Desde o final de 2010, as companhias áreas brasileiras TAM e Gol oferecem aos passageiros a possibilidade de se conectar a internet durante o vôo. Até agora, a TAM oferece o serviço em 31 aeronaves e a Gol, em 48, mas com algumas diferenças em relação ao tipo de rede disponível.
O serviço oferecido pela Gol é uma rede intranet via Wi-Fi, fechada e gratuita, que possui somente conteúdos da Abril e Globo atualizados automaticamente a cada pouso nos aeroportos.
O sistema da TAM é mais amplo e oferece conexão por satélite a uma rede GPRS. Os passageiros podem acessar qualquer conteúdo online como mensagens de texto, e-mail e ligações telefônicas feitas por até oito pessoas ao mesmo tempo. Para dados e envio de SMS, não há restrições.
Como utilizar
Na Gol, o passageiro precisa colocar seu aparelho em modo avião, acionar o Wi-Fi a partir do momento em que o uso de aparelhos eletrônicos for autorizado e selecionar a rede “Gol no Ar”.
Se estiver em um avião da TAM, é necessário esperar até que a aeronave esteja a uma altura de quatro mil pés, quando um aviso luminoso identificando a rede se apagará. Depois, é necessário aguardar três minutos para localização de rede, quando o nome da operadora de celular será substituído por “OnAir” no visor, e já estará conectado.
Riscos
De acordo com o coordenador adjunto do curso de engenharia elétrica da Anhembi Morumbi, Alberto Antônio de Souza, apesar de uma conexão sem fio implicar na emissão de radiofrequência, o serviço não oferece riscos ao voo.
“A probabilidade de haver interferência na comunicação da aeronave com a torre é muito pequena porque os aparelhos celulares e redes de internet operam em frequências diferentes das torres de transmissão. Além disso, as aeronaves têm blindagens contra interferências”, disse.
A assessoria de imprensa da TAM informou que seu sistema bloqueia o sinal de celular externo à aeronave. Dessa forma, os telefones operam em um ambiente com potência e frequências controladas e não oferecem riscos.
Todas as aeronaves com esse sistema passam por uma análise da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para disponibilizarem o acesso à rede nos voos.
Stephani Pires Scatolini | [email protected]
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.