Índice
- Como o SEO surgiu?
- Lista de ferramentas de SEO
- Ahrefs Webmaster Tools
- Gerador de schema markup
- Google SERP Snippet Optimizer
- Checador de backlinks do Ahrefs
- Email Hunter
- Google Search Console
- Cloudflare
- GTmetrix
- ShortPixel
- Robots.txt
- Gerador de tags hreflang
- View Rendered Source
- SEO Content Template (Semrush)
- Checador SERP do BrightLocal
- Google Analytics
- Wayback Machine
- Ahrefs Keyword Generator
- Planejador de Palavras-Chave do Google
- Keyword Magic Tool
- Also Asked
- Answer the Public
- Keyworddit
- Google Trends
- Google Data Studio
- Gerenciador de perfil de empresa do Google
- Google Alerts
- Rank Math
- Toolbar SEO do Ahrefs
- WordPress SEO do Ahrefs
- SEO Squirrly
- Descubra mais sobre Showmetech
Posicionar um site nos mecanismos de pesquisa exige saber utilizar recursos que alcancem o máximo de usuários, principalmente no momento de tendência de busca de uma informação. As ferramentas de SEO, ou Search Engine Optimization (otimização de ferramentas de busca, em tradução livre) atendem a essa exigência e deixam mais fácil o acesso a um link ao se fazer alguma busca no Google, Bing, DuckDuckGo e demais mecanismos de busca. Mas o principal benefício de aprimorar o seu conteúdo para aparecer em pesquisas online é gerar tráfego.
Ao contar com essa técnica, seu site passa a ser reconhecido com autoridade e as pessoas passam a ver mais as mídias que estão relacionadas àquele conteúdo. Assim, as visualizações e acessos sobre as publicações passam a crescer, além melhorar de questões como indexação e competitividade com outros sites. A seguir, você vai conhecer 30 ferramentas que podem facilitar o seu alcance com pesquisas pelo Google e com outros mecanismos de busca.
Como o SEO surgiu?
É na década de 1990 que aparecem alguns mecanismos de buscas que estão em funcionamento até hoje. Em 1994, foi a vez do Yahoo! e em 1997 surge o Google, que passa a ganhar notoriedade com o passar do tempo. Isso porque esse buscador, criado por Larry Page e Sergey Brin, seguia uma estratégia chamada de PageRank, que tinha como premissa chegar a dar uma formatação mais apurada na internet.
Organizando com com uma métrica de 0 a 10, as buscas realizadas tinham como ordem de reputação (ranking) a quantidade de vezes que um link era citado. Ou seja, se um site tinha um conteúdo já incluído em outros sites, ele tinha mais chances de ser recomendado. Isso pode soar familiar se você for acadêmico e pensar sobre a relevância científica: um dos critérios é passar a ser citado e usado como referência para outros trabalhos científicos —quanto mais referências para sua produção, mais confiança e reputação a produção recebe.
Popularização do Google
Ao criar essa escala, o propósito de Page e Brin com a medição era acompanhar não só a quantidade de vezes que o link aparecia em outras páginas, mas também a sua qualidade. Mas a ideia de otimização de buscas só veio aparecer com o conceito de palavras-chave: os criadores do buscador mais usado hoje perceberam que os termos faziam as páginas subirem nas pesquisas. Assim, elas apareciam mais rápido e de primeira para os usuários.
Por desenvolverem essas avaliações de relevância, o Google passou a receber investimentos e chegou a ser cada vez mais incorporado aos navegadores. Isso levou, por sua vez, a uma maior procura por criar sites que tivessem mais acabamento e criassem conteúdos otimizados. Ainda mais porque a Google trabalha com ferramentas de rastreamento e indexação.
Otimização: como o Google opera para mostrar repostas às pesquisas
Quando as pessoas procuram por algum termo no Google, o algoritmo procura determinar o que vai aparecer ao usuário a partir de um rastreamento de páginas e de indexação. A tarefa de localização e rastreio acontece por frequência e prioridade de alguma resposta aos termos de pesquisa, em geral: a depender de como um resultado vá aparecendo, o bot do próprio mecanismo de busca vai colocando-o na lista de rastreio.
Já o processo de indexação é o que vai diferenciar a página de pesquisa para cada usuário. Isso porque são usados diferentes critérios para listar o que vai aparecer: localização, data de publicação, descrição, informações sobre os dados da página, entre outros itens.
“O Google também coleta indicadores sobre a página canônica [endereço onde o resultado foi produzido originalmente] e o conteúdo dela que podem ser usados na próxima etapa, em que exibimos a página nos resultados da pesquisa. Alguns indicadores incluem o idioma da página, o país em que o conteúdo está localizado, a usabilidade da página, entre outros.”
Central de pesquisa do Google sobre o indexação de páginas na web
Lista de ferramentas de SEO
A partir daqui, você confere uma descrição sobre as ferramentas gratuitas e pagas que vamos abordar, com os principais pontos sobre cada uma. Vamos conhecer como elas funcionam, o que fazem exatamente e em que momentos elas são mais apropriadas para utilizar. Nos casos em que a ferramenta for paga, apresentamos as vantagens para usar os recursos que sejam gratuitos. Também contamos com seções variadas, para que você encontre a aplicação que mais encaixa com a sua necessidade.
A lista abaixo é organizada por tipos de ferramentas, com objetivo de facilitar a escolha para a opção que for mais útil para você. As 16 primeiras ferramentas são dedicadas a dar algum tipo de avaliação em relação à otimização. Em seguida, você encontra outros três utilitários que fornecem palavras-chave que sejam melhores para melhorar o SEO do seu conteúdo. Depois, você ainda confere mais três ferramentas para avaliar que perguntas estão mais relacionados a um tema específico, que podem ser úteis na hora da produção e de melhora do ranqueamento do seu site. A lista contempla também ferramentas do Google e, por último, plug-ins que podem ajudar melhorar a posição de seu site nos mecanismos de busca.
⌨️🖱️ Otimização de sites: para começar, vamos ver como um site pode ser melhorado a partir de algumas aplicações para otimização. Nessa seção, você conhece ferramentas capazes de dar um diagnóstico útil para elaborar estratégias de SEO, com foco em resultados de pesquisa, posicionamento nas páginas de busca, entre outros pontos importantes para o ranking de um endereço na web
Ahrefs Webmaster Tools
A ferramenta do Ahrefs possibilita dar uma maior estabilidade ao usar o SEO. Ela permite ver quem está colocando o seu site como referência (em alguma palavra no texto, por exemplo), possibilitando também ver algum problema que esteja acontecendo com o seu conteúdo, como nas palavras-chave que fazem parte do seu site, verificando se elas estão gerando tráfego de forma relevante. Ou seja: o Webmaster coloca à sua disposição informações úteis em relação à como a indexação está sendo feita, para avaliar se o Google está qualificando bem ou não a página.
Se houver alguma página com problemas do tipo ou relacionados com alguma outra questão envolvendo SEO, o Webmaster alerta sobre os passos que devem ser realizados. Ele informa sobre a situação que está acontecendo e a como proceder. Um exemplo disso são os backlinks: eles são uma forma de dar uma referência ao seu site, a partir de um conteúdo externo. O Webmaster consegue verificar quantos desses links estão vindo para o seu site, dando uma visão de como sua página está ganhando valor para ser bem reputada nas buscas na internet.
Gerador de schema markup
Estamos falando agora de algo bastante técnico: o gerador de schema markup. Eles permitem fazer uma ponte entre seu conteúdo e o que aparece para os mecanismos de busca. Você, humano, é bem mais capaz de ler uma imagem que um robô, certo? Os markups surgem justamente nessa habilidade que os mecanismos de busca não possuem tão bem quanto nós.
Os schema markups analisam seu site, à procura de itens como listas, indicações de locais, passos de uma receita, guias em geral, resenhas de filmes, discos, livros etc. que podem vir acompanhadas, ou não, de imagens. Enfim, eles observam todos esses aspectos, que frequentemente aparecem em um conteúdo com autoridade, e elaboram um código, que serve para o serviço de pesquisa na internet saber como o seu site de fato é.
Abaixo, um exemplo de uso do Rank Manager, onde você consegue inserir os aspectos do seu site para gerar esse recurso (após preencher cada campo, basta clicar em “Test”, no canto superior direito). Essas informações aparecem na tela logo quando você acessa a página. Além disso, o uso dessa ferramenta é gratuito.
Google SERP Snippet Optimizer
A função do otimizador do Google é bem simples, apesar de seu nome complexo. Ele mostra como o site fica na página de resultados em mecanismos de busca (também conhecido por Search Engine Results Page, ou SERP). A ferramenta precisa que sejam fornecidos três tipos de dados: o título da página que está sendo testada, sua metadescrição e URL.
Conforme você vai preenchendo, os números de píxel vão variando para mostrar se você está com um tamanho ideal em cada item. Aqui, vale uma dica importante quanto a essas métricas: o tamanho ideal de um título é de 60 caracteres e para a metadescrição (o texto que fala sobre seu próprio site em si) é de 160 caracteres.
Checador de backlinks do Ahrefs
Se você procura identificar links que fazem referência a algum site, é bastante útil contar com uma ferramenta como o Backlink Checker do Ahrefs. Função principal: o usuário consegue ver as páginas mais referenciadas em links, além do total de backlinks — ideais para deixar o seu site bem posicionado nos mecanismos de busca, por mostrarem que seu conteúdo está sendo mostrando em outras páginas da internet. Isso pode acontecer quando, por exemplo, a Showmetech faz um review de alguma TV e a marca mostra a nossa avaliação no site.
Junto a essas informações, o checador também permite verificar notas relacionadas a URL (conhecidas como domínio de autoridade) ao domínio do site, que vêm acompanhadas dos números de backlinks, incluindo os endereços dofollow (são os links que fazem o buscador retomar a um site). Ao aplicar a ferramenta com algum site, o resultado também mostra um ranking com os sites que estão fazendo menção a outro endereço na internet.
Email Hunter
O uso do Hunter permite detectar endereços de email, sendo muito prático para link building. Essa prática é uma estratégia voltada a gerar mais backlinks, com o objetivo de criar conteúdos de marketing e fazer menção a um nome de uma marca que não está com o endereço da URL em uma página. Ou seja, você consegue fazer o site ficar bem posicionado através das referências ao seu site. Para isso, o Hunter verifica contatos e e-mails que podem ajudar nessa tarefa de criar esses links
E onde entra o e-mail nessa história? Com o bulk do Email Hunter, você pode fazer uma varredura para verificar endereços de email que estejam em algum site, com limite de 25 pesquisas gratuitas por mês. A partir do contato, é possível que você ofereça algum serviço de parceria com o conteúdo do seu site, por meio dos endereços eletrônicos oferecidos nos resultados. Na imagem, um teste com o site de uma loja: veja que o Hunter mostra várias fontes (sources) apontando para diversos e-mails que podem ser usados para isso.
Google Search Console
O Google também oferece um recurso para verificar o site em relação à SERP. Ao inserir o link, a ferramenta do Google Search Console observa se o endereço consta na base de dados do buscador, além de avaliar a indexação da página e indicar possíveis defeitos na navegação com o endereço. Dessa forma, o Search Console indica como a página online aparece em resultados de pesquisa, como as palavras-chave são relacionadas ao site, tudo isso somado a outros recursos bastante robustos para otimização.
Ainda, dá para conferir como os links estão, com a possibilidade de avaliar o desempenho de diferentes mídias que estejam no conteúdo — vendo dados de taxas de clique em cada uma delas, por exemplo. Vale lembrar que, se você for usar a plataforma do buscador, para acessar essa ferramenta, você precisa confirmar que você é dono, de fato, da página na internet.
Damos um exemplo, a seguir, de como esse verdadeiro canivete para melhoria de otimização de sites pode facilitar a sua gestão de conteúdos com SEO. Você pode pedir para o Search Console verificar taxas de cliques, ao mesmo tempo em que observa total de impressão e outras estatísticas temporais. Confira na imagem:
Cloudflare
A rede de conteúdos também possui uma ferramenta que procura observar se um site está com um certificado válido de SSL. Como você já pode ter visto ao longo deste artigo, ter uma boa reputação ajuda ficar na página inicial de pesquisas na internet. Justamente por isso, o Cloudflare é uma boa solução: se você tentar utilizar a opção de DNS (sigla para domain name system, que é o ‘sistema de nomes dos domínios’, isto é, a base de dados onde o nome do seu site está), ele procura saber se o endereço fornecido está deixando ou não ver a identificação de um site.
Para ter acesso à página de opções, que você viu anteriormente, é necessário que você tenha uma conta no sistema do Cloudflare: dessa forma, você obtém acesso a outros recursos de ajuste que podem facilitar a gestão de SEO do seu conteúdo. Entre os outros serviços que o sistema de rede para sites oferece, está a possibilidade de ajustar a sua rede de distribuição de conteúdos, redirecionamento de páginas, além de proteger a sua página na web de ataques e spams e contribuir para a melhoria da velocidade dela, como você vê na imagem:
GTmetrix
Se o seu objetivo é ver a performance de um site, o GTmetrix pode ajudar. Ele faz também um diagnóstico sobre o que está deixando o site lento para aparecer, dando algumas dicas do que fazer caso haja algum problema — a aplicação pode indicar, por exemplo, mudança no tamanho de imagens ou uso de Content Delivery Network (CDN). Na imagem, um teste feito com o próprio site do Showmetech. Podemos ver que há uma nota alta, com o tempo para carregamento e interação da página à mostra.
ShortPixel
O uso desse recurso é bem simples: ele serve para deixar as imagens do seu conteúdo mais comprimidas. Ou seja, optar por essa ferramenta para essa tarefa pode diminuir o peso do carregamento das fotos que estão incluídas no seu conteúdo. Com isso, o seu site passa a carregar mais rápido e ficar mais bem posicionado em resultados de busca, contribuindo com o SEO da sua página.
Um bônus de contar com o ShortPixel é que ele dá uma otimizada na sua biblioteca de mídia, dando orientações sobre como ajustar o tamanho de imagens. Ainda, outra vantagem é que ele consegue acelerar o desempenho do seu site, melhorando a posição no ranking de buscadores, além de estar disponível também como plug-in para WordPress. Na imagem, deixamos um exemplo de aplicação, que também possui uma versão paga (para ter acesso, basta clicar no botão de Pricing, na seção da barra superior do site). Veja uma amostra da ação da ferramenta com o site do Showmetech:
Robots.txt
Quando um site conta com um arquivo robot.txt, ele passa a ficar mais acessível aos mecanismos de busca. O motivo é que ele pode indicar aos buscadores da internet como explorar o site de forma mais ágil. Além disso, ao usar um arquivo como esse no HTML do site, os mecanismos de pesquisa podem ver uma string (cadeia de caracteres) da URL específica. Nesse caso, não há uma ferramenta específica: é uma aplicação na própria estrutura interna do site.
Na imagem, temos um exemplo de uso do código aplicado a uma página do WordPress. Nela, consta a permissão de indexação de todo o conteúdo do site. Na parte onde consta “Disallow” (não permitir, em tradução livre), a automação não deixa que os buscadores vejam o “núcleo” de arquivos do seu site. Na parte que vem antes dessa linha, vemos que o robot.txt permite que o site seja acessado fora dessa área central.
A partir da utilização desse arquivo de código no seu site, você consegue obter um controle mais apurado no tráfego da página, já que os buscadores são direcionados a parte específicas do seu conteúdo. Porém, é bom que você fique informado sobre algumas observações quanto ao código do bot: nem todos os mecanismos de busca analisam o arquivo da mesma forma, então você precisa observar (de preferência, com apoio de algum desenvolvedor web) como está a sintaxe do robot.txt; mesmo que uma parte do site conste em disallow, é possível que ela esteja colocada em outros sites e, ainda assim, ser encontrada pelos buscadores da internet.
Gerador de tags hreflang
Mais uma para aqueles que gostam de mexer em HTML: com uma hreflang coerente com o conteúdo do seu site, você tende a orientar os buscadores acerca da região e língua do seu conteúdo. Em outras palavras, uso dessa tag permite que os mecanismos de busca entendam o público-alvo do que está em um site. O exemplo da imagem a seguir, que serve para obter sitemaps no formato XML, pode ser acessado aqui:
View Rendered Source
A função aqui é saber como sua página na internet é renderizada. Mais uma para os desenvolvedores: a ferramenta deixa ver a versão “crua” e o que está com renderização. Se você usa o Google Chrome, é possível contar com um plug-in. Depois de instalada, ela mostra as duas versões e há a função de verificar como o bot do Google está tratando o seu conteúdo — recurso essencial para o SEO.
SEO Content Template (Semrush)
A Semrush também dá a chance de organizar seu conteúdo com uma estrutura mais original e que crie uma maior relação com o seu site. Para isso, o SEO Content Template prepara a estrutura do seu conteúdo online com maior reputação, buscando verificar se você abrange o máximo possível do assunto que você procura dispor na sua página.
Como funciona: ao colocar a palavra-chave ligada ao conteúdo que você produz, a ferramenta observa algum outro produtor na internet na mesma área. Para usar, além da KW, você indica o país, a região, a cidade e o formato de conteúdo (em celular ou em desktop). Com isso, o recurso da Semrush verifica que atributos devem ser postos em prática para poder implementar uma otimização mais eficiente, mostrando também informações sobre o que pode estar contribuindo ou atrapalhando a posição do seu site em páginas de resultados de busca.
No exemplo, da imagem, coloquei os seguintes parâmetros: Brasil, Pernambuco, Recife e resultados para celular. A KW colocada é “bloco de carnaval”. Perceba que a ferramenta indica que conteúdos são mais apropriados com o site, com dicas de backlinks, conforme as entradas fornecidas desse exemplo.
Checador SERP do BrightLocal
Essa outra ferramenta para páginas de resultados de mecanismos de busca deixa o usuário ver pesquisas por KWs em relação a locais mais específicos. Ao usar o SERP do BrightLocal, você pode incluir o endereço, o país e a língua em que quer ver os resultados. Depois de clicar em “Check search results” (checar resultados de pesquisa, em tradução livre), você será levado a uma seção onde contém páginas de resultados com o termo, conforme a localização selecionada antes. Vale lembrar que o uso gratuito da plataforma é limitado a 10 pesquisas gratuitas por dia.
Google Analytics
Esse é um dos mais famosos. É útil para os sites porque verifica diversos dados de um site: impressões (acessos à página), duração de sessão de cada um dos usuários, incluindo o número de visitantes, entre outros pontos importantes para avaliar a audiência de um site. Há outras possibilidades com o Google Analytics, que vão desde o monitoramento de conversão de visitantes, dados demográficos ligados a audiência e análise de tráfico de páginas na internet.
O Google Analytics funciona com a inclusão de algum site para monitoramento. Depois que você observar os dados úteis para a sua página, é recomendável que você observe se é melhor avaliar sessões, taxas de acessos e outros dados que são mostrados, como aparece na imagem:
É importante, ainda, que você sabia para que servem os relatórios, que ficam na parte lateral à esquerda da página de gráficos do Google Analytics, já que eles mostram os efeitos da otimização do conteúdo online produzido por você ou pela sua empresa. Aqui vai uma lista para guiar sobre os três primeiros itens:
- Tempo real: onde você pode ver como anda a navegação dos usuários no seu conteúdo online (você pode clicar nesse recurso e ver quantos usuários estão acessando o site, no momento, por exemplo);
- Público-alvo: mostra para o dono do site dados relativos ao perfil das pessoas que estão com acesso ao site (idade, gênero, localização etc.);
- Aquisição: opção ideal para quem trabalha com campanhas, porque indica quantas pessoas passaram a consumir um produto ou serviço do site, a partir do clique em algum anúncio na página.
Wayback Machine
Deseja saber como alguma página da internet se parecia no passado? Use o Wayback Machine para ver sites em formatos antigos e consiga saber como sites de outros concorrentes eram organizados. Esse uso é bom para saber que seções eram relevantes e entender que assuntos estão no radar de outros sites. Dessa forma, você conta com uma outra estratégia de otimização com SEO que observa o que vem sendo feito e, principalmente, planejar melhor o seu conteúdo.
🔠 Palavras-chave: buscadores e sugestões: essa seção é dedicada a entender como o SEO pode ser aprimorado a partir de termos de pesquisa importantes ou, como são mais conhecidas, as keywords (palavras-chave), também chamadas de KWs. Dessa forma, os recursos que você vê listados nessa parte estão voltados a mostrar como as ferramentas podem buscar nomes úteis para indexar bem o seu conteúdo, deixando-as mais próximas do topo dos resultados.
Ahrefs Keyword Generator
Produzir um conteúdo exige que você se aprofunde nos termos de pesquisa que estão relacionados ao que os usuários mais buscam. Simplificando: fique atento a como as outras pessoas estão procurando sobre um assunto, antes de produzir um conteúdo. Para seguir essa premissa, você necessita saber mais sobre o conteúdo a ser produzido, o que outros produtores estão publicando sobre o assunto, mas também precisa procurar, principalmente, as keywords envolvidas. Com o Keyword Generator você vê as 100 KWs mais relevantes, que vem junto às ideias mais pertinentes.
Somado a essa função, o gerador também está incorporado com buscas em outros sites. Você pode fazer pesquisas sobre KWs relevantes dentro do YouTube, Bing, Amazon. Achou pouco? O site ainda tem um ranking com palavras-chave úteis e métricas que avaliam alguns potenciais, entre eles o tráfego para algum site que esteja com alta reputação sobre o termo.
Planejador de Palavras-Chave do Google
Falando em simplicidade, o planner do Google para encontrar KWs serve como uma ferramenta para ter outras palavras-chave que têm relação com o termo principal. Ou seja, ele atua para encontrar assuntos que estejam em relevância com o que você procura. O diferencial é que Planejador de Palavras-Chave (ou Google Keyword Planner, GKP) trabalha com o uso da semântica (a rede de sentido ligada à palavra do seu interesse).
Se você tentar procurar por “tênis” no GKP, por exemplo, a ferramenta vai mostrar resultados para além de “tênis para corrida”, ou “tênis casual”. Em vez disso, o GKP vai mostrar termos como “sapato”, “mocassim”, “salto alto”, entre outros tipos de calçados, como mostra a imagem.
Keyword Magic Tool
O Semrush também oferece uma plataforma para que você encontre termos úteis para sua página. A vantagem de usar o Keyword Magic Tool é encontrar palavras-chave para conteúdos, com indicações mais segmentadas: a ferramenta dispõe tanto de KW para o foco do seu conteúdo como para termos mais secundários.
A plataforma de termos-chave é bem simples de se utilizar. Basta colocar o termo que você procura focar em seu conteúdo e, em seguida, indicar quais das palavras procuradas são as principais. Depois de solicitar a pesquisa, o resultado que aparece contém questões e outras KWs que podem ajudar a otimizar o conteúdo, além de informar, por exemplo, se o uso do termo é comercial ou uma resposta específica. A imagem mostra um teste com “tênis para corrida”:
🗨️ Perguntas & Termos: as pesquisas sobre algumas palavras têm uma relação forte com questões. Quando você não conhece algum nome que escuta no noticiário, por exemplo, pode bater a vontade de dar uma pesquisada e saber mais. É aí que surgem as perguntas na caixa de pesquisa: elas também são foco do SEO. A seguir, confira ferramentas que trabalham com questões sobre KWs.
Also Asked
O propósito aqui é ver que perguntas são mais relevantes dentro de pesquisas no Google. Geralmente, quando você procura termos simples, o buscador mostra algumas perguntas que estão relacionadas e coloca um parágrafo que possa atender ao termo procurado. É aí que o Also Asked entra: quando um termo é procurado, o site cita perguntas relevantes, com subtópicos e, claro, perguntas que têm a ver com a KW.
O funcionamento é muito intuitivo. Você percebe logo com a rede mostrada pela aplicação, com perguntas simples e mais específicas. Uma aplicação ideal para a Also Asked é procurar tópicos que sejam importantes para algum conteúdo: dessa forma, você atinge uma audiência que tende a procurar por uma pergunta específica. Mas atenção! Essa ferramenta só tem 3 usos gratuitos por mês.
Answer the Public
A ferramenta do Neil Patel consegue dar uma gama de resultados sobre uma KW, com uma rede relacionando perguntas específicas para cada pergunta de pesquisa. Ou seja: o Answer the Public consegue unir as funções de sugestão de palavras e perguntas, trazendo um ranking com dicas de associação de termos.
Outros dados que a ferramenta mostra incluem volume de pesquisa (a aplicação avalia se o número é bom ou não), custo por clique, além de comparar com outros resultados de pesquisas por outras KWs. Confira o exemplo:
Keyworddit
É útil usar o Reddit para dar mais tráfego ao seu conteúdo? Se essa for a estratégia, vale contar com o Keywordit. As pesquisas nessa aplicação são dedicadas a rede social de fóruns, com dados sobre volume de pesquisas mensais e onde a palavra aparece sendo discutida. Isso é importante porque os fóruns acumulam muitos debates, que se estendem em várias redes de comentários e respostas.
A ferramenta pede para que o usuário coloque a subreddit (como são chamados os fóruns da rede) e ao clicar em Get Keywords (Obter Palavras-Chave, em tradução livre), aparece uma lista com várias KW em alta no fórum, com pesquisas feitas por habitantes dos EUA. Um exemplo abaixo da subreddit “cooking for beginners” (cozinha para iniciantes):
💻 Outras ferramentas do Google: sem um dos buscadores mais famosos da internet, é possível arriscar que nem existiria este post. Portanto, aqui vai um espaço especial para outras ferramentas do mecanismo. Aqui estão outras aplicações de uma das empresas mais promissoras da Alphabet Inc. que podem ser mais úteis para você. Confira:
Google Trends
Outra ferramenta que é fornecida pelo próprio buscador mais conhecido é o Google Trends: o uso do recurso permite mapear tendências de pesquisa por KW em regiões, selecionando um intervalo de tempo, entre outras possibilidades. O uso dessas configurações permite que o produtor de conteúdo faça uma pesquisa em assuntos que ainda vão estar com maior chances de buscas a curto prazo, inclusive.
Você pode usar o Trends para restringir os resultados por cidades, vendo quais são as pesquisas realizadas com a palavra-chave. Abaixo, temos um exemplo com uma região específica: a aplicação abrange vários gráficos e listas para ver o que está ganhando mais atenção com o termo “fantasia”
Google Data Studio
Dessa vez, vamos falar de gráficos. Se você quer saber mais sobre os dados do seu site com uma visualização acessível e intuitiva na hora de editar, pode contar com Google Data Studio. Dá para montar diversos gráficos com a plataforma do buscador, mas você pode também incluir dados de monitoramento do seu conteúdo, importando no estúdio de dados.
A plataforma conta com diversos formatos e você pode dividir as categorias dos dados numa seção que fica à direita da tela. Por lá, você coloca o arquivo (em formato de planilha, como em CSV) e vai adaptando cada tipo de informação contida no arquivo. Em seguida, basta escolher qual tipo de gráfico montar.
Gerenciador de perfil de empresa do Google
Se você procura por uma solução que deixe o seu negócio no topo dos resultados, tentar usar o Google Business é uma ótima oportunidade. Ele dá um suporte para que o conteúdo da sua empresa apareça bem posicionado em resultados de buscas simples e no Google Maps, porque facilita criar uma reputação maior para a sua marca.
A aplicação do buscador também fornece links úteis para avaliações das pessoas sobre a sua organização. Ou seja, você obtém endereços na internet que podem ser úteis para o site do seu negócio aparecer em outros resultados de busca.
Google Alerts
Os alertas do Google são bem eficientes na procura por algum termo ou do nome de uma empresa. Pode ser que você possua uma empresa que está em crescimento e você está tentando entender, por exemplo, com quais outros termos a sua organização está sendo pesquisada. Por meio do Google Alerts, você consegue ver isso e saber de menções relacionadas ao seu negócio ou ao seu conteúdo — inclusive com páginas que não tenham link para o que você está procurando, mas envolvam o termo de interesse.
Vale uma dica aqui: se você deseja usar esse recurso do buscador, fique atento aos emails que o Alerts mandar, já que as mensagens mostram quais as páginas que estão com citação. E, se você deseja ir mais a fundo, basta dar abrir o código-fonte da página que você está interessado em observar (para fazer isso, abra o site que deseja e, depois, aperte CTRL+U) e procure no próprio código o domínio do seu conteúdo (o comando é o CTRL+F).
🔌Plug-ins para melhorar SEO: nesta seção, temos exemplos de aplicações que, na maioria das vezes, vem acopladas em outros recursos, como editores ou mesmo navegadores. Você pode tentar instalá-las e experimentar, caso sirvam para o sua necessidade de reputação com buscadores na internet.
Rank Math
Quem já utilizou alguma vez o WordPress já deve estar familiarizado com essa. O ranking é um plug-in que avalia o SEO de uma página por diversos parâmetros dentro da página, como em características mais técnicas da otimização de pesquisas. Dentro do editor de textos para sites, o Rank Math opera dando uma nota de 0 a 100, a depender do uso de alguns itens.
Entres esses aspectos importantes para a otimização do conteúdo estão as palavras-chave, uso de imagens, links externos e internos, além de variação de termos no texto. Conforme esses pontos vão sendo atendidos pelo autor do texto, a ferramenta vai dando mais pontos ao que está sendo produzido.
O uso do Rank Math consegue ser bastante amplo. Por isso, uma vez que for instalado, vale dar uma olhada nas funções que ele executa para você e saber o que mais é apropriado ao seu conteúdo. Se você tem interesse em melhorar os redirecionamentos automáticos ou verificar o schema markup do seu site, contar com essa ferramenta pode ser importante,
Toolbar SEO do Ahrefs
Aqui temos um exemplo de extensão que pode ser instalado em navegadores. O que ele faz: o Toolbar SEO da Ahrefs verifica dados de páginas visitadas e, com isso, dá ideias de termos que podem ser usados para aprimorar algum conteúdo. Isso é relevante para ver na prática resultados de pesquisa por meio do plug-in.
Quando você instala a barra de ferramentas da Ahrefs, você consegue saber números de palavras-chave, tráfego de pesquisa, backlinks, dentre outras funções úteis. Basta pesquisar por algum termo e a aplicação já lista que palavras-chave estão mais associadas.
WordPress SEO do Ahrefs
O Ahrefs também pode estar incorporado a um editor de site. Quando aplicado, o WordPress SEO da Ahrefs consegue avaliar o conteúdo do site administrado pela plataforma, indicando algumas recomendações (mais ou menos como faz o RankMath do WP). Depois de avaliar, você pode clicar em alguma das sugestões e ver quais são os passos a serem adotados. Ou seja, você conta com um recurso que dentro do próprio editor já mostra o que deve ser feito para resolver algum erro de otimização do seu conteúdo.
SEO Squirrly
Esse outro plug-in vai para os usuários que não tem tanta bagagem com o SEO. Até no funcionamento ele está ao lado de você, no caso de dúvidas com a criação de conteúdo, já que ele fornece dicas de como melhorar o seu texto enquanto é escrito. Além disso, há uma vantagem considerável com o uso dessa ferramenta: você pode usar outros plug-ins, como os mostrados anteriormente, sem interferir no funcionamento do SEO Squirrly.
Um bônus: não só dicas são dadas pelo esquilinho, como ele também vai mandar um relatório semanal de como anda o seu progresso com relação ao site que você administra e, ainda, mostra tuítes recentes como uma KW que seja importante para você.
E aí? Acha que consegue otimizar o seu conteúdo com mais facilidade? Fala pra gente nos comentários, aqui no Showmetech!
Veja também:
10 dicas para aumentar seu alcance no Instagram
Confira 20 dicas e truques escondidos no Google Chrome
Fonte: Resultados Digitais | Semrush Blog | Central de Pesquisa do Google | Thread no Twitter da Ahrefs
Revisado por Glauco Vital em 2/5/23.
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