Índice
O Telegram, um dos mensageiros mais conhecidos da atualidade, acaba de ganhar um novo recurso. E, ao contrário do que você pode estar imaginando, ele não copiou as “histórias” do Snapchat. Nesta atualização, o Telegram ganha chamadas de voz para competir com o seu principal concorrente, o WhatsApp.
O novo recurso começa a ser liberado na Europa, mas em breve será disponibilizado em outras regiões. A interface das ligações é a mesma conhecida por praticamente todo mundo, mas o Telegram promete mais inovação e segurança.
Em uma publicação no seu blog oficial, a equipe do Telegram explica como a “divertida” verificação de segurança funciona. Eles substituem a tradicional criptografia (que surgiu em 2013) por uma mais simples: dois usuários precisarão comparar quatro emojis para garantir que a chamada está criptografada. “Sem códigos longos ou imagens complicadas“, como já cita a própria empresa.
Como se diferenciar da concorrência
O WhatsApp oferece chamadas de voz há algum tempo, bem como outros mensageiros concorrentes do Telegram. Com isto em mente, a empresa responsável pelo app precisou focar em alguns pontos específicos. A segurança está em primeiro, mas a qualidade das ligações também promete ser um diferencial.
Sempre que possível, suas chamadas passarão por uma conexão P2P, usando os melhores codecs de áudio para economizar o tráfego [de dados].
O Telegram explica que se a conexão P2P não puder ser estabelecida, o servidor mais próximo será utilizado para conectá-lo com a outra pessoa. A empresa também afirma que a mesma infraestrutura de servidores para mensagens de texto também será utilizada para as chamadas de voz.
Ela também garante que vai expandir a rede de distribuição de conteúdo ao redor do mundo, “mesmo em áreas remotas” onde as conexões são mais lentas.
Inteligência-Artificial nas chamadas? Sim!
“Cada vez que você faz uma chamada de voz no Telegram, uma rede neural aprende com o seu feedback e do seu dispositivo“, diz a empresa. Ela não terá acesso ao conteúdo da conversa, mas sim a informações técnicas como velocidade da rede, ping, utilização de dados e afins. Para isto, o Telegram quer aprender na prática como melhorar a qualidade das futuras chamadas de voz, o que em tese é bastante positivo.
E, é claro, para não drenar o seu pacote de dados, os parâmetros poderão ser ajustados durante uma conversa. O aplicativo poderá se adaptar para fornecer melhor qualidade de áudio, utilizando menos dados móveis quando há má recepção de sinal, por exemplo.
Segundo a empresa e seus testes, as chamadas de voz do Telegram já são superiores que os seus concorrentes. Nós, é claro, só teremos certeza disto a partir de testes mais aprofundados.
Outras mudanças e melhorias
O Telegram também ganhou outras novidades com esta atualização. Dentre elas, você poderá escolher quem vai ligá-lo pelo aplicativo – apenas contatos, qualquer pessoa ou ninguém.
Mas a outra boa mudança no Telegram está nos vídeos. O aplicativo agora permite que você possa editar os seus vídeos com mais calma antes de enviá-los, escolhendo entre até cinco opções de compressão. Esta função pode ser escolhida como “padrão” para o envio de novos vídeos dentro da plataforma.
Você pode baixar o Telegram na App Store, Google Play e Windows Store. Como já citado, o recurso *não está funcionando* em outro lugar além da Europa. A empresa promete que, em breve, ele será distribuído para mais regiões.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.