira coisa a fazer é verificar nas especificações do aparelho. Muitas marcas já avisam na embalagem que o aparelho é Dual Standby ou Full Active, outras omitem a informação, ai fica mais difícil. A seguir, apresentamos uma lista com alguns aparelhos Dual Sim que o Showmetech já testou e que tecnologia usa:
- Alcatel One Touch M’Pop – DSDS;
- Samsung Galaxy S4 Duos (mercado chinês apenas) – DSFA;
- Samsung Galaxy Gran Duos – DSDS com opção de usar dados em uma linha enquanto recebe chamada na outra;
- Sony Xperia E Dual – DSDS;
- Motorola Razr D3 – DSDS;
- Samsung Galaxy S Duos – DSDS;
- CCE – SK504 – DSDS.
O Teste
Outra alternativa é fazer um teste direto e muito simples. Para isso você precisar de mais dois telefones além do seu Dual Sim.
- Ligue para um dos números do seu Dual, atenda e deixe a linha ativa (ligada).
- Pegue outro telefone e ligue para o outro número do seu Dual Sim. Veja se vai chamar. (vai aparecer na tela e você vai ouvir o sinal característico de chamando)
2.1 Se der sinal de fora de área ou desligado é Dual Standby (DSDS).
2.2 Se a segunda linha chamar com a primeira recebendo ligação é Full Active (DSFA).
Faça o teste, depois conte pra nós qual seu aparelho e se ele é DSDS ou DSFA.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.