Apesar de ser palco de mais recentes trocas de mensagens de ódio e selvageria, o Facebook parece ter dado um tempo para o cinza da guerra e abraçou as cores do arco-íris nas últimas horas. Se você não está entendendo, basta abrir sua timeline e ver que a maior parte dos seus contatos, trocou sua imagem pela de um arco-íris, ou aplicou filtros que remetam a ideia. A viralização ocorreu como manifestação de solidariedade pela aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo nos EUA.
Numa decisão histórica, a Suprema Corte Americana legalizou nesta sexta-feira (26), o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país. Os 13 estados que ainda proibiam não podem mais barrar os casamentos entre homossexuais, que passam a ser legalizados em todos os 50 estados americanos. A decisão veio por cinco votos contra quatro.
Na sentença, o tribunal afirmou que: “O casamento tem sido uma instituição central na sociedade desde os tempos antigos, mas ele não está isolado das evoluções no direito e na sociedade. Ao excluir casais do mesmo sexo do casamento, nega-se a eles a constelação de benefícios que os estados relacionaram ao casamento“, declara. O tribunal ainda acrescentou: “O casamento encarna um amor que pode perdurar até mesmo após a morte“.
A decisão não entrará em vigor imediatamente porque a Suprema Corte concede ao litigante que perdeu o caso aproximadamente três semanas para solicitar uma reconsideração, mas centenas de pessoas se reuniram nos arredores do tribunal no centro de Washington, para comemorar a decisão dos juízes.
O governo do presidente Barack Obama já tinha manifestado abertamente sua postura a favor do casamento homossexual depois que, pela primeira vez, o próprio líder declarou apoio à causa em 2012. Obama disse no Twitter que a aprovação é um grande passo para a igualdade de direitos. “Casais de gays e lésbicas têm agora o direito de se casar, como todas as outras pessoas. #Oamorvence“, disse o presidente. Ele fez um pronunciamento e disse que a decisão é uma “vitória para a América“.
O Facebook aproveitou a onda e criou uma pequena ferramenta chamada “Let’s Celebrate Pride” para ajudar a colorir essa importante conquista. Para fazer parte, basta acessar o link e aceitar a opção que um filtro colorido será aplicado na sua foto do perfil indicando que você também faz parte dos que defendem o amor livre.
E aí, não é bem melhor ver o Facebook se colorir de amor? Quanto tempo até que os haters comecem a atacar?
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.