Figure 01

Figure 01 é um robô que vê, conversa e realiza tarefas | TRIO

Avatar de eduardo rebouças
Robô com tecnologia OpenAI é capaz de ver, conversar e realizar tarefas, novo jogo transforma sua casa em uma nave espacial com RA; empresa projeta um robô que realiza massagens como um ser humano. Este é o seu TRIO desta semana!

O Showmetech TRIO é um compilado com as notícias mais interessantes da semana. Hoje, vamos falar sobre:

  • FIGURE 01: Robô com tecnologia da OpenAI capaz de ver, conversar e realizar tarefas.
  • STARSHIP HOME: Novo jogo transforma sua casa em uma nave espacial usando realidade aumentada.
  • AESCAPE: Empresa projeta um robô que realiza massagens como um ser humano.

Esse é o Showmetech TRIO, o seu trio semanal de notícias.

Robô com tecnologia da OpenAI é capaz de ver, conversar e realizar tarefas.

Figure 01
E aí, quem pisca primeiro?! (Imagem: OpenAI)

Estamos cada dia mais próximos do momento em que será bem difícil diferenciar um robô de um ser humano, ou é pelo menos isso que a OpenAI promete, com a nova atualização de seu robô humanóide, que agora é capaz de enxergar, explicar o que está a sua frente e pegar objetos. 

Desenvolvido pela startup Figure AI, que com um investimento inicial de uma firma de capital de Nova York, conseguiu juntar 70 bilhões de dólares, o Figure 01 vem também recebendo apoio de big techs como a própria OpenAI, a Microsoft, a Nvidia, entre outras, que injetaram no projeto mais de 150 milhões de dólares, sem falar nos 50 milhões de Jeff Bezos, dono da Amazon. Outras companhias do naipe da Intel e LG Innotek também já garantiram seu apoio à iniciativa.

O Figure 01 mede 1 metro e 70 centímetros de altura e pesa 60 quilos, com um corpo todo metálico e rosto em formato de capacete futurista sem detalhes. Seu foco é realizar trabalhos considerados perigosos demais para seres humanos, além de dar uma mão onde há falta de trabalhadores. 

Figure 01
Figure 01 realizando tarfeas autonomamente. (Imagem: OpenAI)

A sua compreensão de tudo o que vê é feita por um modelo de linguagem visual através de inteligência artificial, montando uma biblioteca visual para servir de repositório para que o robô seja capaz de reconhecer e reagir a variadas situações enquanto estiver ativado. Para isso, ele conta com câmeras integradas para observar tudo à sua volta.

Graças a esse sistema, o Figure 01 já conseguiu aprender a fazer café somente observando uma pessoa! Ele tem autonomia para funcionar por até 5 horas com uma única carga de sua bateria e é capaz de andar bem rápido, até 1,2 metro por segundo, de forma bastante natural, nas idas e vindas durante suas atividades cotidianas.

A Figure AI planeja continuar o desenvolvimento de seu robô humanóide para que finalmente chegue ao mercado em um futuro próximo. No começo do ano, a companhia firmou um contrato com a fabricante de automóveis BMW para o uso do Figure 01 em sua fábrica em Greer, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, então será lá que o robô irá atuar primeiro.

Brett Adcock, fundador da Figure AI, crê que a empresa será capaz de treinar um sistema de IA para que seja capaz de controlar milhões de robôs humanoides, para que possam trabalhar simultaneamente em diversos setores diferentes. Com ele totalmente operacional, Adcock acredita que o sistema poderá entrar em operação de forma completa, de maneira autônoma.

Novo jogo transforma sua casa em uma nave espacial usando realidade aumentada

Starship´home
Um exemplo de como a sua casa pode virar uma nave espacial! (Imagem: The Verge)

É isso que o novo primeiro grande jogo exclusivo a ser lançado para o Meta Quest 3, headset de realidade virtual, Starship Home, promete. Segundo seu desenvolvedor, Doug North Cook, do estúdio independente Creature, ele vai transformar todo o ambiente ao seu redor em uma nave espacial criada só para você, que se tornará uma espécie de “florista intergalático”.

Em um post no blog do Meta Quest, a empresa falou mais sobre como o jogo vai funcionar. Nele, você poderá “personalizar sua nave colocando janelas virtuais, painéis de controle e outros apetrechos”, tudo interagindo de acordo com o ambiente em que estiver.

Na trama de Starship Home, você terá a missão de salvar todo tipo de vida vegetal universo afora de uma ameaça maldosa, explorando planetas em todos os cantos da galáxia em busca de plantas novas e curiosas. Outras atividades do jogo incluem visitar os sonhos das plantinhas dentro da sua nave, planejar o trajeto de suas viagens pelo espaço e descobrir o grande mistério por trás do perigo às plantas.

O rápido trailer de Starship Home mostra que através das suas janelas, você poderá ver seres extraterrestres, além de outros planetas e as diferentes atmosferas à medida em que você viaja pelo espaço. Você será capaz de coletar amostras de plantas durante essas visitas para depois cuidar delas dentro da sua nave. O mais bacana é que todo o posicionamento dos elementos do interior da sua casa além do lar é todo feito de modo automático, por meio da tecnologia de rastreamento de superfícies do headset da Meta. 

Cook não deixou claro se sua nave permanecerá a mesma através de mais de uma partida, mas disse que haverão arquivos de salvamento de jogo para que “cada um tenha sua própria nave espacial”. Até que saiam mais informações sobre Starship Home, a pergunta que não sai da nossa cabeça é: será que esse será finalmente o jogo que tomará o trono de Animal Crossing e Stardew Valley como algo a ser jogado religiosamente todos os dias, sem falta? A gente vai saber a resposta no segundo semestre deste ano!

Empresa projeta um robô que realiza massagens como um ser humano

Aescape
Aescape fazendo mais uma vítima, digo, cliente feliz! (Imagem: Popular Science)

Suas dores crônicas estão com os dias contados. O Aescape, robô que realiza massagens de forma natural, praticamente humana, está chegando, e ele estará entre nós muito antes do que você imagina.

Criação da empresa de mesmo nome formada por ex-funcionários da Apple, Meta, Amazon e Uber, que teve investimento inicial de mais de 80 milhões de dólares vindo do mesmo fundo que contribuiu para o SpaceX e a Tesla de Elon Musk, além de outros fundos e até mesmo de astros da NBA como Kevin Love, ala-pivô do Miami Heat, quem sem dúvida irá usar e muito a novidade.

O robô em forma de mesa de massagem será lançado em junho nos Estados Unidos e está previsto para entrar em circulação em clínicas da marca Equinox e no campo tratamento de dores crônicas em seguida, o que inclui spas, academias e até entre as equipes de preparação de atletas, tanto em universidades do país como também profissionais, em uma variedade de esportes.

A ideia do novo robô surgiu das dores pelas quais o CEO da Aescape, Eric Litman, sofria todos os dias durante oito meses de sua vida. Elas eram tão fortes que ele mal conseguia olhar para os lados virando o pescoço e o levou a procurar por massagens praticamente todos os dias. Eventualmente, depois de muitas visitas a profissionais de saúde, ele descobriu que o problema era uma hérnia. Por sorte dele, todo o sofrimento o ajudou a bolar o projeto que viria a se tornar seu principal produto.

Por mais maluca que sua ideia tenha parecido naquele momento, ao conversar com outras pessoas que também tinham dores crônicas como as dele, ele descobriu que não era o único que estava em busca de um tipo automatizado de massagem em que teria controle total sobre onde e como deveria ser realizado o tratamento, o que o incentivou a levar a ideia adiante. Demorou mais de seis anos para que o Aescape finalmente saísse do papel e se tornasse realidade. Agora, seus usuários podem receber 30 minutos de massagens totalmente personalizadas, que incluem o quanto de força deve ser implementado pelos chamados aerpoints aos locais afetados, contando com ajuste de música ambiente e apoios para as pernas, pescoço e braços.

Aescape
Com formato diferenciado, o Aescape vai dar um jeito nas suas dores. (Imagem: Aescape)

O formato da mesa lembra o do corpo de uma pessoa tentando alcançar com o braço o ombro com dor. Ele conta com sete superfícies de contato de precisão com os quais o Aescape aplica pressão e força de uma maneira muito próxima ao modo com o qual um massagista humano faria com suas mãos e cotovelos. O desenvolvimento do robô contou com o auxílio de profissionais da área, para “ensinar” ao sistema como deveria se mover pelo corpo do paciente e a maneira com a qual certas técnicas de massagem são feitas, além de como controlar a temperatura dos músculos afetados.

Antes da massagem automática, o Aescape primeiro realiza um escaneamento tridimensional do corpo da pessoa, capturando, segundo a empresa, mais de um milhão de pontos de precisão em poucos segundos para determinar a posição dela na mesa de massagem. O intuito da companhia é tornar o tratamento acessível para uma gama cada vez maior de usuários que sofrem dos mais diversos tipos de males. O novo robô massagista não requer qualquer tipo de óleo ou loção para realizar seu trabalho. O paciente só precisa vestir uma espécie de macacão especial chamado de aerwear, que facilita a movimentação dos braços do Aescape, fornecido pela clínica ou spa que estiverem frequentando para o tratamento. 

Litman disse ainda que o Aescape vai receber atualizações mais para frente que irão permitir que as massagens sejam concentradas em partes específicas do corpo, para que os usuários possam detalhar onde exatamente estão sofrendo de dores ou desconforto dependendo do dia. Um exemplo utilizado foi de um maratonista que pode querer algumas sessões de tratamento específico, ou ainda oferecer massagens específicas do perfil de celebridades, como as que astros do rock recebem depois de um show.

A primeira leva do Aescape está sendo disponibilizada para parceiros do programa por 7 mil dólares e estima-se que cada sessão de tratamento, de 30 minutos, irá custar por volta de 60 dólares, dependendo do local onde serão realizadas. Por se tratar de um sistema que usa inteligência artificial, os perfis dos pacientes serão lembrados pelo robô entre sessões.

Você toparia uma massagem dessas? Conta pra gente nos comentários!  

VEJA TAMBÉM!

Revisado por Glauco Vital em 18/3/24.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados