Depois da Apple, agora é a hora e a vez do Android L, receber seu update em relação à encriptação dos dados dos usuários. O Google revelou em um comunicado enviado ao Washington Post, que a encriptação das informações será parte do processo de ativação do celular, e não somente mais um recurso opcional, como acontece hoje em dia.
A vantagem da encriptação é que o acesso aos dados por meio de servidores externos torna-se impossível, já que o Google afirma que não irá armazenar as chaves de decodificação em seus computadores. Sendo assim, não será possível que pessoas não autorizadas tenham acesso a mensagens, fotografias, vídeos, históricos de ligações e diversos outros itens.
Ainda de acordo com Niki Christoff, diretora global de comunicação do Google, por mais de três anos, o Android ofereceu criptografia, com as chaves armazenadas exclusivamente no dispositivo, sem que pudessem ser repassadas para as autoridades.
Nesta nova versão, a encriptação será habilitada logo ‘na caixa’, o que fará com o que o usuário não precise pensar em ativá-la. Além da criptografia padrão, o Android 5.0 Lollipop traz uma série de outras novidades. Os primeiros aparelhos com o novo sistema operacional chegam no começo de novembro e vários fabricantes já anunciaram que vão atualizar os aparelhos nos próximos meses.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.