Índice
- Produções audiovisuais que ficaram gratuitas para assistir
- Nasce Uma Estrela (1937)
- Rashomon (1950)
- Metrópolis (1927)
- Charada (1963)
- A Paixão de Joana d’Arc (1928)
- A Noite dos Mortos Vivos (1968)
- Tempos Modernos (1936)
- Superman (1941-1943)
- E O Vento Levou (1939)
- Nosferatu (1922)
- Viagem à Lua (1902)
- Interlúdio (1947)
- Plano 9 do Espaço Sideral (1958)
- O Gabinete do Dr. Caligari (1920)
- O Pecado da Carne (1932)
- Um Homem com Uma Câmera (1929)
- Flash Gordon Conquista o Universo (1940)
- O Grande Ditador (1940)
- Luzes da Cidade (1931)
- A Marca do Zorro (1940)
- Os 39 Degraus (1935)
- O Fantasma da Ópera (1925)
- O Homem que Ri (1928)
- O Homem Mosca (1923)
- Casablanca (1942)
- Prisioneiro do Passado (1947)
- Um Cão Andaluz (1929)
- Aquarela do Brasil (1942)
- Rebecca, a Mulher Inesquecível (1940)
- Vidas Secas (1963)
- O Encouraçado Potemkin (1925)
- M, O Vampiro de Düsseldorf (1931)
- Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
- A Estalagem Maldita (1939)
- A Profecia (1976)
- A Idade do Ouro (1930)
- A Última Vez que Vi Paris (1950)
- As Neves do Kilimanjaro (1952)
- César e Cleópatra (1945)
- O Sétimo Selo (1957)
- Uma Noite no Rio (1941)
- Duna (1984)
- Lawrence da Arábia (1962)
- Profissão: Repórter (1975)
- Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975)
- Quando Fala o Coração (1945)
- O Bombeiro (1916)
- Paralelo 49 (1941)
- O Segredo das Viúvas (1951)
- São Paulo, Sociedade Anônima (1965)
- Descubra mais sobre Showmetech
Você gosta de assistir filmes ou séries de graça? Bem, hoje em dia isso pode ser um tanto quanto difícil: ou pagamos pelo ingresso dos cinemas, ou os streamings possuem mensalidades; e há também as produções alugadas digitalmente. Contudo, há certos títulos que caíram no que é conhecido como “domínio público”.
Antes de uma obra ser disponibilizada em domínio público, o espectador paga para vê-la também para garantir a proteção dos direitos autorais de tal produto. Assim, os realizadores serão devidamente pagos por suas criações; mas isso costuma chegar ao fim ao longo do tempo (e estamos falando de décadas e décadas). De maneira geral, quando filmes e séries ficam muito tempo disponíveis sem a demarcação de direitos autorais, ou quando seus criadores falecem, eles caem em domínio público: todos passarão a ter acesso gratuito, sem restrição de exibição.
Hoje, há diversas produções — principalmente clássicos — que ficaram disponíveis dessa forma na web. Se você quer ver algumas dicas de filmes e séries em domínio público disponíveis hoje, continue lendo a lista do Showmetech abaixo:
Produções audiovisuais que ficaram gratuitas para assistir
Nasce Uma Estrela (1937)
Talvez a maioria das pessoas hoje conheça as versões de 2018 de Nasce uma Estrela, com Lady Gaga e Bradley Cooper, e a de 1976, com Barbara Streisand. Contudo, há ainda uma outra versão do longa lançada anos atrás: a primeira, de 1937. A produção, que também conta a história de uma jovem de Hollywood que busca se tornar famosa, chegou até mesmo a concorrer a alguns Oscars no ano de lançamento.
Este Nasce uma Estrela caiu em domínio público pois, numa intenção da Warner Bros. de fazer uma nova versão da história (que se tornou a de 1954 com Judy Garland), o estúdio comprou os direitos do filme e acabou não os renovando. É possível ver o longa no YouTube, no player acima.
Rashomon (1950)
Um dos clássicos do cinema japonês, Rashomon entra na lista de produções que estão em domínio público a partir das leis do Japão de copyright. Nesse caso, todos os filmes lançados até 1953 no país estão livres de tais regras de direitos autorais, e isso engloba alguns longas do diretor Akira Kurosawa.
Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1952, Rashomon conta a história de três personagens que, ao se abrigarem da chuva, conversam a respeito de um crime. Nisso, diferentes pontos de vista entram em conflito sobre como tudo ocorreu. É possível conferir o longa em diversos sites da web, como o Cinema Livre.
Metrópolis (1927)
Em 2023, o filme Metrópolis passou a figurar entre as obras em domínio público na internet. Dirigido por Fritz Lang, a produção de 1927 apresenta na trama uma sociedade que é dividida entre os trabalhadores do subsolos e os burgueses; e no meio disso, um embate entre classes acontecerá após o herdeiro do criador da cidade se apaixonar pela líder do movimento operário.
Metrópolis é um filme importante para o movimento cinematográfico chamado de Expressionismo Alemão, e pode ser assistido no player acima.
Charada (1963)
Charada é um filme clássico que possui grandes estrelas no elenco, e que está em domínio público. No caso, o ator Cary Grant e a atriz Audrey Hepburn protagonizam o longa, que apresenta a busca de uma jovem pelo assassino de seu marido, de quem pretendia se divorciar. A fortuna do casal também está desaparecida, e a moça receberá ajuda de outro homem. No player acima, é possível assistir Charada direto do YouTube.
A Paixão de Joana d’Arc (1928)
O longa francês A Paixão de Joana d’Arc está entre os filmes e séries em domínio público, e os espectadores podem conferir na web a produção do cinema mudo. Protagonizado pela atriz Renée Jeanne Falconetti, o enredo aborda os últimos momentos de vida da heroína histórica Joana d’Arc perante o seu julgamento. Na internet, o filme pode ser assistido em diferentes sites de bancos de títulos gratuitos.
A Noite dos Mortos Vivos (1968)
A Noite dos Mortos Vivos, clássico do cineasta George Romero, está em domínio público há muitos anos. Isso se deve ao fato de que, sob exigência da lei norte-americana de adicionar uma marca de copyright às produções, a distribuidora do longa não manteve a notificação de direitos autorais quando o filme mudou de título (Night of the Flesh Eaters foi o título veiculado no lançamento, na década de 60). Assim, a produção de Romero passou a ser veiculada de forma livre, do VHS ao download, e pode ser vista no YouTube atualmente.
Tempos Modernos (1936)
Escrito e dirigido por Charles Chaplin,Tempos Modernos carrega uma forte crítica à industrialização e ao tratamento que trabalhadores receberam em períodos importantes da modernização. Aqui, o famoso personagem de Chaplin, conhecido como “Carlitos”, tenta se adaptar ao trabalho numa grande fábrica, cheia de tecnologias numa linha de montagem. O clássico pode ser visto no YouTube também.
Superman (1941-1943)
Antes mesmo da DC Comics produzir qualquer filme ou seriado do Superman, uma série de pequenas animações foi lançada pela Paramount na primeira metade da década de 1940. O primeiro episódio do desenho, hoje chamado de “The Mad Scientist”, chegou até mesmo a concorrer ao Oscar de Melhor Curta de Animação em 1941.
Mesmo que a DC detenha a marca do Super-Homem, os desenhos dirigidos pelo Fleischer Studios estão em domínio público e foram disponibilizados em boa qualidade na web, como visto no player acima.
E O Vento Levou (1939)
Vencedor de oito Oscars, E O Vento Levou figura como um grande clássico do cinema do século XX, e está disponível tanto em sites quanto em plataformas de streaming, como HBO Max e Prime Video. A história, baseada no romance escrito por Margaret Mitchell, apresenta a jornada da heroína Scarlett O’Hara (feita por Vivien Leigh) e sua sobrevivência durante a Guerra Civil Americana, ambientada nos anos 1860.
Nosferatu (1922)
Nosferatu figura na lista de longas de terror que marcaram o cinema e está disponível em domínio público para ser conferido. A produção, que é uma adaptação de “Drácula”, livro de Bram Stoker, mostra o personagem conhecido como Conde Orlok aterrorizando os moradores de uma cidade depois de se apaixonar por uma moça chamada Ellen.
Vale mencionar que, por determinação de um processo de violação de direitos autorais, várias cópias de Nosferatu foram destruídas na época de lançamento do filme. Isso se deve ao fato de que, na realização do longa, a família de Bram Stoker não havia autorizado uma adaptação do livro com o vampiro protagonista. Contudo, algumas cópias sobreviveram, como a vista no player acima.
Viagem à Lua (1902)
Considerado o primeiro filme de ficção científica da história, Viagem à Lua mostra um grupo de astronautas que descem com seu foguete na superfície do satélite, para lá encontrar seres muito diferentes. Com direção do cineasta francês Georges Méliès, a produção utilizou recursos de efeitos especiais ainda não usados para a época, fazendo do curta-metragem pioneiro na arte do cinema.
Interlúdio (1947)
Realizado por Alfred Hitchcok, o longa Interlúdio está entre os filmes de graça do diretor para serem conferidos na web. Com Cary Grant e Ingrid Bergman, a trama apresenta uma jovem que se aproxima de um agente do governo norte-americano, durante uma missão de espionagem no Rio de Janeiro. Com algumas cenas filmadas na cidade brasileira, o filme em domínio público rendeu a Hitchcock uma indicação no Festival de Cannes.
Plano 9 do Espaço Sideral (1958)
Plano 9 do Espaço Sideral é mais uma obra de ficção científica que está em domínio público, e que utilizou até mesmo imagens de um ator falecido no enredo. Nesse sentido, o diretor Ed Wood estava trabalhando na época com o ator Bela Lugosi, conhecido pelo seu papel como Drácula, em outros projetos; mas o astro faleceu em 1956, enquanto que Plano 6 foi lançado em 1957. Isso se explica pelo fato de Wood ter reaproveitado cenas de Lugosi de outros títulos neste filme, isso somado ao fato de que o longa possui vários erros de continuidade e filmagens. Apesar disso, tornou-se cult.
O Gabinete do Dr. Caligari (1920)
O Gabinete do Dr. Caligari é outra produção clássica que está no YouTube, dirigida por Robert Wiene e que é considerado referência na história do cinema alemão. Aqui, um homem passa a suspeitar de um hipnotizador e seu ajudante de terem cometido um crime, e o enredo mostra como as ações da dupla influenciam os moradores de um vilarejo.
O Pecado da Carne (1932)
Protagonizado pela atriz Joan Crawford, O Pecado da Carne conta a história de uma prostituta que, a bordo de um navio temporariamente encalhado, impacta a vida de diversos tripulantes. O longa com a artista premiada em Hollywood entrou em domínio público logo nos anos 1960, dado que o visto de copyright não foi renovado quando o longa completou 28 anos de lançamento.
Um Homem com Uma Câmera (1929)
No formato de documentário, a produção Um Homem com Uma Câmera está disponível no YouTube, e mostra o dia a dia de uma cidade na então União Soviética dos anos 1920. O diretor Dziga Vertov retrata o cotidiano dos moradores locais, e como a modernidade integra a vida dos cidadãos soviéticos no período citado.
Flash Gordon Conquista o Universo (1940)
Flash Gordon Conquista o Universo aparece entre os filmes e séries em domínio público, visto que está disponível para ser visto em diversos sites, assim como no YouTube. O seriado possui doze episódios ao todo, sendo inspirado no personagem homônimo dos quadrinhos de ficção científica.
O Grande Ditador (1940)
Disponível no player acima, O Grande Ditador é outro grande clássico de Charlie Chaplin que está na web. Na história, o ator e diretor satiriza figuras centrais do fascismo e do nazismo do século passado, como Adolf Hitler. Indicado a cinco Oscars na época de lançamento, o filme chegou a ser censurado no Brasil na época do governo de Getúlio Vargas, e foi o motivo para Chaplin ter sido proibido de entrar nos Estados Unidos, após o artista ter sido acusado de propagar o comunismo no país.
Luzes da Cidade (1931)
E Luzes da Cidade, também produção de Chaplin, consta entre os filmes de graça na internet. Ainda da época em que o ator interpretava Carlitos, o longa-metragem mostra o protagonista se apaixonando por uma mulher cega, que acredita que ele seja um grande milionário.
A Marca do Zorro (1940)
A Marca do Zorro está no YouTube, e é um dos primeiros filmes a mostrar o personagem mascarado Zorro no cinema. O longa é um remake de outro título de 1920, e baseado também na história publicada em 1919 originalmente chamada de “The Curse of Capistrano” : a primeira aparição do Zorro na cultura popular.
Os 39 Degraus (1935)
Alfred Hitchcock aparece outra vez com o longa Os 39 Degraus, clássico de sua carreira que faz parte do período que muitos chamam como sua “fase inglesa”. O enredo apresenta um turista que deseja provar suar inocência após conhecer uma espiã, e passar a ser perseguido por um crime que não cometeu.
O Fantasma da Ópera (1925)
A versão dos anos 20 de O Fantasma da Ópera está em domínio público, baseado no romance de mesmo nome do francês Gaston Leroux. A história clássica aborda uma cantora lírica, perseguida por um compositor que, no passado, teve o rosto desfigurado. Vivendo nos subsolos de Paris, o artista se apaixona pela jovem protagonista.
O Homem que Ri (1928)
O Homem que Ri está entre os filmes de graça do site Cinema Livre; produção dirigida por um dos nomes mais importantes do Expressionismo Alemão, Paul Leni. Baseado no livro do escritor francês Vitor Hugo, O Homem que Ri é sobre um homem que, na infância, teve o rosto desfigurado para sempre esboçar um enorme sorriso, e na fase adulta acaba se tornando atração de um circo.
O Coringa, vilão do Batman, tem certa influência na caracterização vinda de O Homem que Ri, em relação ao sorriso carregado por ambos os personagens.
O Homem Mosca (1923)
Em domínio público, o filme O Homem Mosca é uma comédia dos anos 20 protagonizada por Harold Lloyd, comediante e ator que fez mais de 200 filmes ao longo da carreira. Aqui, um garoto se muda para uma metrópole no intuito de se casar com a namorada; mas as tentativas de ganhar dinheiro fazem com que o protagonista realize o improvável ao escalar um edifício.
Casablanca (1942)
Considerado um dos maiores clássicos do cinema americano, Casablanca está disponível conforme o domínio público brasileiro. Na obra de Michael Curtiz, romance acontece tendo como pano de fundo a cidade marroquina que dá nome ao filme, onde o personagem do ator Humphrey Bogart conhece a heroína feita por Ingrid Bergman num restaurante administrado pelo protagonista. O objetivo da mulher é, com o marido, adquirir passes que os deixarão atravessar a Europa durante o regime nazista.
Casablanca pode ser visto em diversos sites, visto em inglês no player do YouTube, ou em catálogos do streaming como a HBO Max.
Prisioneiro do Passado (1947)
Humphrey Bogart reaparece na lista com a atriz Lauren Bacal em Prisioneiro do Passado, longa que mostra a história de um homem que realiza uma cirurgia plástica ao fugir da prisão, para onde foi ao ser condenado por um crime que diz não ter cometido. Depois que se apaixona pela enfermeira que o auxilia na recuperação da cirurgia, o protagonista decide entre fugir do país ou descobrir quem assassinou sua esposa no passado. O longa pode ser visto no site Cinema Livre.
Um Cão Andaluz (1929)
Em domínio público praticamente desde sempre, o longa O Cão Andaluz é um marco do chamado Movimento Surrealista, e uma parceria entre o artista Salvador Dalí com o diretor Luis Buñuel. O título entre os filmes de graça disponíveis na internet não segue uma narrativa linear, ao mostrar uma sequência de filmagens que podem ser entendidas como sonhos e pesadelos.
Aquarela do Brasil (1942)
Inserido dentro do longa “Alô, Amigos”, o curta-metragem Aquarela do Brasil conta com a primeira aparição de Zé Carioca, personagem criado pela Disney especificamente para a produção. Os desenhistas do estúdio (e Walt Disney, inclusive), viajaram até o Rio de Janeiro na época para coletar material para o curta, e o projeto foi uma iniciativa da chamada “política de boa vizinhança” dos Estados Unidos na época da Segunda Guerra Mundial.
Rebecca, a Mulher Inesquecível (1940)
A quantidade de filmes de Alfred Hitchcock em domínio público é considerável, e o diretor reaparece na lista com Rebecca, a Mulher Inesquecível. Joan Fontaine e Laurence Olivier protagonizam a história, inspirada na obra de Daphne du Maurier, sobre uma jovem que se casa com um ricaço e descobre que, de certa forma, ele ainda é apaixonado pela falecida esposa.
Vidas Secas (1963)
Dirigido por Nelson Pereira dos Santos, Vidas Secas é baseado na obra clássica do escritor Graciliano Ramos, que aborda a vida e as dificuldades de uma família em meio à seca extrema de uma região do Nordeste. Exibido em Cannes no ano de seu lançamento, o longa em domínio público foi considerado o terceiro melhor filme brasileiro de todos os tempos em votação da Associação Brasileira de Críticos de Cinema.
O Encouraçado Potemkin (1925)
O Encouraçado Potemkin, um dos filmes de graça na internet que foram produzidos na Rússia, apresenta a história de uma revolta que ocorre num navio de guerra, a partir da péssima alimentação recebida pelos marinheiros. Em lista de 2012 do British Institute, o longa de Serguei Eisenstein foi considerado o 11º melhor produção cinematográfica de todos os tempos.
M, O Vampiro de Düsseldorf (1931)
O diretor Fritz Lang reaparece na lista com o filme M, O Vampiro de Düsseldorf, longa que mostra uma caçada a um serial killer de crianças, que coloca toda uma cidade em alerta. Enquanto o assassino se disfarça na sociedade, a comoção da população local interfere nas investigações da polícia, assim como a forma com a imprensa lida com o caso. M, O Vampiro de Düsseldorf também é uma referência no movimento do Expressionismo Alemão.
Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
Disponível no player acima, Deus e o Diabo na Terra do Sol é um marco na história do cinema brasileiro. A produção de Glauber Rocha, referência no chamado “cinema novo” no Brasil, aborda a narrativa de um vaqueiro que, ao lado da esposa, se une aos seguidores de um beato que possuem práticas ritualísticas.
A Estalagem Maldita (1939)
Mais uma obra de Hitchcock em domínio público, e mais uma adaptação do diretor de uma obra de Daphne du Maurier. A Estalagem Maldita é sobre uma jovem que descobre, durante a estadia na pousada dos tios, que o local possui diversos perigos escondidos.
A Profecia (1976)
Disponível no YouTube, a produção A Profecia está entre os filmes de graça do gênero de terror. Inspirado no livro de David Seltzer, o longa-metragem aborda a história de uma família, cujo filho é a reencarnação do Diabo e possui o plano de dominar o planeta. A Profecia é o primeiro título de uma série, que teve outros lançamentos em 1978, 1981 e 1991.
A Idade do Ouro (1930)
Se você gostou de Um Cão Andaluz, talvez se interesse em assistir a outros filmes de Luis Buñuel, como A Idade do Ouro. A trama discorre sobre um casal que, extremamente apaixonado, nunca consegue consumar tal amor: os dois sempre acabam metidos em situações envolvendo outras pessoas, que os interrompem a todo momento. O filme em domínio público é visto como um dos mais ousados da carreira de Buñuel.
A Última Vez que Vi Paris (1950)
Na história de A Última Vez que Vi Paris, o personagem principal, Charles (vivido por Van Johnson), viaja até a capital francesa para reencontrar a filha; mas as memórias da cidade o farão se recordar de Helen (Elizabeth Taylor), o grande amor de sua vida. A produção é inspirada no conto “Babylon Revisited”, escrito pelo norte-americano F. Scott Fitzgerald, mais conhecido como autor do clássico “O Grande Gatsby”.
As Neves do Kilimanjaro (1952)
Outro longa-metragem inspirado na literatura, As Neves do Kilimanjaro é uma adaptação de um conto do autor Ernest Hemingway, e o enredo mostra um escritor fracassado que reflete sobre a própria vida após ser ferido em território do continente africano. Lá, o personagem feito por Gregory Peck relembra de momentos importantes de sua história, e como se arrependeu de várias decisões tomadas ao longo dos anos.
César e Cleópatra (1945)
Em domínio público, o filme César e Cleópatra tem a atriz Vivien Leigh como a governante do Egito, que passa a interagir com o líder militar romano. A produção tem roteiro de George Bernard Shaw, o autor da peça original; mas a adaptação não foi bem recebida pelo grande público na época de lançamento. Apesar disso, o longa-metragem foi indicado ao Oscar.
O Sétimo Selo (1957)
Disponível no YouTube entre os filmes de graça, O Sétimo Selo de Ingmar Berman fala sobre a relação da humanidade com a morte. Aqui, um cavaleiro volta para a sua terra de origem após participar das Cruzadas, mas se depara com seu povo afetado por doenças e pela pobreza, até que o protagonista encara a Morte de perto. A personagem aceita a proposta do herói de tentar “driblar” sua própria partida, mesmo sabendo que a antagonista pode sair invicta.
Uma Noite no Rio (1941)
Uma Noite no Rio está em domínio público para quem gosta, ou pretende conhecer, o trabalho de Carmen Miranda no cinema internacional. A história mostra um artista que se passa como sósia de um famoso industrial brasileiro, e é convidado para substituir o empresário num baile de máscaras no Rio de Janeiro. Mesmo que a esposa do homem não desconfie, sua namorada pensa que ele pode estar envolvido numa traição.
Duna (1984)
Apesar de não estar em domínio público em todos os países, é possível encontrar a versão de Duna dos anos 80 na internet, em sites diferentes e no YouTube. O longa, dirigido por David Lynch, é inspirado no romance sci-fi de Frank Herbert, e mostra a história de um jovem destinado a se tornar o próximo líder de uma revolta num planeta distante chamado Arrakis. Mesmo sendo um fracasso de bilheteria na época de estreia, Duna (1984) conquistou uma legião de admiradores na internet e no fandom do livro original.
Lawrence da Arábia (1962)
E entre os filmes de graça que são clássicos, o longa Lawrence da Arábia pode ser assistido no player acima. No enredo, um oficial do exército britânico aceita se aliar aos árabes para derrotar os turcos, e assim trazer liberdade para o povo que vive no deserto. No Oscar de 1963, o filme conquistou várias estatuetas, incluindo as categorias de Melhor Filme, Diretor, Edição, Trilha Sonora e mais. Lawrence da Arábia é um filme muito bem aceito pela crítica especializada.
Profissão: Repórter (1975)
Protagonizado por Jack Nicholson, Profissão: Repórter é uma produção do diretor italiano Michelangelo Antonioni, que apresenta um jornalista trocando de lugar com um suposto viajante. Cansado de sua rotina e trabalho, o personagem principal assume o lugar do outro hóspede do hotel em que está, após o homem sofrer um infarto; mas o protagonista descobre posteriormente que o sujeito era, na verdade, um contrabandista de armas.
Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975)
Upado no YouTube dentre os filmes de graça, Monty Python em Busca do Cálice Sagrado é um dos trabalhos mais conhecidos do grupo britânico de comédia Monty Python. Na película, os atores fazem uma paródia da história do Rei Arthur e sua busca pelo Santo Graal.
Quando Fala o Coração (1945)
Os fãs de Alfred Hitchcock já podem fazer a festa com a quantidade de filmes do diretor em domínio público. O cineasta reaparece na lista com Quando Fala o Coração, que conta a história de um hospital psiquiátrico prestes a mudar de direção. Uma das psicólogas que trabalha no local, interpretada por Ingrid Bergman, começa a suspeitar do novo coordenador, que parece esconder um segredo a respeito de sua verdadeira personalidade.
O Bombeiro (1916)
E Charlie Chaplin também aparece outra vez na gama de filmes com O Bombeiro, curta-metragem dos anos 20 que mostra um homem que decide colocar fogo na própria casa. Nisso, ele tem a certeza de que receberá o dinheiro do seguro caso cometer o incidente.
Paralelo 49 (1941)
A produção Paralelo 49, protagonizada por Laurence Olivier, discorre sobre a missão de um grupo de soldados que precisa sobreviver num barco durante a Segunda Guerra Mundial. O filme conseguiu três indicações ao Oscar quando lançado.
O Segredo das Viúvas (1951)
Marilyn Monroe, um dos nomes mais conhecidos do cinema mundial, aparece no filme O Segredo das Viúvas, lançado em 1951. Feito na época da ascensão de Monroe em Hollywood, a trama mostra um rapaz que retorna da guerra e descobre que sua esposa adquiriu um prédio, e que agora ambos precisam cuidar da propriedade. Entre os hóspedes está a jovem Roberta, cujo apelido (“Robbie”) faz com que a mulher do protagonista pense se tratar de um amigo do marido.
São Paulo, Sociedade Anônima (1965)
E para completar a lista de filmes de graça, está o longa São Paulo, Sociedade Anônima. Disponibilizado em domínio público no player acima, o enredo é sobre um inspetor que precisa lidar com os acontecimentos de sua vida amorosa e profissional em meio ao seu crescimento de carreira. A atriz Eva Wilma, inclusive, aparece no filme.
Você conhece mais filmes em domínio público que poderiam aparecer na lista? Para conferir mais notícias sobre o mundo do cinema, acesse o Showmetech! No site, por exemplo, é possível ver quais longas farão dez anos em 2023.
Fonte: Mega Curioso, Filmow
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (06/03/23)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.