Criar aplicativos ainda é uma tarefa para desenvolvedores e profissionais de tecnologia. No entanto, a cada dia surgem ferramentas que facilitam transformar a criatividade de um usuário comum em um software de utilidade pública. Nesta terça-feira (8), a FileMaker – uma empresa subsidiária da Apple – apresentou para a imprensa em São Paulo sua nova versão do sistema para desenvolvimento de aplicativos, o FileMaker 15.
A plataforma permite que qualquer pessoa possa criar aplicações funcionais, que podem ser para uma padaria de bairro, ou para uma indústria siderúrgica. O FileMaker 15 conta com uma interface gráfica em que os usuários podem modificar o banco de dados, adicionando novos elementos a partir de templates, telas ou formulários. O programa está disponível para as plataformas OS X, Windows e iOS em versões cliente e servidor, estando disponível nas seguintes versões:
- FileMaker Pro
- FileMaker Pro Advanced
- FileMaker Server
- FileMaker Advanced Server
- FileMaker Go (para o iPhone e iPad)
O FileMaker 15 traz novidades baseadas nos sistemas operacionais da Apple (iOS 8 e iOS 9) como Touch ID, Touch 3D, compartilhamento de arquivos na nuvem e extensões de apps externos. Além disso, a nova versão traz uma série de melhorias, norteadas por 5 eixos principais:
- Mobilidade: o FileMaker Go (disponível para iOS), agora tem suporte ao Touch ID para acesso individual aos aplicativos, programas e bancos específicos, bem como recursos de 3D Touch para permitir acesso rápido a determinadas seções. Além disso, também está incluso agora suporte à tecnologia iBeacon, da própria Apple, o que permitirá análise e demonstração de dados baseados em localização. Por fim, novas extensões permitem o compartilhamento de arquivos por meio da nuvem e o FileMaker WebDirect torna todos os aplicativos do FileMaker acessíveis em qualquer navegador.
- Automação e Integração: novos recursos, como atualização interna de produtos e recuperação instantânea descripts, salvarão muito tempo dos usuários; texto marcado em vermelho ajudará a identificar problemas muito mais rapidamente no Script Workspace. O Adaptador ESS pode se conectar agora com ainda mais fontes de dados SQL externas, como PostgresSQL e IBM DB2.
- Facilidade de uso: a nova área Starter Solutions permite administrar contatos, inventário e tarefas em uma interface simplificada e rápida. Um novo menu de ajuda, baseado na web, tem busca aprimorada e pode ser baixado completo em PDF.
- Segurança: agora, a janela de edição pode esconder informações que os usuários não querem expostas. Novos avisos de segurança proativos notificarão o usuário e os administradores quando alguém tentar se conectar com um site ou servidor sem um certificado de segurança válido. Além disso, o FileMaker Server agora oferece suporte a uma série de certificados SSL, bem como certificados intermediários, SAN e wildcard.
- Performance: o registro de estatísticas do sistema é capaz agora de diagnosticar rapidamente quaisquer lentidões na plataforma, e a barra de progresso interna indica quando a filtragem e a distribuição de dados estão completas — esse processo ocorre separadamente dos outros, para que os usuários possam continuar usando seus aplicativos simultaneamente.
Preço e Disponibilidade
O FileMaker 15 já está disponível para comercialização em 17 idiomas (entre eles o Português-BR) e pode ser usado em computadores a partir do Windows 7 e MACs do OS X Yosemite em diante. É possível adquirir licenças para equipes, individuais e perpétuas.
As assinatura para equipes incluem o acesso às versões Server, Pro, Go e ao WebDirect, além de todas as demais funcionalidades da plataforma. A assinatura mais básica permite instalar a plataforma em até 5 dispositivos e custa 1.012 dólares por ano (cerca de 3.500 reais). Os valores sobem gradualmente de acordo com o número de usuários solicitados.
A plataforma também permite assinaturas individuais nos seguintes valores anuais:
- FileMaker Pro — 108 dólares (cerca de 375 reais)
- FileMaker Pro Advanced — 180 dólares (cerca de 620 reais)
- FileMaker Server — 348 dólares (cerca de 1.200 reais)
O consumidor pode ainda optar por uma licença perpétua desses mesmos planos (restrita à versão, não podendo ser atualizada):
- FileMaker Pro — 329 dólares (cerca de 1150 reais)
- FileMaker Pro Advanced — 549 dólares (cerca de 1900 reais)
- FileMaker Server — 1.044 dólares (cerca de 3.600 reais)
Por fim, O FileMaker Go 15, versão móvel da plataforma está disponível gratuitamente na App Store para iPads e iPhones/iPods touch. Para mais informações sobre produtos, acesse.