Mesmo que sem muitos alardes, a Sony aproveitou a última semana para lançar a segunda edição do seu relógio e-ink, o FES Watch. Chamada de FES Watch U, a nova geração tem todos os atrativos do modelo anterior, porém, deixou o aspecto de ‘inacabado’, ficando mais sóbrio e preparado para o mercado – o FES Watch U não tem previsão para ser vendido fora do Japão, mas é uma peça de design muitíssimo interessante.
A parte mais legal de ter um relógio e-ink é a versatilidade dessa tecnologia. Utilizada nos leitores digitais, como o Amazon Kindle, o display e-ink percorre todo o corpo do FES Watch U, podendo exibir informações na pulseira ou no mostrador do relógio. Ao contrário da versão anterior, o lançamento terá novas faces lançadas a cada mês, além de uma bateria recarregável – até então, o FES Watch usava baterias comuns, aquelas que precisam ser substituídas com o tempo.
Outra novidade do FES Watch U está em seu design: por mais que ele conte com os mesmos princípios do antigo relógio, o display e-ink agora é protegido por uma moldura de metal. Além de tornar o relógio mais resistente, a adição dá um ar mais industrial ao relógio – o antigo já era bonito, mas parecia ser feito em papel e de qualidade inferior àquela esperada em produtos de uma grande fabricante.
No que diz respeito à personalização, o relógio e-ink da Sony pode ser customizado com o app FES Closet. A japonesa não falou tanto do aplicativo, mas ao que parece, ele é compatível com sistemas Android e iOS; nele, é possível selecionar diferentes faces para o relógio – você pode atá estampar o gadget com uma imagem da sua galeria.
Embora seja noticiado como um relógio da Sony, o FES Watch U não é de mérito exclusivo da fabricante. No Japão, a companhia costuma encubar ideias de startups e desenvolvedores independentes, o que é justamente o caso do modelo anunciado. A ideia original é da Fashion Entertainments, a Sony só os auxilia cedendo parte de sua infraestrutura e capital.
O FES Watch U já está disponível no varejo nipônico, mas por se tratar de uma parceria entre a Sony e designers japoneses, é muito improvável que o modelo dê as caras no ocidente. Por lá, a versão ‘Premium Black‘, a mais cara, está à venda por salgados US$ 550, o que dá em torno de R$ 1.799 – a versão mais barata, que pode ser encontrada apenas nas cores branca e cinza, custa US$ 420, ou R$ 1.399 na conversão monetária sem impostos.
Fonte: The Verge
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