Google e Adobe juntaram esforços para criar uma nova fonte que realiza o sonho de muitos designers. A Noto Serif CJK é uma fonte desenvolvida para trabalhar de forma perfeita com qualquer idioma. E, diferentemente da maioria, inclui até chinês, japonês e coreano e todas as variações regionais.
Criar uma fonte do tipo é complicado por conta a diferença do alfabeto usado na China, Japão e Coreia. Os países têm idiomas com milhares de caracteres distintos, contra somente algumas dezenas em línguas latinas ou que usam o alfabeto cirílico. Segundo o Google, a nova fonte traz traços familiares para qualquer cultura. Ainda assim, ela mantém aspecto similar em escritos de línguas tão diferentes como o português e o chinês tradicional. ()
A Noto Serif CJK resolve um problema comum em produtos que precisam ser globais e multilíngues. Pela falta de fontes adequadas, é comum designers usarem fontes diferentes para o mesmo aplicativo ou site. Mas, é uma espécie de gambiarra que não agrada a ninguém. “Quando você pega duas fontes e as mistura, verá que os caracteres não parecem certos juntos”, explica Bob Jung, diretor do Google para esforços de internacionalização.
Uma fonte para todos
Criar uma fonte que funcione bem com qualquer idioma e pareça tão simples quanto a Times New Roman ou a Arial é difícil. No entanto, o Google diz ter feito exatamente isso. A Noto Serif CJK é a terceira que torna isso possível. Antes dela, vieram Source Han Sans e Noto, duas fontes sem serifa. Uma fonte serifada é ainda mais complicada de desenvolver, o que torna a novidade ainda mais interessante e única.
O melhor é que esse é um lançamento do Google Fonts, um repositório com opções gratuitas e open source para baixar e usar em qualquer projeto. Se você for um designer, a Noto Serif CJK é perfeita para usar em produtos internacionais feitos para cerca de 600 idiomas. Se você não for, pode esperar por ela em aplicativos no celular muito em breve.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.