Índice
- Fyre Festival – Fiasco no Caribe (2019)
- Como Ser Warren Buffett (2017)
- Fome de Poder (2016)
- Cães de Guerra (2016)
- Generation Startup (2016)
- Steve Jobs (2015)
- Joy: O Nome do Sucesso (2015)
- A Grande Aposta (2015)
- O Lobo de Wall Street (2013)
- Trapaça (2013)
- The Startup Kids (2012)
- Margin Call – O Dia Antes do Fim (2011)
- O Homem Que Mudou o Jogo (2011)
- Sem Limites (2011)
- Something Ventured (2011)
- Grande Demais Para Quebrar (2011)
- A Rede Social (2010)
- Trabalho Interno (2010)
- Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010)
- Invictus (2009)
- Coco, Antes de Chanel (2009)
- Um Sonho Possível (2009)
- Carros Usados, Vendedores Pirados! (2009)
- Reação Colateral (2008)
- Jogada de Gênio (2008)
- O Diabo Veste Prada (2006)
- À Procura da Felicidade (2006)
- O Senhor das Armas (2005)
- Coach Carter: Treino para a Vida (2005)
- Obrigado por Fumar (2005)
- Tudo por Dinheiro (2005)
- O Aviador (2004)
- The Corporation (2003)
- Prenda-me se for Capaz (2002)
- Uma Mente Brilhante (2001)
- Startup.com (2001)
- Erin Brockovich, uma Mulher de Talento (2000)
- O Primeiro Milhão (2000)
- Como Enlouquecer seu Chefe (1999)
- A Fraude (1999)
- Um Domingo Qualquer (1999)
- Piratas da Informática: Piratas do Vale do Silício (1999)
- Donnie Brasco (1997)
- Jerry Maguire – A Grande Virada (1996)
- Casino (1995)
- O Sucesso a Qualquer Preço (1992)
- Os Bons Companheiros (1990)
- Wall Street: Poder e Cobiça (1987)
- O Segredo do Meu Sucesso (1987)
- Trilogia do Poderoso Chefão (1972, 1974 e 1990)
Essa lista contém filmes que todo empreendedor deve assistir ao menos uma vez para conhecer a história de empresas de sucesso, entender uma ou duas teorias sobre o mundo dos negócios e até mesmo assimilar o que não fazer em seus próprios projetos de acordo com o mercado financeiro.
Por exemplo, você poderá ter uma noção de como Wall Street funciona, conhecer mais sobre a história de alguns fundadores e investidores populares ou descobrir como criminosos famosos conseguiram chegar onde chegaram antes de tudo ser descoberto e gerar crises financeiras.
Confira os filmes e documentários abaixo que abordam vários aspectos relacionados à administração, gerenciamento e empreendedorismo e se surpreenda com as reviravoltas – sejam elas para o sucesso ou para o fracasso.
Fyre Festival – Fiasco no Caribe (2019)
Título original: Fyre
7,2 no IMDb | 93% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Netflix
Fyre Festival – Fiasco no Caribe é um documentário sobre centenas de pessoas que foram atraídas pela promessa de vivenciarem a experiência completa de um festival luxuoso nas Bahamas, um arquipélago no Oceano Atlântico.
Elas compraram pacotes que custavam de 10 a 100 mil dólares e que incluíam acomodações de primeira classe, apresentações musicais, gastronomia requintada e um cronograma de atividades promissor. Porém, quando essas pessoas chegaram no lugar, encontraram um terreno em construção e algumas tendas. Logo, estavam ilhados em um lugar deserto com condições instáveis e mudanças climáticas oscilantes.
O Festival Fyre é um exemplo clássico sobre a importância do planejamento e da gestão de um projeto. Prosseguir com um plano sabendo que não conseguirá entregar pode desencadear um efeito dominó de prejuízos financeiros e de reputação no mundo dos negócios.
Como Ser Warren Buffett (2017)
Título original: Becoming Warren Buffett
7,5 no IMDb
Onde ver: HBO Max
Esse documentário destaca o progresso de um menino humilde de Nebraska, Estados Unidos, e sua jornada até tornar-se um dos homens mais respeitados do mundo e consolidar sua carreira de empreendedorismo. Com cenas inéditas e vídeos caseiros de sua vida, Warren Buffett permite que os espectadores o conheçam mais a fundo e compreendam sua filosofia de vida para além do dinheiro.
O investidor e filantropo Warren Buffett é considerado um dos empresários mais brilhantes de todos os tempos justamente por ter alcançado um status intelectual e financeiro de grande relevância e ainda assim não ter deixado de lado suas crenças e a noção moral.
Assim que o capital deixa de ser o problema maior, o foco do empreendedor pode ser direcionado para metas e objetivos que colocam o lucro em segundo lugar para subir em primeiro os valores e missões da empresa diante a sociedade.
Fome de Poder (2016)
Título original: The Founder
7,2 no IMDb | 80% no Rotten Tomatoes
Onde ver: HBO Max
Em Fome de Poder acompanhamos a história da maior rede de fast-food já criada até então. No filme, o vendedor Ray Kroc (Michael Keaton) descobre um restaurante gerenciado pelos irmãos McDonald no sul da Califórnia, no final dos anos 1950.
Deslumbrado com a dinâmica estruturada na cozinha, com a velocidade e o potencial do empreendimento, o ambicioso Kroc faz de tudo para assumir o controle do negócio, transformando então o lugar em um império bilionário no setor alimentício e no mercado financeiro.
Cães de Guerra (2016)
Título original: War Dogs
7,1 no IMDb | 61% no Rotten Tomatoes
Onde ver: HBO Max / Prime Video
Em Cães de Guerra, durante a guerra no Iraque, um jovem oferece a seu amigo de infância a chance de ganhar muito dinheiro, mas para isso precisaria se tornar um traficante internacional de armas. Nessa investida, a dupla consegue um contrato de 300 milhões de dólares para fornecer armamentos aos militares afegãos, mas não tinha noção de que estavam fechando negócio com pessoas muito perigosas e poderosas.
Esse longa-metragem protagonizado por Jonah Hill e Miles Teller reforça a importância da pesquisa de campo do setor e a investigação de histórico de empresas e possíveis parcerias e clientes, independentemente do que você acha que sabe sobre o assunto. Além disso, nos negócios, é preciso saber o que os concorrentes estão fazendo em suas estratégias e se o valor do que você está oferecendo para ter sucesso no mercado financeiro é equivalente.
Generation Startup (2016)
6,2 no IMDb | 71% no Rotten Tomatoes
Na trama acompanhamos seis amigos recém-formados que saem da faculdade com um único objetivo em mente: montar uma startup em Detroit, nos Estados Unidos. Durante um pouco mais de um ano, o grupo enfrenta todos os desafios imagináveis e inimagináveis com o propósito de conseguir realizar esse sonho na carreira de empreendedorismo.
Generation Startup é um filme que mostra em linhas gerais a fórmula do empreendedorismo na América, explora os pontos necessários para construir uma startup e os possíveis resultados.
Steve Jobs (2015)
7,2 no IMDb | 85% no Rotten Tomatoes
Onde ver: por aluguel no YouTube, Google Play Filmes e TV, Prime Video ou Apple TV
O filme biográfico sobre Steve Jobs, o famoso fundador da Apple, destaca momentos cruciais de sua vida, desde o lançamento do primeiro Macintosh, no ano de 1984, e a criação da NeXT Inc, até o projeto revolucionário do iMac.
Além disso, fatos da vida pessoal de Jobs também são abordados, bem como os obstáculos que ele precisou enfrentar para construir uma das marcas de eletrônicos e softwares mais famosas que existem.
Joy: O Nome do Sucesso (2015)
Título original: Joy
6,6 no IMDb | 60% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Star+
Na trama, Joy Mangano (Jennifer Lawrence) é uma jovem brilhante, mas sua vida pessoal é extremamente complicada. Divorciada e mãe de dois filhos, ela vive com seus pais e ex-marido, que mora no porão. Sua mãe, que vive no andar de cima e passa o dia todo assistindo a novelas, compartilha o espaço com seu pai, apesar de serem divorciados há 17 anos. Criativa desde a infância, Joy inventa um esfregão de limpeza milagroso que se transforma em um fenômeno de vendas e faz dela uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.
O filme mostra a ascensão de Joy ao sucesso e os obstáculos enfrentados em meio a crises financeiras e pessoais que ainda assim não abalaram sua determinação em alcançar os objetivos traçados.
A Grande Aposta (2015)
Título original: The Big Short
7,8 no IMDb | 89% no Rotten Tomatoes
Onde ver: HBO Max
O que acontece quando um homem desvenda e diagnostica o colapso do banco imobiliário antes mesmo dessa crise acontecer?
Em 2008, o guru de Wall Street Michael Burry (Christian Bale) percebe que uma série de empréstimos feitos para o mercado imobiliário está em risco de inadimplência. Ele decide então apostar contra o mercado investindo mais de um bilhão de dólares dos seus investidores. Suas ações atraem a atenção do corretor Jared Vennet (Ryan Gosling), que percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Juntos, esses homens fazem uma fortuna tirando proveito do colapso econômico americano.
O Lobo de Wall Street (2013)
Título original: The Wolf of Wall Street
8,2 no IMDb | 80% no Rotten Tomatoes
Onde ver: HBO Max
Em O Lobo de Wall Street, baseado numa história real, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) é um ambicioso corretor da bolsa de valores que cria um verdadeiro império, enriquecendo de forma rápida, porém ilegal. Ele e seus amigos mergulham no mundo de excessos, mas seus métodos ilícitos despertam a atenção da polícia. Então, com isso em mente, qual é a melhor maneira de aprender sobre os erros sobre empreendimentos e negócios a serem evitados senão observar as escolhas erradas e situações catastróficas que o próprio Belfort cometeu?
Claro que o sucesso que ele obteve não deve ser esquecido, mas no final das contas Jordan Belfort foi lembrado pelos seus erros, provando que todo cuidado é pouco na hora de lidar com finanças e negócios.
Trapaça (2013)
Título original: American Hustle
7,2 no IMDb | 92% no Rotten Tomatoes
Onde ver: HBO Max
Inspirado numa história real que aconteceu no final dos anos 1970, Trapaça acompanha Irving Rosenfeld (Christian Bale), um grande trapaceiro que trabalha junto da sócia e amante Sydney Prosser (Amy Adams). Os dois são forçados a colaborar com Richie DiMaso (Bradley Cooper), um agente do FBI que infiltra Rosenfeld no mundo da máfia.
Ao mesmo tempo, o trio também se envolve na política do país, através do candidato Carmine Polito (Jeremy Renner). Os planos parecem dar certo, até a esposa de Irving, Rosalyn (Jennifer Lawrence), aparecer e mudar as regras do jogo. “Trapaça” basicamente retrata as consequências dos erros do passado dos personagens e o preço que eles precisam pagar para corrigi-los.
The Startup Kids (2012)
6,6 no IMDb
The Startup Kids é um documentário sobre jovens empreendedores da rede espalhados pelo mundo. Os fundadores do Vimeo, Soundcloud, Dropbox e outros sites discutem sobre o que é preciso para criar uma startup e os obstáculos que podem aparecer no mundo dos negócios.
Além disso, o documentário traz personalidades importantes do cenário tecnológico para compartilhar experiências de trabalho com jovens empreendedores com ideias brilhantes e transformadoras.
Margin Call – O Dia Antes do Fim (2011)
Título original: Margin Call
7,1 no IMDb | 87% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Prime Video
Na trama, cortes em Wall Street fazem com que um dos funcionários demitidos deixe para trás um pen drive com dados sobre o risco de falência de sua empresa. Então, uma série de decisões financeiras e morais empurram a vida de todos os envolvidos em direção ao abismo.
Com base na crise financeira de 2008, o filme se passa em um período de 24 horas em que tudo começa a desmoronar e, de alguma forma, as pessoas tentam ao máximo tirar algum proveito disso. Então o foco não é nos lucros e nas finanças em si, mas sim como empresários e funcionários lidam com um enorme desvio de rotas, precisando colocar o pensamento estratégico em jogo.
O Homem Que Mudou o Jogo (2011)
Título original: Moneyball
7,6 no IMDb | 94% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Netflix / Globoplay
O Homem Que Mudou o Jogo conta a história de Billy Beane (Brad Pitt), gerente geral do Oakland Athletics que busca uma abordagem inovadora para atrair novos jogadores para o time, tendo em mente o baixo orçamento disponível. Unindo forças com Peter Brand, graduado da Ivy League, Beane se prepara para desafiar as tradições da velha escola. Ele recruta jogadores que os olheiros rotularam como não suficientes, mas que na verdade têm potencial para vencer o jogo.
Sem Limites (2011)
Título original: Limitless
7,4 no IMDb | 69% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Globoplay
Na premissa de Sem Limites, encarando o desemprego e a rejeição de sua namorada, o escritor Eddie Morra (Bradley Cooper) se convence de que não tem mais futuro. Mas tudo muda quando um velho amigo lhe dá uma droga que melhora as habilidades mentais. Viciado nesta química ainda não testada, Eddie chega ao topo do mundo financeiro e chama a atenção de um magnata que pretende usá-lo para fazer fortuna. Mas terríveis efeitos colaterais e a diminuição do estoque da droga ameaçam o colapso de Eddie a qualquer momento. Esse é um longa-metragem que une ciência com o mundo dos negócios.
Something Ventured (2011)
7,0 no IMDb
Something Ventured é um documentário que narra a história de investidores e o surgimento do capital de risco americano em meados do século XX. Ele inclui entrevistas com especialistas no assunto proeminentes dos anos 1960, 1970 e 1980, a maioria dos quais são fundadores de empresas como Apple, Intel, Cisco etc.
Além disso, as filmagens e conversas revelam histórias de bastidores, lançando uma luz sobre como algumas dessas empresas populares conseguiram escalar e expandir seus negócios.
Grande Demais Para Quebrar (2011)
Título original: Too Big to Fail
7,3 no IMDb | 77% no Rotten Tomatoes
Onde ver: HBO Max
Grande Demais para Quebrar é mais um filme que definitivamente todo empreendedor deveria assistir. Nele, líderes financeiros entram em ação quando a economia dos Estados Unidos ameaça entrar em colapso no ano de 2008.
Esse longa-metragem ensina muito sobre a importância de como aprender a se preparar para o pior. No caso de empreendedores, no mundo dos negócios, é importante desenvolver o senso estratégico para prever saídas em crises financeiras.
A Rede Social (2010)
Título original: The Social Network
7,8 no IMDb | 96% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Netflix / HBO Max
Baseado na história real, em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), estudante de Harvard e gênio da computação, começa a trabalhar em um novo conceito que acaba se transformando numa rede social global conhecida como Facebook. Seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso de sua rede social. No entanto, a sua ascensão sem precedentes traz complicações legais e pessoais.
A criação do Facebook é um ótimo exemplo para mostrar que grandes empresas muitas vezes têm começos bem difíceis e restritos, sem muito investimento ou apoio. Mas com visão e as táticas certas, isso pode mudar.
Trabalho Interno (2010)
Título original: Inside Job
8,2 no IMDb | 98% no Rotten Tomatoes
Onde ver: para alugar em YouTube, Apple TV e Prime Video
Nesse ponto já é perceptível que a crise de 2008 é um objeto de estudo muito forte para empreendedores e tudo que gira em torno do ocorrido pode ser analisado como um grande aprendizado. Isso porque a crise financeira mundial que aconteceu em 2008 causou a perda de milhões de empregos e casas e mergulhou os Estados Unidos numa profunda recessão econômica.
Aqui, Matt Damon narra um documentário que fornece uma análise detalhada dos elementos que levaram ao colapso e identifica peças-chave do mundo financeiro e político. Enquanto isso, o diretor Charles Ferguson realiza muitas entrevistas e traça a história dos Estados Unidos, da China, Islândia e outros mercados financeiros mundiais.
Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010)
Título original: Wall Street: Money Never Sleeps
6,2 no IMDb | 55% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Star+
Na trama, o protagonista Gordon Gekko (Michael Douglas) está mais uma vez no centro das atenções, mas desta vez ele tenta reconstruir sua empresa e fortuna – ao lado de seu futuro genro. Ele usa alguns métodos não tão convencionais e moralmente errados para lutar contra seus rivais e inimigos, e com seu histórico no mundo dos negócios, isso pode acabar sendo um grande erro.
Invictus (2009)
7,3 no IMDb | 76% no Rotten Tomatoes
Onde ver: HBO Max
Inspirado na história real de Nelson Mandela, interpretado por Morgan Freeman. Depois do fim do apartheid, o recém-eleito presidente lidera uma África do Sul que continua racial e economicamente dividida. Ele acredita que pode unificar a nação por meio da linguagem universal do esporte. Para isso, Mandela uniu forças com François Pienaar (Matt Damon), capitão do time de rúgbi, promovendo a união dos sul-africanos em favor do time local na Copa Mundial de Rúgbi de 1995.
Coco, Antes de Chanel (2009)
Título original: Coco avant Chanel
6,7 no IMDb | 64% no Rotten Tomatoes
Onde ver: para alugar em Apple TV e Prime Video
No drama biográfico, Coco Chanel (Audrey Tautou) era uma jovem humilde com talento para costura e trabalhava como cantora em um bar. Sua vida muda quando ela se torna amante e conselheira de moda de um herdeiro. Cansada dos chapéus floridos, dos espartilhos apertados e metros de fita que definem a moda feminina, Coco usa as roupas de seu amante como ponto de partida para criar uma elegante e sofisticada linha feminina que a leva para o topo da costura parisiense no mundo dos negócios.
Um Sonho Possível (2009)
Título original: The Blind Side
7,6 no IMDb | 66% no Rotten Tomatoes
Onde ver: HBO Max / Prime Video
Mais um drama esportivo de peso baseado em uma história real. Neste, Michael Oher (Quinton Aaron) é um jovem negro, filho de uma mãe viciada e que não tem onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele é avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tem ideia que aquele dia mudaria para sempre a sua vida. Com a ajuda da nova família e de uma tutora dedicada, ele percebe seu potencial como estudante e jogador de futebol americano.
Carros Usados, Vendedores Pirados! (2009)
Título original: The Goods: Live Hard, Sell Hard
5,7 no IMDb | 27% no Rotten Tomatoes
Em Carros Usados, Vendedores Pirados!, Don Ready (Jeremy Piven) é famoso por seu dom extraordinário em vender carros. Juntamente com seus companheiros, ele assegura uma grande venda no mundo dos negócios. Só que um acidente ocorrido durante a comemoração desse feito fez com que Ready se afastasse do ramo.
Até que um dia ele recebe uma ligação de um amigo, que lhe pede que o ajude a salvar seu negócio da falência. Peter Selleck (Rob Riggle) tem apenas três dias para liquidar o estoque de uma loja de revenda de carros. Ready aceita o desafio e, desta forma, passa a ter sob seu comando uma nova equipe.
Reação Colateral (2008)
Título original: August
5,3x no IMDb | 36% no Rotten Tomatoes
Não deve ser nada fácil gerenciar um negócio e ter uma vida social balanceada, mas Tom Sterling (Josh Hartnett) parece equilibrar isso muito bem. Até que tudo começa a desmoronar, os clientes começam a se retirar e a empresa começa a perder dinheiro. Uma vez que você cai, o custo de se levantar é muito maior.
Com isso, em Reação Colateral a empresa de Sterling é atingida pela bolha tecnológica de 2001 e ele é forçado a pedir um empréstimo para seu irmão, com quem não tem bom relacionamento. Tom logo percebe que pessoas próximas também precisam de ajuda.
Jogada de Gênio (2008)
Título original: Flash of Genius
7,0 no IMDb | 61% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Apple TV
Na premissa, o professor universitário e inventor Robert Kearns (Greg Kinnear) desenvolve um limpador de para-brisas intermitente, e ele acredita que sua mulher, seus filhos e ele não precisarão mais se preocupar com dinheiro pelo resto da vida. Apesar da invenção ser um sucesso entre as grandes montadoras em Detroit nos anos 1960, Robert é forçado a sair de cena. Então, ele entra na justiça contra a indústria de automóveis.
O Diabo Veste Prada (2006)
Título original: The Devil Wears Prada
6,9 no IMDb | 75% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Star+
Na premissa, a esperançosa recém-formada Andrea Sachs (Anne Hathaway) tem grandes sonhos e vai trabalhar na conceituada revista de moda “Runway”. A sua função é ser assistente da diabólica Miranda Priestly (Meryl Streep). Andy não se sente bem no ambiente tenso da redação e questiona sua habilidade em continuar trabalhando com Miranda.
Esse filme é a definição de que os meios justificam os fins. Ele mostra até onde as pessoas são capazes de ir para alcançar o sucesso e os maiores cargos possíveis, sem escrúpulos ou medo do mercado altamente competitivo. Ao mesmo tempo, apresenta personagens que são vítimas desse ambiente tóxico e o dilema que fica entre desistir ou tentar lidar para alcançar os sonhos de forma honesta.
À Procura da Felicidade (2006)
Título original: The Pursuit of Happiness
8,0 no IMDb | 67% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Netflix / HBO Max / Star+
À Procura da Felicidade é uma história real baseada na vida de um vendedor sem-teto, Christopher Gardner, e seu filho. Na trama, Gardner (Will Smith) enfrenta sérios problemas financeiros e sua esposa, Linda (Thandiwe Newton), decide partir. Agora sozinho, ele precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de cinco anos.
Chris tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, mas só consegue um estágio não-remunerado. Seus problemas financeiros não podem esperar uma promoção e eles acabam despejados. Então pai e filho passam a dormir em abrigos ou onde quer que consigam um refúgio, mantendo a esperança de que dias melhores virão.
O Senhor das Armas (2005)
Título original: Lord Of War
7,6 no IMDb | 61% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Prime Video
Na história, um agente incorruptível da Interpol persegue um negociante de armas chamado Yuri Orlov (Nicolas Cage), que ficou milionário se aproveitando do fim da Guerra Fria, do colapso da União Soviética e do crescimento do terrorismo internacional para fazer negócios em todas as partes do mundo.
Coach Carter: Treino para a Vida (2005)
Título original: Coach Carter
7,3 no IMDb | 64% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Netflix / Telecine
Na história ambientada em 1999, Ken Carter (Samuel L. Jackson) retorna para sua antiga escola em Richmond, Califórnia, aceitando se tornar o treinador do time de basquete para colocá-lo em forma. Com muita disciplina e regras duras, ele consegue fazer a equipe vencer. Mas quando as notas dos jogadores começam a baixar, Carter fecha o ginásio e interrompe o campeonato.
O treinador é criticado pelos jogadores e seus pais, mas está determinado a fazer com que os jovens sejam vencedores tanto na escola quanto na quadra. Essa trama sobre drama esportivo é um bom exemplo do que a pessoa certa, na hora certa, com os recursos certos pode agregar num gerenciamento de crise.
Obrigado por Fumar (2005)
Título original: Thank You for Smoking
7,5 no IMDb | 86% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Star+
Na história, como porta-voz das grandes empresas de cigarros, Nick Naylor (Aaron Eckhart) ganha a vida defendendo os direitos dos fumantes. Mas ele começa a questionar seu papel como pai, à medida que seu filho se mostra interessado por sua profissão.
Obrigado por Fumar apresenta todos os dilemas e desafios que os empreendedores enfrentam diariamente ao se depararem com escolhas. É preciso considerar crenças pessoais, demandas do mercado financeiro e do mundo dos negócios, além da preocupação com a própria imagem. A grande questão é: como deixar todos felizes sem perder um centavo?
Tudo por Dinheiro (2005)
Título original: Two for the Money
6,2 no IMDb | 22% no Rotten Tomatoes
Onde ver: HBO Max
Na trama, Brandon Lang (Matthew McConaughey) é um ex-jogador de futebol americano das ligas estudantis que tem esperança de jogar nos profissionais. Ele recebe uma proposta de Walter Abrams (Al Pacino), um apostador que acredita no talento de Brandon para descobrir o time ganhador dos jogos.
No entanto, uma vez que o dinheiro começa a entrar e a ambição começa a crescer, surge uma espiral descendente. Tudo por Dinheiro é um filme interessante que mostra o lado sombrio das apostas, mas também as consequências de más decisões de negócios guiados por intenções impulsivas pelo luxo e poder.
O Aviador (2004)
Título original: The Aviator
7,5 no IMDb | 86% no Rotten Tomatoes
Onde ver: para alugar em YouTube / Google Play Filmes e TV / Apple TV / Prime Video
Depois de receber a herança de seu pai, Howard Hughes (Leonardo DiCaprio) passou a investir na indústria do cinema e ajudou a carreira de grandes nomes de Hollywood. Apesar do sucesso e da riqueza, o pioneiro da aviação sofria de depressão e fobias paralisantes.
Ou seja, O Aviador é sobre um empresário que tem dificuldade em encontrar sentido na vida além do dinheiro, do mercado financeiro e das oportunidades no mundo dos negócios, enquanto luta para manter sua saúde mental sob controle.
The Corporation (2003)
8,0 no IMDb | 89% no Rotten Tomatoes
Nesse documentário, a partir da polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana em considerar que uma empresa pode ser julgada como uma pessoa, são revistos os poderes de grandes corporações no mundo dos negócios atual.
A exploração da mão-de-obra barata no Terceiro Mundo e a devastação do meio ambiente, por exemplo, são alguns dos diversos fatos explorados. Para isso, o filme conta entrevistas de presidentes de corporações como a Nike, Shell e IBM, além do sociólogo Noam Chomsky, do economista Milton Friedman e do cineasta Michael Moore.
Prenda-me se for Capaz (2002)
Título original: Catch Me If You Can
8,1 no IMDb | 96% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Netflix / Paramount+
Baseado em uma história real, em Prenda-me se for Capaz, Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio) já trabalhou como médico, advogado e copiloto, tudo antes de completar 18 anos. Mestre na arte do disfarce, ele aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos com apenas 17 anos. Mas em seu encalço está o agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks), que usa todos os meios que tem ao seu dispor para encontrá-lo e capturá-lo, ainda que Frank sempre se mostre um passo à frente.
Esse longa-metragem escancara o mundo do crime de alta classe por meio de um dos vigaristas mais populares da história. Aqui é aquela velha moral da ética e dos princípios. Se Abagnale usasse suas habilidades no mundo dos negócios de forma honesta, seria um exemplo na carreira de empreendedorismo.
Uma Mente Brilhante (2001)
Título original: A Beautiful Mind
8,2 no IMDb | 74% no Rotten Tomatoes
Onde ver: para alugar em Apple TV, YouTube, Google Play Filmes e Prime Video
Em Uma Mente Brilhante, John Forbes Nash Jr. (Russell Crowe) é reconhecido como gênio da matemática aos 21 anos. Ele aceita um trabalho que vai mudar sua vida da noite para o dia, principalmente porque em paralelo ele precisa lidar com os primeiros sinais de esquizofrenia. Esse é um filme fora da curva na lista, mas sua importância permanece por mostrar as batalhas para alcançar os objetivos e sua trajetória para alcançar o prêmio Nobel.
Startup.com (2001)
7,1 no IMDb | 93% no Rotten Tomatoes
Nesse documentário, dois amigos do ensino médio unem suas ideias de negócios apenas para descobrir que construir uma empresa quando a Internet era uma novidade no mercado financeiro não seria nada fácil. Dirigido por Chris Hegedus e Jehane Noujaim, esse acontecimento é sobre a criação e a falência da empresa govWorks.com durante os anos 1999 e 2000.
Erin Brockovich, uma Mulher de Talento (2000)
Título original: Erin Brockovich
7,4 no IMDb | 85% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Globoplay
Baseado numa história real, no longa-metragem Erin Brockovich (Julia Roberts) é a mãe de três filhos que trabalha em um pequeno escritório de advocacia. Ao descobrir que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, ela convence seu chefe a deixá-la investigar o caso. Erin usa todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, para convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares.
Ou seja, o que era para ser uma história genérica sobre luta de classes acaba escalando para uma batalha maior contra uma grande corporação que está afetando diretamente a vida de uma população.
O Primeiro Milhão (2000)
Título original: Boiler Room
7,0 no IMDb | 66% no Rotten Tomatoes
Onde ver: para aluguel em Apple TV ou Prime Video
O Primeiro Milhão é baseado na Stratton Oakmont, uma empresa de comércio de ações criada por Jordan Belfort. Na sinopse, jovens na faixa dos vinte anos de idade se tornam milionários da noite para o dia.
Isso acontece porque atuando como corretores extremamente agressivos em uma corretora de valores um tanto quanto suspeita, eles convencem pessoas inocentes por telefone a comprar, investir e empreender com artefatos de luxo.
Como Enlouquecer seu Chefe (1999)
Título original: Office Space
7,6 no IMDb | 80% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Star+
Na sinopse, o rabugento Peter Gibbons (Ron Livingston) odeia seu trabalho em uma empresa de software. Sua terapeuta morre no meio de uma sessão de hipnose e o deixa em total estado de satisfação. Ele se recusa a trabalhar hora extra, joga na mesa do escritório e, sem a menor intenção, conquista dois consultores que aceleram a sua promoção. Peter e seus amigos descobrem que a companhia está prestes a fazer cortes e decidem armar um plano de vingança contra a empresa. Caos.
Ainda que a história tenha um arco narrativo cômico, ela também traz temas relevantes relacionados ao ambiente de trabalho. Entre eles está a abordagem e comunicação dos chefes como resposta à dedicação dos funcionários para provar um ponto.
A Fraude (1999)
Título original: Rogue Trader
6,4 no IMDb | 30% no Rotten Tomatoes
Na trama de A Fraude, Nick Leeson (Ewan McGregor) é um jovem britânico que trabalha no banco de investimentos Barings. Ele é enviado para Singapura, onde se aproveita do mercado e faz negócios arriscados, levando uma das mais antigas instituições financeiras à falência.
Um Domingo Qualquer (1999)
Título original: Any Given Sunday
6,9 no IMDb | 52% no Rotten Tomatoes
Onde ver: HBO Max
Um Domingo Qualquer, assim como alguns outros filmes da lista, está diretamente relacionado ao universo esportivo e como o mundo dos negócios se aplica no gerenciamento de um time, das possíveis crises e da própria vida pessoal.
Na sinopse da trama, há quatro anos, o Miami Sharks, do técnico Tony D’Amato (Al Pacino), estava no topo. Agora, o time enfrenta muitas dificuldades, o que deixa Damato em uma complicada situação, principalmente com Christina Pagniacci (Cameron Diaz), a jovem presidente e coproprietária da equipe. Fora de campo, ele sofre por ter um casamento falido e filhos alienados.
Piratas da Informática: Piratas do Vale do Silício (1999)
Título original: Pirates of Silicon Valley
7,2 no IMDb | 89% no Rotten Tomatoes
Até Steve Jobs e Bill Gates se consolidarem no mundo tecnológico e apresentarem suas ideias e criações, a informática era um conceito distante, que não fazia parte do universo das pessoas comuns. Os dois, ainda estudantes, lideraram uma revolução que integrou os computadores ao nosso dia a dia. Dito isso, Piratas da Informática: Piratas do Vale do Silício é um filme sobre o trabalho deles, suas mentes brilhantes, os desafios que enfrentaram e as traições que encontraram no mundo dos negócios.
Donnie Brasco (1997)
7,7 no IMDb | 88% no Rotten Tomatoes
Onde ver: HBO Max
Donnie Brasco conta a história real de um agente do FBI, Joe Pistone (Johnny Depp), que se infiltra na máfia local depois de ser colocado sob a proteção de Lefty Ruggiero (Al Pacino), um dos maiores mafiosos americanos.
A relação entre ambos os torna cúmplices inseparáveis, fazendo com que Lefty o torne membro ativo e conhecedor do mundo criminoso da família Bonano. Durante os sete anos seguintes, a vida de Joe tem apenas um objetivo: desmascarar o obscuro e sangrento mundo da máfia.
Jerry Maguire – A Grande Virada (1996)
Título original: Jerry Maguire
7,3 no IMDb | 84% no Rotten Tomatoes
Onde ver: HBO Max / Paramount+
No filme, Jerry Maguire (Tom Cruise) é um agente esportivo que comete o erro de dizer o que pensa e por isso se vê abandonado por todos os seus clientes, exceto o jogador de futebol americano Rod Tidwell (Cuba Gooding Jr.). A vida pessoal de Maguire também começa a se desintegrar quando ele fica dividido entre amor e finanças em meio ao mundo dos negócios que instiga as pessoas a priorizarem a necessidade de dinheiro e poder.
Casino (1995)
8,2 no IMDb | 79% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Prime Video / Telecine
É bom destacar constantemente a boa e velha frase “amigos, amigos, negócios à parte”. Nem sempre é uma boa ideia misturar a vida pessoal com o âmbito profissional e Casino é um exemplo para comprovar o ditado.
No longa-metragem ambientado no início dos anos 1970, o mafioso Sam Rothstein (Robert De Niro) é encarregado de administrar um cassino em Las Vegas. Inicialmente, ele e o amigo Nicky Santoro (Joe Pesci), com tendências violentas, conseguem transformar a casa de jogos em um verdadeiro império. Mas Sam tem uma fraqueza: ele se apaixona e casa com a bela Ginger McKenna (Sharon Stone), uma ex-prostituta ainda ligada a um trambiqueiro. Com o passar dos anos, a fortuna de Ace vai diminuindo, e ele questiona se esses dois comparsas foram a real causa do seu declínio.
O Sucesso a Qualquer Preço (1992)
Título original: Glengarry Glen Ross
7,7 no IMDb | 95% no Rotten Tomatoes
Baseado numa peça homônima, O Sucesso a Qualquer Preço mostra o capitalismo na América como uma competição brutal e gananciosa no mercado financeiro e no mundo dos negócios. No filme, quatro corretores de imóveis lutam para sobreviver em uma economia instável em meio a uma rotina difícil e de alta pressão.
Os Bons Companheiros (1990)
Título original: Goodfellas
8,7 no IMDb | 96% no Rotten Tomatoes
Onde ver: HBO Max
Na história de Os Bons Companheiros, baseada no livro Wiseguy por Nicholas Pileggi, um jovem cresce na máfia e trabalha arduamente para crescer entre seus colegas. Ele aprecia a vida de dinheiro e luxo, mas não liga para o horror que provoca na vida de outras pessoas. Infelizmente, a dependência de drogas e alguns erros finalmente destroem sua escalada até o topo no mundo dos negócios.
Wall Street: Poder e Cobiça (1987)
Título original: Wall Street
7,3 no IMDb | 79% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Star+
Ambientado em 1985, Wall Street: Poder e Cobiça acompanha um jovem e ambicioso corretor de ações que consegue um contato direto com o investidor bilionário que mais idolatra. Então, graças a sua falta de escrúpulos, o rapaz consegue ser contratado pelo empresário. Os frutos em relação ao mercado financeiro são ótimos, mas sua vida pessoal começa a ir por água abaixo.
Como o nome sugere, Wall Street é uma representação clara do que muitas pessoas são capazes de fazer para chegar ao topo dos objetivos. O longa serve como uma lição valiosa e um alerta sobre como as ambições podem afetar uma pessoa e levá-la a caminhos ilegais.
O Segredo do Meu Sucesso (1987)
Título original: The Secret of My Succe$s
6,5 no IMDb | 48% no Rotten Tomatoes
Onde ver: para alugar em Apple TV e Prime Video
Na trama, recém-formado na faculdade, Brantley Foster (Michael J. Fox) viaja de Kansas a Nova York para começar a trabalhar em um novo emprego. No entanto, quando Brantley chega, descobre que seu cargo foi descontinuado. Nisso, ele é forçado a aceitar um emprego com seu tio Howard Prescott (Richard Jordan), que se tornou presidente da empresa após casar-se. Brantley começa a trabalhar entregando correspondências, mas sobe de posições rapidamente quando começa a fingir que é um executivo.
Esse é um filme clássico de comédia sobre o mundo corporativo que engloba vários aspectos da rotina empresarial e foca muito nas artimanhas de Brantley em se dar bem na vida, pois o jovem trilha o caminho para ser bem-sucedido sem trabalhar duro, mas de uma forma inteligente.
Trilogia do Poderoso Chefão (1972, 1974 e 1990)
Título original: The Godfather Trilogy
Primeiro filme: 9,2 no IMDb | 97% no Rotten Tomatoes
Segundo filme: 9,0 no IMDb | 96% no Rotten Tomatoes
Terceiro filme: 7,6 no IMDb | 67% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Netflix / Prime Video
Uma das trilogias mais famosas de sucesso de todos os tempos é um exemplo clássico da ascensão e queda de um império inteiro. Ele mostra que, de uma forma ou de outra, tudo na vida está relacionado a negociações e naturalmente para cada decisão há uma consequência. São filmes atemporais sobre reputação, poder e escolhas.
Veja também
As 115 melhores séries de todos os tempos
Fontes: Failory, IMDb e Rotten Tomatoes
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (23/05/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.