Índice
Gostamos tanto de Marte que pensamos em mandar pessoas para lá. Depois que a NASA anunciou que encontrou água líquida no planeta vermelho e que o filme Perdido em Marte foi lançado, a vontade e as possibilidades parecem ter aumentado.
Numa sessão do Ask Me Anything (Pergunte-me qualquer coisa, em tradução livre) do Reddit, cientistas da NASA – Michael Meyer, Todd May e Brian Muirhead – esclareceram se realmente podemos mandar humanos para Marte e quais são as limitações.
Temos mais chances de sobreviver em Marte do que no satélite Europa
Europa é uma das quatro luas de Júpiter e ganhou muita atenção pelo fato de possuir mais água do que a Terra, segundo a agência espacial americana. Mas de acordo com Michael Meyer, temos mais chances de sobreviver em Marte do que em Europa, devido à severa radiação no satélite. Para ele, o planeta vermelho é o único lugar em nosso sistema solar que pode abrigar a vida humana de forma sustentável.
Mas… Não podemos beber a água da superfície de Marte
A descoberta de água líquida em Marte foi importante. Porém, o fato dela ser líquida não significa que podemos bebê-la. Isso porque quase toda a atmosfera do planeta é composta por CO2, composto químico que expiramos e que causa baixa pressão. A água pura por lá não consegue ser estável. Além disso, Marte possui um terço da gravidade da Terra, o que significa que você pesaria um terço do seu peso atual se fosse pra lá.
Dá pra ir pra lá mesmo assim?
Hollywood já povoou Marte no filme “O Vingador do Futuro” (1990) estrelado por Arnold Schwarzenegger, já na vida real, os desafios tecnológicos são enormes. A NASA sabe como mandar pessoas para o espaço e como sobreviver por lá, mas ainda precisa descobrir como podemos nos tornar independentes da Terra para sobreviver muitos anos.
A expectativa é que humanos possam começar a ir para o planeta vermelho na década de 2030. Hoje, eles trabalham em soluções para conseguir enviar humanos de volta do espaço com o Space Launch System e a Orion Capsule, além de sistemas de suporte de vida a longo prazo na Estação Espacial Internacional. Será necessário ainda trabalhar num sistema de transporte de habitação e um aterrissador. Uma boa parte desse trabalho irá depender de robôs.
Um outro problema que enfrentamos é a falta de um campo magnético. Aqui na Terra, ele é capaz de nos proteger da radiação solar. Por lá não teríamos a mesma sorte, a não ser que criemos campos magnéticos, o que é possível. A dificuldade hoje é fazê-lo grande o suficiente.
E aí, se você tivesse a oportunidade de ir para Marte, iria?
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.