Índice
Como foi anunciado no ano passado, o fechamento das lojas digitais (eShop) do antigo console da Nintendo, o Wii U, e o portátil 3DS está marcado para o dia 27 deste mês, deixando vários donos dos consoles sem formas de ter acesso fácil e em preços acessíveis a muitos títulos dos videogames.
O fim de uma era
A Nintendo torce a faca no bucho dos seus fãs, lembrando-os do fechamento do comércio digital de seus consoles em um tweet recente de sua conta oficial (Fonte: Twitter)
É um triste fato, mas por mais conveniente que ela seja, a propriedade digital sempre tem seus dias contatos. No caso de donos de aparelhos Nintendo, o trauma de ter suas preciosas compras inacessíveis ou perder a habilidade de poder comprar mais jogos pelas lojas digitais oficiais da empresa já é uma realidade.
Em janeiro de 2019, o Wii foi o primeiro console a ter seu comércio eletrônico desativado dentre os diversos existentes até aquele momento. A partir daí, jogos e aplicativos antes exclusivos em formato digital foram perdidos para sempre, e novas compras se tornaram impossíveis. Para o sofrimento dos jogadores, isso está para acontecer também com o Wii U e o 3DS.
Como que vai ser o fechamento das lojas digitais
Daqui a algumas semanas, no dia 27, a Nintendo irá desativar a lojinha de ambos os sistemas. Desde o ano passado, diversas ferramentas da loja já foram descontinuadas, como a habilidade de adicionar mais fundos para a sua conta por meio de cartões pré-pagos ou por depósito, e o uso de cartão de crédito.
Agora, se você quiser comprar algo de lá, terá que usar o que tiver de grana atualmente em sua carteira virtual, ou, caso tenha um Switch, após unir a sua conta Wii U e/ou 3DS à do Switch, adicionar fundos dessa maneira. É inconveniente, sim, mas ainda serve como uma maneira de poder desfrutar do catálogo desses aparelhos.
E como ficam os catálogos de jogos nesses sistemas?
Apesar de ser considerado um fracasso, o Wii U possui diversos jogos incríveis em seu portfólio. A Nintendo vem fazendo um trabalho razoável em trazer muitos deles para o Switch, mas mesmo assim alguns deles permanecem presos ao precursor do console atual, como os excelentes Dr. Luigi e Mario & Donkey Kong: Tipping Stars.
Após o fechamento, esses jogos nunca mais poderão ser acessados se você não tiver comprado. Isso, a não ser, claro, que a casa do cogumelo resolva relançá-los, o que parece ser algo bem difícil de acontecer nessa altura do campeonato. Vale citar que muitos títulos contam com conteúdo adicional, os chamados DLCs, que também acabarão se tornando inacessíveis a partir do final do mês.
Já no 3DS, a situação é ainda pior. O catálogo do portátil 3D da empresa é vasto, e muitos de seus jogos com mídia física são incrivelmente caros, e se tornarão ainda mais depois que a sua lojinha fechar. Mesmo com um início deveras lento, que chegou ao ponto da Nintendo presentear compradores com jogos grátis e chamá-los de embaixadores por terem comprado o aparelho antes que houvesse uma gama considerável de títulos para ele, o 3DS acabou de tornando um dos melhores portáteis da história.
Com uma coleção de RPGs de respeito, há muito o que se aproveitar nesse sistema, com jogos de diversas produtoras como a Square-Enix e Atlus. A Atlus especialmente, devido às suas tiragens extremamente limitadas, conta com uma tabela de preços altos para versões em cartucho de seus jogos, muitos dos quais tiveram descontos bem parrudos em formato digital. Fora que muitos estúdios lançaram produtos exclusivamente digitais no 3DS, como é o caso da Capcom, com o jogo da franquia Phoenix Wright, Spirit of Justice, que foi vendido somente no mercado virtual do portátil, mas, para quem tem acesso à plataforma, ele conta com um port para Android.
Fique tranquilo, nós vamos recomendar os melhores jogos!
A equipe do Showmetech em breve terá um post com recomendações de compras que você poderá conferir antes do fechamento das lojinhas do Wii U e 3DS. Esperamos que ela venha a ajudar você a aproveitar o tempo que resta da vida desse mercado digital para forrar sua coleção e seus cartões de memória. Até lá, porém, não deixe de dar um pulo no nosso site e conferir as maiores novidades do mundo dos games!
Revisado por Dácio Castelo Branco em 06/03/2023
Veja mais posts sobre games aqui na Showmetech:
Os 40 melhores livros sobre videogames
Fonte: VCG
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.