A Amazon assume o compromisso de reduzir a emissão de poluentes atmosféricos, e colocará nas ruas uma frota de veículos de entrega completamente elétricos em 2021. A produção está sendo feita pela Rivian, que é um empresa especializada em veículos elétricos. O anúncio faz parte dos esforços para cumprir o compromisso climático da empresa o Climate Pledge, que estabelece a meta de cumprir o Acordo de Paris até 2040.
A Amazon quer que a companhia funcione somente com energia renovável até 2030, e seja carbono zero até 2040. Já o Acordo de Paris determina ambos para as empresas até 2050.
“Estamos tentando construir a frota de transporte mais sustentável do mundo. Ela também precisa ser funcional, ter o melhor e o mais seguro desempenho”.
diz Ross Rachey, diretor de produtos da Amazon
Sustentabilidade e alto desempenho
Ao longo de 18 meses, a equipe de transportes da Amazon trabalhou meticulosamente para dar uma variedade de opções de veículos elétricos que não emitissem carbono.
Como a equipe de Rachey teve um período muito curto para conseguirem cumprir o prazo estabelecido, eles saíram das opções convencionais e desenvolveram um veículo elétrico totalmente customizável.
Caso a experiência com as vans seja bem sucedida, ela reduzirá de forma significativa a emissão de gases de carbono, vai aumentar a segurança dos passageiros, trará tecnologia e outros elementos para a melhor experiência possível.
As vans também vêm em três tamanhos e trabalham com múltiplas baterias para conseguirem atender rotas específicas. Segundo R.J Scaringe, o CEO da Rivian, há um compromisso muito grande com a eficiência.
“Estamos focados em ter eficiência em todos os aspectos do design do veículo – tudo, desde o aquecimento da cabine até a direção ergonômica foi otimizado pensando em tempo e energia.”
R.J Scaringe
Amazon e o Acordo de Paris
Jeff Bezos, o CEO da Amazon, diz que as grandes empresas podem “fazer a diferença” no meio ambiente caso sigam o protocolo do Acordo de Paris.
“Decidimos usar nosso tamanho e escala para fazer a diferença. Se uma empresa com tanta infraestrutura física quanto a Amazon – que entrega mais de 10 bilhões de itens por ano – pode cumprir o Acordo de Paris dez anos antes, qualquer empresa pode. Grandes empresas que assinarem o Climate Pledge enviarão um sinal importante ao mercado de que é hora de investir nos produtos e serviços que os signatários precisam para cumprir seus compromissos”
Jeff Bezos
Vale dizer que o Acordo de Paris é um tratado no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima que rege medidas de redução de emissão de gases estufa a partir de 2020, a fim de conter o aquecimento global e reforçar a capacidade dos países de responder ao desafio em um contexto sustentável.
O acordo foi negociado em Paris, durante a COP21, e aprovado no dia 12 de dezembro de 2015.
Fonte: Interesting Engineering
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.