Índice
A Qualcomm mostrou hoje no primeiro dia do evento 5G Summit 2021 o novo membro da familia Snapdragon, o chip Snapdragon 778G 5G, novo processador da empresa para smartphones intermediários. A empresa destacou no evento o papel da plataforma Snapdragon para a maior implementação do 5G pelo mundo, e os próximos passos para tornar a conexão mais funcional.
O futuro do 5G
Embora muitos aparelhos já vem preparados para o 5G, segundo a Qualcomm a aplicação e soluções da rede ainda não estão tão potentes quanto realmente elas poderiam estar, ainda sendo um investimento para o futuro. Segundo dados divulgados durante a apresentação, mais de 150 operadoras de redes móveis pelo mundo estão investindo no 5G, o que começa a fazer a caminhada para o uso ideal da conexão, rápida e eficiente, ser cada vez mais possível.
O teste definitivo, segundo a Qualcomm, será em eventos com grandes aglomerações de pessoas — usando como exemplo, especificamente, o Super Bowl, evento anual de Futebol Americano que ocorre nos EUA e representa o fim do campeonato. Geralmente o jogo esportivo com maior público do planeta, a grande quantidade de pessoas acessando redes móveis ao mesmo tempo durante a duração do evento acaba causando uma lentidão extrema, e um dos objetivos da implementação ideal do 5G é justamente eliminar essa lentidão, mesmo em momentos como esses.
O novo Snapdragon 778G 5G
O Snapdragon 778G 5G conta com a terceira geração do SnapdragonTM X53 5G Modem-RF, que como o nome já diz é um modem integrado que permite compatibilidade global com as conexões 5G, sendo compatível com redes que se comunicam por meio de protocolos sub-6 (ou seja, conexões entre 3 e 6 Ghz) ou mmWave, que é o protocolo que permite uso da rede 5G+. Também irá permitir o uso global de mais de um chip SIM (o chamado multi-Sim) e a Dynamic Spectrum Sharing, que permite que em uma mesma frequência de comunicações redes 3G, 4G e 5G sejam acessadas.
O chipset também vem com a sexta geração da Qualcomm AI Engine e com o microprocessador Qualcomm Hexagon 770, capaz de multiprocessamento que além de tornar mais rápidos os aparelhos que fazem uso do hardware da Qualcomm, usam melhoram a execução de várias funções. Segundo a empresa, eles são capazes de processar 12 tera operações por segundo (TOPS), menos do que o chip principal atual da Qualcomm, o Snapdragon 888 5G, consegue.
O Snapdragon 778G 5G também irá contar com funções Snapdragon Elite Gaming selecionadas. Essas funções fazem hardware e software trabalharem juntos para habilitar atualizações de drivers da GPU em celulares, mostrar a melhor imagem possível (várias vezes também implementando HDR nas imagens dos jogos) e possibilitando taxas de até 144 quadros por segundo. Assim como no Snapdragon 888 5G, o Snapdragon 778G 5G contará com funções do Snapdragon Elite Gaming que irão fazer um melhor desempenho em jogos na GPU Adreno. Os aparelhos com o novo chipset da Qualcomm também terão tempo de resposta em jogos 30% mais rápidos do que os presentes no Snapdragon 765, chipset que o 778G 5G substitui.
O Snapdragon 778G possui um ISP (sinal de processamento de imagem) triplo, que permite capturar até três fotos ou vídeos simultaneamente, mesmo que tenham recortes ou capturas diferentes, como wide, ultra-wide e zoom. Com isso, usuários com o novo chipset da Qualcomm irão poder gravar ou tirar fotos a partir de três lentes ao mesmo tempo, unindo o resultado em só uma imagem ou vídeo de qualidade profissional. Além disso, o chipset permite gravar vídeos em 4K HDR10 +, e suporte a sensores de imagem HDR escalonados, resultando em melhorias de cor, contraste e detalhes na captura de imagens.
Por fim, em desempenho, tendo a tecnologia de processadores de 6nm, o Snapdragon 778G permite desempenho e eficiência de energia ótimos para os aparelhos que contarem com ele. Com os núcleos customizados Qualcomm Kryo 670, o processador é capaz de aumentar em até 40% o desempenho geral da CPU e a GPU Adreno 642L, tudo isso com um aumento de 40% da velocidade de renderização gráfica.
Atualizações para o Snapdragon X65 5G e Snapdragon X62 5G M.2
O Snapdragon X65 5G e o Snapdragon X62 5G M.2, modems 5G da Qualcomm, também receberam alguns anúncios de atualizações durante a conferência. Esses modems, usados para possibilitar a conexão 5G em plataformas que não tenham modem integrado ao processador, receberão atualizações que irão permitir uma maior banda de conexão, importante para a construção da conectividade total do 5G pelo mundo, já que irá ajudar operadoras de rede a fornecerem conexões em bandas menores, mas que serão detectadas por aparelhos com os novos modens, possibilitando um maior controle da rede, até ela está suficientemente estável.
Disponibilidade
O Snapdragon 778G 5G está programado para chegar ao mercado ainda este ano, em smartphones de marcas como Honor, iQOO, Motorola, OPPO, Realme e Xiaomi.
Para mais notícias da Qualcomm, como o Snapdragon Sound, fique de olho no Showmetech.
Veja também:
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.