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Em evento digital na manhã de terça-feira (13), a Fiserv, empresa líder de tecnologias para transações financeiras e pagamentos, apresentou sua pesquisa sobre o cenário atual de e-commerce e pagamentos em 2022 no Brasil com uma análise da transição entre a pandemia e o momento atual com o encerramento das restrições sanitárias que foram necessárias durante o período.
A apresentação destacou a grande adesão do Pix como principal meio de pagamento no Brasil, sendo um padrão a ser seguido em diversos países. Além disso, foi apresentado um grande panorama do E-commerce brasileiro atual, que mostrou uma retração das compras online coincidindo com o fim da pandemia da Covid-19; foram vistas também as novas tendências para o varejo online em uma prospecção para 2023.
A pesquisa revela expectativas dos consumidores para 2023, com um olhar para o futuro e que destaca a relação da população brasileira com os canais de compra, seu conhecimento da experiência omnichannel, o Pix e a evolução do-ecommerce na percepção dos brasileiros.
E-commerce brasileiro atual
A pandemia afetou diversos setores da economia e os efeitos foram diferenciados para cada um deles. Alguns, como de eventos e turismo, tiveram um impacto negativo devido às instruções de isolamento social como medida sanitária para controlar a propagação do vírus, impactando diretamente um serviço que depende da presença física de seus clientes e consumidores.
Por outro lado, os shoppings e lojas de rua foram substituídos em muitos casos pelas compras virtuais, ou seja, a pandemia que foi um impacto negativo para diversos setores da economia, fez com que o consumo digital crescesse, tanto no varejo quanto no setor alimentício e muitos outros. Além do crescimento, houve uma consolidação do canal de compras com o amadurecimento das aquisições de forma online, com um público cada vez mais ciente de suas possibilidades.
De acordo com a SBVC, das 300 maiores empresas de varejo brasileiro, 225 operam através do e-commerce, o que representou um crescimento de 38,89% no período de 2 anos, quando o número de empresas era de 162 dentre as 300. Da mesma forma, no setor de supermercados o crescimento foi mais evidente com um salto de 28% para 61% de redes que possuem lojas virtuais do período de 2019 para 2021.
A pesquisa da Fiserv aponta que há uma preferência pela compra online para todas as categorias, exceto medicamentos e supermercados. Cursos, treinamentos e entretenimento são as categorias com maior adesão pela compra online. Segundo a Fiserv, a percepção de experiência em lojas integradas é maior no setor supermercadista, segundo 10% dos respondentes.
Uma das grandes vantagens em relação às compras online, segundo os consumidores, está relacionada a promoções e ofertas, facilidade de encontrar os produtos desejados, disponibilidade de informações e melhores condições de pagamento. Por outro lado, o principal atributo da loja física é a facilidade de devolução.
A transformação no mercado de meios de pagamento
Como uma empresa que participa ativamente da tecnologia envolvida no meio de pagamento, um dos pontos principais da pesquisa da Fiserv é a transformação com as novas tendências dos meios de pagamento. Durante a apresentação, foi mostrada a evolução nos últimos anos com a entrada do Pix, o aumento das compras online e o status atual do mercado desses meios. A partir dos dados, é possível projetar para os próximos anos um futuro que deve se adequar cada vez mais às novas formas de comprar pela internet.
A preferência pelo Pix é uma das grandes novidades do mercado de meios de pagamento dos últimos anos. O Pix é o principal meio utilizado, selecionado por 86% dos entrevistados de todas as faixas etárias e regiões do país. Os outros meios mais usados são cartão de crédito e débito na maquininha, selecionado por 74%, e dinheiro em espécie, por 64% dos participantes da entrevista. Além disso, mais da metade afirmam que utilizam cartão de crédito ou débito em compras online digitando os dados do cartão no momento da compra.
A pesquisa evidencia uma preferência pelo Pix em diferentes níveis socioeconômicos. Em classes sociais com maior poderio econômico evidencia-se a preferência por digital wallets, cartão de crédito ou débito por aproximação e cartões virtuais, enquanto nas classes menos favorecidas economicamente destaca-se por um uso maior do que das outras pelo uso de pagamentos no caixa da agência bancária ou em lotéricas.
O Pix se tornou unanimidade, sendo referência em outros países, segundo Giuliana Plastina Cestaro, diretora de produtos e-commerce da Fiserv para América Latina. Após o Pix, os respondentes com mais de 46 anos preferem usar cartão de crédito ou débito inserido na maquininha e na mesma faixa também há a opção por digitar os dados do cartão em compras online.
Ainda segundo a pesquisa, segurança, agilidade no pagamento e os descontos são os principais motivadores da escolha de um meio de pagamento. Isso evidencia os motivos pelo uso do Pix nas compras, um método prático e rápido de operacionalizar com o dinheiro entrando na conta do recebedor de maneira automática.
Ainda há um trabalho de educação a ser feito pelas instituições parceiras do Banco Central com a oferta do Pix para maior clareza para parte da população sobre as novas modalidades de pagamento. Pix Garantido ou Parcelado é a novidade mais conhecida por parte dos entrevistados, enquanto algumas novas propostas do BC como o Pix recorrente e o offline não são tão conhecidas e representam uma maior taxa de interesse por parte dos consumidores.
Tendências para o varejo online em 2023
- Experiência Omnichannel
As novas tendências para o mercado a curto prazo envolvem mais disseminação da experiência omnichannel, que consiste na compra online e retirada em loja física, que faz com que os consumidores consigam aproveitar as vantagens da compra pelos meios virtuais sem um dos principais pontos negativos, segundo a pesquisa, que é a dificuldade pela troca do produto.
Entre setembro de 2021 e 2022, 69% compraram em loja online para retirar em loja física, enquanto no ano anterior havia ficado em 48%. Do mesmo modo, 53% dos entrevistados compraram online e fizeram troca em loja física, demonstrando fortalecimento e pré-disposição dos brasileiros para esse tipo de compra.
- Marketplace
Além das tendências relacionadas à experiência omnichannel, há um crescimento evidente do marketplace, com cerca de 90% dos mais 2000 consumidores entrevistados pela Opinion Box em julho de 2022 respondendo que costumam fazer compras em marketplaces como Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza, Submarino e outros.
A grande vantagem do marketplace fica por conta de uma facilidade para a operação por parte de vendedores menores, que utilizam a estrutura de uma empresa maior para realizar as transações e transporte de encomendas, enquanto para o consumidor há uma centralização de produtos em um único site que possui um sistema confiável para a aquisição do item e maior facilidade no meio de pagamento.
- 5G no e-Commerce e uso de dados
Como em diferentes áreas que envolvem tecnologia, espera-se que o 5G impacte muitas relações que temos com o uso da internet no dia-a-dia. A expectativa, segundo a Fiserv, é pelo surgimento de uma nova geração de empresas de varejo com maior integração com as lojas físicas.
Além disso, com o 5G há uma expectativa por parte da indústria pelo crescimento no número de dados gerados, que atualmente já são utilizados como parte do processo de personalização da experiência em compras online através do profundo conhecimento do público-alvo e seus hábitos de compra. Dessa forma, torna-se mais fácil reter consumidores de certos varejistas com atrativos que agradem o comprador.
Por fim, a pesquisa foi designada para diagnosticar as diferenças segundo as faixas etárias e momentos evolutivos dos meios de pagamento. Isso para que, por dados concretos, seja possível realizar uma prospecção do futuro e antecipar a tecnologia que será necessária para que a tendência ocorra efetivamente.
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Fonte: Fiserv.
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