Índice
- Antonia: Uma Sinfonia
- Mary Shelley
- Radioactive
- Shirley para Presidente
- Nyad
- Irmã Dulce
- Estrelas Além do Tempo
- As Sufragistas
- Suprema
- Colette
- Frida
- A Dama de Ferro
- Evita
- Uma Equipe Muito Especial
- A Guerra dos Sexos
- O Milagre de Anne Sullivan
- Rainha de Katwe
- Nise: O Coração da Loucura
- Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento
- Temple Grandin
As mulheres são responsáveis por extraordinárias invenções e grandes feitos que moldaram o mundo moderno como o conhecemos. Suas histórias merecem ser contadas, e para nossa sorte, algumas dessas mulheres inspiradoras tiveram sua vida transformada em filmes que tem o poder de motivar uma nova geração de jovens a seguirem seus passos.
Pensando nisso, preparamos uma curadoria com os melhores filmes sobre mulheres que contam a história de mulheres reais que fizeram a diferença. Confira:
Antonia: Uma Sinfonia
Título original: The Conductor
71% no Rotten Tomatoes | 7,3/10 no IMDb
Onde assistir: Netflix
Lançado em 2018 e dirigido pela holandesa Maria Peters, o filme é baseado na história da neerlandesa radicada nos Estados Unidos, Antonia Brico, primeira mulher maestrina a ter sucesso em conduzir uma grande orquestra.
O filme conta a história de como Brico conseguiu professores que acreditavam em seus sonhos, além de dramas pessoais que teve que superar para se tornar a primeira mulher maestrina de sucesso do mundo, em um tempo onde a sociedade não acreditava que isso seria possível. Também conta como ela formou uma orquestra feminina para seu segundo show em Nova Iorque, conseguindo mais uma vez quebrar barreiras para mulheres da época.
Mary Shelley
41% no Rotten Tomatoes | 6,4/10 no IMDb
Onde assistir: Indisponível em plataformas de streaming
Lançado em 2018 e dirigido pela árabe-saudita Haifaa al-Mansour, a história do filme é baseada na vida e conquistas da escritora britânica Mary Shelley, autora do best-seller Frankenstein. O filme conta em detalhes os eventos que levaram a escritora a escrever sobre o monstro, eventos esses que sucederam em anos o evento na casa de Lord Byron, onde a obra começou de fato a ser escrita.
Radioactive
62% no Rotten Tomatoes | 6,3/10 no IMDb
Onde assistir: Netflix
Lançado em 2020 e dirigido pela iraniana Marjane Satrapi, o filme conta a história da física e química polonesa que se naturalizou na França, Marie Curie. Durante anos, ela e seu marido, Pierre Curie, se dedicaram a entender a radiação, pesquisa a qual a mesma continuou mesmo após a morte de Pierre em 1906.
A história conta como o casal se conheceu e começou a trabalhar junto. Além de como as contribuições de Marie para a pesquisa que levou o mundo a entender os elementos radioativos (rádio e polônio) foi esnobada pela premiação do Nobel por ser mulher, mas devido ao peso da descoberta, o ganhador foi seu marido – que o recusou. Anos depois da morte de Pierre, contudo, ela recebeu o Nobel de Química por suas contribuições.
Shirley para Presidente
Título original: Shirley
71% no Rotten Tomatoes | 6,3/10 no IMDb
Onde assistir: Netflix
Lançado em 2024 e dirigido pelo americano John Ridley, o filme é baseado na história de Shirley Chisholm, primeira congressista negra dos Estados Unidos, que, no ano de 1972, fez campanha para se tornar candidata a presidente pelo Partido Democrático.
A história começa com Shirley assumindo como congressista, já lutando desde o início para conseguir um comitê com o qual conseguiria ajudar de fato o povo que a elegeu. A maioria do filme, contudo, foca na campanha de Shirley para presidente e como ela conseguiu inspirar pessoas de diferentes grupos a apoiá-la. Sua candidatura, porém, não veio sem drama. Entre os altos e baixos de sua campanha, Shirley enfrentou um mundo racista e misógino que não acreditava nela, além de uma tentativa de homicídio e dramas pessoais.
Nyad
85% no Rotten Tomatoes | 7,1/10 no IMDb
Onde assistir: Netflix
Lançado em 2023 e dirigido pelos americanos Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin (III), o filme é baseado na história de Diana Nyad, atleta que aos 64 anos foi a primeira a nadar de Cuba até a Flórida (um total de 160 km em águas abertas).
O filme foca não apenas no preparo físico, mas todo o trabalho que foi necessário para escolher o dia perfeito para realizar o feito, como pesquisas meteorológicas. Também conta o aterrorizante episódio durante uma de suas tentativas de travessia onde acabou sendo queimada por uma água viva da classe cubozoa – um tipo venenoso – que quase a matou.
Irmã Dulce
Indisponível no Rotten Tomatoes | 7/10 no IMDb
Onde assistir: Netflix
Lançado em 2014 e dirigido pelo brasileiro Vicente Amorim, o filme é baseado na história de Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce, uma freira que se tornou uma santa da Igreja Católica, dedicando sua vida a ajudar os doentes e as pessoas necessitadas.
O filme foca em sua vida entre os anos de 1940 até 1980, período em que se tornou freira e começou oficialmente a dedicar sua vida em prol de ajudar a todos que precisavam. Desde cedo, Dulce mostrou doçura e resiliência mesmo diante da diversidade e do perigo, muitas vezes quebrando protocolos.
Estrelas Além do Tempo
Título original: Hidden Figures
93% no Rotten Tomatoes | 7,8/10 no IMDb
Onde assistir: Disney+
Lançado em 2017 e dirigido pelo americano Theodore Melfi, o filme foi baseado na história das matemáticas Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, funcionárias da NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) que fizeram os cálculos responsáveis por levar o homem à lua.
O filme conta a história de como essas três mulheres negras, durante a Guerra Fria, em um momento de grande segregação racial nos Estados Unidos, foram contratadas pela NASA, sofrendo preconceitos e mudando o mundo enquanto faziam história. O trabalho das três mulheres foi vital para um dos maiores momentos da história da humanidade, que deu à NASA status e relevância internacional.
As Sufragistas
Título original: Suffragette
73% no Rotten Tomatoes | 6,9/10 no IMDb
Onde assistir: Globo Play
Lançado em 2015 e dirigido pela britânica Sarah Gavron, o filme é baseado na história do grupo de mulheres da Women’s Social and Political Union que lutaram pela liberdade, igualdade das mulheres e o direito ao voto.
A história conta como esse movimento e suas manifestações foram criados em um momento em que o International Woman Suffrage Alliance — mais pacífico e anti-rebelião que a WSPU — não estava tendo efeitos efetivos. Sua criação, contudo, deu início a uma verdadeira mudança.
Um dos momentos mais marcantes do filme é a cena em que Emily Wilding Davison morreu durante o Derby Epson Downs — um evento de corrida de cavalos importante no país — ao entrar na pista de corrida fazendo campanha pelo voto feminino. Esse evento histórico a tornou uma mártir e foi um estopim para que as mulheres britânicas conseguissem o direito ao voto.
Suprema
Título original: On the Basis of Sex
72% no Rotten Tomatoes | 7,1/10 no IMDb
Onde assistir: Prime Video
Lançado em 2019 e dirigido pela americana Mimi Leder, o filme é baseado na história de Ruth Bader Ginsburg, advogada e juíza que se tornou a segunda mulher nomeada à Suprema Corte americana.
O filme conta como Ruth se formou nas universidades de maior prestígio dos Estados Unidos — Harvard e Columbia — e prevaleceu sobre a misoginia da época, que mesmo ela tendo sido a melhor da classe em ambas as universidades composta em sua maioria por homens, não dava a ela a chance de exercer sua profissão.
Ruth atuou durante anos como professora e se especializou em direitos de gênero, tendo fundado em 1972 o projeto pelos direitos das mulheres na ACLU (União Americana pelas Liberdades Civis). Se tornou uma figura conhecida por derrubar várias leis que permitiam a discriminação de gênero. E, em 1993, foi nomeada para a Suprema Corte.
Colette
87% no Rotten Tomatoes | 6,7/10 no IMDb
Onde assistir: YouTube Movies
Lançado em 2018 e dirigido pelo britânico Wash Westmoreland, o filme é baseado na vida de Sidonie-Gabrielle Colette, conhecida apenas como Colette, uma autora francesa induzida por seu marido a se tornar uma escritora fantasma para ele, mas anos depois decidiu lutar pelos direitos de sua propriedade intelectual.
O filme conta como Colette escreveu Claudine, um best-seller semi biográfico que foi assinado por seu marido, assim como mais 2 livros da trilogia. Contudo, quando a mesma pediu para dividirem o crédito nos próximos livros, o marido se recusou, o que levou a momentos de tensão no casamento, já que ele estava gostando da fama que conseguiu devido ao livro da esposa, chegando até mesmo a tentar forçá-la a continuar.
Frida
90% no Rotten Tomatoes | 7,3/10 no IMDb
Onde assistir: Apple TV
Lançado em 2002 e dirigido pela americana Julie Taymor, o filme é baseado na história de Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, conhecida pelo seu nome artístico Frida Kahlo, artista mexicana surrealista e PCD conhecida por seus autorretratos.
O filme conta a história do acidente que a deixou em uma cadeira de rodas, seu romance conturbado com o artista Diego Rivera, o deslanchar de sua carreira e reconhecimentos, assim como dramas pessoais como seu romance com o revolucionário comunista Leon Trótski, a quem acolheu em sua casa no México quando foi exilado.
A Dama de Ferro
Título original: The Iron Lady
52% no Rotten Tomatoes | 6,4/10 no IMDb
Onde assistir: Indisponível em plataformas de streaming
Lançado em 2012 e dirigido pela britânica Phyllida Lloyd, o filme é baseado na história de Margaret Thatcher, primeira mulher a se tornar primeira-ministra do Reino Unido.
O filme conta vários fragmentos da história de Thatcher, desde sua entrada na política, sua carreira marcada por seu conservadorismo que a garantiram o posto de primeira-ministra em um mundo misógino, seu pulso forte para defender suas escolhas por vezes não populares, até seus últimos anos de vida.
Evita
64% no Rotten Tomatoes | 6,3/10 no IMDb
Onde assistir: Star+
Lançado em 1996 e dirigido pelo britânico Alan Parker, o filme é baseado na história de Eva Duarte de Perón, conhecida como Evita, ex-primeira-dama da Argentina, conhecida até hoje pelo seu legado ativista que levou à aprovação do sufrágio feminista em seu país e seu trabalho filantropo.
O filme musical conta sua história em flashbacks, pontuando pontos importantes de sua história como sua infância humilde, seus relacionamentos românticos mais importantes, sua mudança para Buenos Aires, o sucesso em sua carreira como atriz, o momento em que conhece Juan Domingo Perón, quando se torna primeira-dama, seu trabalho filantrópico, até o momento em que adoece e é imortalizada na história.
Uma Equipe Muito Especial
Título original: A League of Their Own
81% no Rotten Tomatoes | 7,3/10 no IMDb
Onde assistir: Prime Video
Lançado em 1992 e dirigido pela americana Penny Marshall, o filme é baseado na história do grupo de mulheres que fizeram parte da primeira liga feminina de beisebol.
O filme é ambientado durante a Segunda Guerra Mundial e a All-American Girls Professional Baseball League (Liga Americana de Beisebol Profissional Feminino) foi criada em 1943, porque os homens estavam ocupados lutando na guerra. A história ilustra os desafios e conflitos que as mulheres enfrentavam, regados a muita misoginia, para estar ali, realizando o seu sonho.
A Guerra dos Sexos
Título original: Battle of the Sexes
84% no Rotten Tomatoes | 6,7/10 no IMDb
Onde assistir: Star+
Lançado em 2017 e dirigido pelos americanos Valerie Faris e Jonathan Dayton, o filme é baseado na história da icônica partida de tênis entre Billie Jean King e Bobby Riggs, onde King derrotou Riggs afirmando o poder da mulher e suas contribuições em meio ao grande debate gerado sobre igualdade de gêneros pela partida.
O filme conta como Bobby, já irrelevante, usou de discurso misógino para pressionar a então líder do ranking mundial Billie Jean King a enfrentá-lo — além de seus treinos, a descoberta da opção sexual de King, dramas pessoais e, claro, a vitória de Billie no torneio.
O Milagre de Anne Sullivan
Título original: The Miracle Worker
96% no Rotten Tomatoes | 8,1/10 no IMDb
Onde assistir: Prime Video
Lançado em 1962 e dirigido pelo americano Arthur Penn, o filme é baseado na história de Anne Sullivan, a professora responsável por ensinar Helen Keller — uma menina cega e surda — a se comunicar e entender o mundo à sua volta.
O filme conta como Sullivan trabalhou arduamente — muitas vezes indo contra os desejos dos pais de Keller — para educá-la usando linguagem de sinais através do tato. Contudo, ela prevaleceu e teve sucesso em seu método, o que posteriormente levou Keller a se tornar a primeira pessoa surdo-cega a receber bacharelado na história.
Rainha de Katwe
Título original: Queen of Katwe
94% no Rotten Tomatoes | 7,4/10 no IMDb
Onde assistir: Disney+
Lançado em 2016 e dirigido pela indiana radicada nos Estados Unidos Mila Nair, o filme é baseado na história de Phiona Mutesi, enxadrista que se tornou candidata a mestre com apenas 14 anos.
O filme conta sua origem humilde na Uganda, seu primeiro contato com o jogo e como se tornou uma campeã internacional na modalidade, participando de competições pelo mundo.
Nise: O Coração da Loucura
88% no Rotten Tomatoes | 7,6/10 no IMDb
Onde assistir: Star+
Lançado em 2016 e dirigido pelo brasileiro Roberto Berliner, o filme é baseado na história de Nise da Silveira, psiquiatra brasileira conhecida por ser pioneira no tratamento de transtornos mentais de forma não-violenta, tendo sido uma grande crítica aos métodos da época que utilizavam eletrochoque e lobotomia.
No filme, Nise se recusa a empregar tratamentos violentos nos pacientes com transtornos mentais, o que resulta em seu “rebaixamento” para coordenadora do setor de terapia ocupacional, setor discriminado na época.
Contudo, esse foi o começo da mudança na área de saúde mental que conhecemos até hoje, tendo ela com base nos trabalhos de Carl Jung, criado um tratamento humanizado, com grande foco na produção artística com diferentes matérias primas – o que resultou em uma grande melhora do estado clínico dos pacientes.
Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento
85% no Rotten Tomatoes | 7,4/10 no IMDb
Onde assistir: Netflix
Lançado nos anos 2000 e dirigido pelo americano Steven Soderbergh, o filme é baseado na história de Erin Brockovich, uma mulher que sem formação em curso superior formal descobriu que o abastecimento de água de uma cidade estava sendo contaminada por uma grande corporação e com a colaboração dos cidadãos acabou criando um processo milionário contra a empresa.
O filme conta como Erin, uma mãe de 3 filhos e divorciada, conseguiu trabalho em um pequeno escritório de advocacia e fez a descoberta da contaminação no abastecimento de água de uma cidade e como isso estava afetando a saúde de seus habitantes. Brockovich então lutou contra gigantes para fazer a diferença, sendo responsável por um processo de 333 milhões de dólares contra a Pacific Gas and Electric Company.
Temple Grandin
Onde assistir: Max
100% no Rotten Tomatoes | 8,2 no IMDb
Lançado em 2010 e dirigido pelo diretor inglês Mick Jackson, o filme é baseado na história zootecnista e psicóloga autista americana Temple Grandin, conhecida por ter revolucionado a prática de animais vivos da agropecuária americana.
Estrelado pela atriz americana Claire Danes, o filme feito para a televisão foi indicado a 7 prêmios Emmy, tendo levado para casa 5 deles: Melhor filme, Melhor direção, Melhor atriz (Claire Danes), Melhor ator coadjuvante (David Strathairn), Melhor atriz coadjuvante (Julia Ormond).
O filme capta desde a primeira experiência de Grandin com animais na fazenda de sua tia, a luta de sua mãe para que ela tivesse uma educação formal, sua carreira acadêmica e suas criações para lidar com seus ataques de pânico.
Qual destes filmes sobre mulheres você já assistiu? Nos conte nos comentários abaixo.
Veja também
Confira 20 grandes filmes protagonizados por mulheres
Fontes: Vogue l Adoro Cinema
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.