O Instagram parece querer se livrar da concorrência dos aplicativos de edição e colagem de fotos. Nessa segunda-feira (23), a empresa lançou o Layout, aplicativo para iOS que permite criar colagens de fotos, que podem ser compartilhadas no próprio Instagram e no Facebook. O usuário, no entanto, não precisa ter uma conta nas redes sociais para usá-lo.
As colagens com fotos são um tipo de postagem bastantes populares nas redes sociais. Até então, era necessário contar com aplicativos como Diptic ou o Photo Grid para criá-los. Com o anúncio do seu novo app, o Instagram entra diretamente na competição com programas que derivaram de sua plataforma.
Para agradar ainda mais seus usuários, ele tornou o programa independente do principal, e deu liberdade para escolher onde compartilhar suas montagens. O Layout exibe automaticamente previews de todas as fotos presentes no seu dispositivo. Ele também possui a ferramenta Photo Booth, que, com um simples toque, inicia uma contagem regressiva que a captura a foto e a exibe instantaneamente em um perfil.
É possível escolher até 9 fotos para criar a uma colagem, e assim que são selecionadas, o aplicativo apresenta automaticamente 10 opções de colagens disponíveis, podendo o usuário escolher o recurso e a maneira que deseja utilizá-lo. É possível mover as fotos em torno de diferentes espaços, arrastando as imagens pelas bordas. Da mesma forma o usuário pode mudar sua forma e tamanho. Além disso também dá para virar as fotos na horizontal e espelhar-las para criar efeitos diferentes (como na imagem abaixo).
O Layout é o segundo aplicativo independente do Instagram, seguindo o Hyperlapse, que faz vídeos em timelapse (vídeo que exibe as imagens em velocidade maior do que a original). Até o momento, o novo aplicativo do Instagram só está disponível para dispositivos com o iOS (Layout from Instagram na Apple Store). Entretanto os usuários do Android não terão que esperar muito tempo, uma vez que os desenvolvedores do Layout informaram que ele estará disponível para o sistema em breve.
Fonte: CNet.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.