A empresa americana Facebook, dirigida por Mark Zuckerberg, parece estar mesmo antenada com os mercados emergentes. Há dois meses o Facebook lançou um novo aplicativo chamado Facebook Lite, o app vinha com uma proposta incrível, tornar a rede social fácil de ser utilizada mesmo se você não tivesse o melhor aparelho ou a melhor conexão de internet.
O aplicativo já atingiu a marca de 100 milhões de downloads por mês e na Play Store já conta com mais de um milhão e meio de reviews. Tendo sido criado para mercados como o Brasil, a Índia e as Filipinas, ele possibilita qualquer usuário de Android a usar os principais recursos da rede social sem ter que sacrificar seu plano de dados ou sua bateria.
Nele é possível fazer upload de fotos, curtir, compartilhar e fazer postagens e check-in, a versão atual ainda não permite gerenciar páginas.
Fazer o aplicativo da rede social ter apenas 1 Mb de tamanho também não foi fácil, um dos engenheiros que trabalhou ativamente no projeto falou que o Facebook mandava continuamente funcionários para estes mercados emergentes para utilizar o aplicativo e ver o que podia ser melhorado, além de instituir as “Terças-feiras 2G”, onde o time de desenvolvimento só podia trabalhar utilizando conexão 2G.
Mas porque o Facebook quer tanto que você tenha o aplicativo instalado?
Vale lembrar que empresas iguais ao Facebook, não produzem coisas que podem ser vendidas, ao contrário da Samsung, por exemplo, que mede seu sucesso ou fracasso pelo número de vendas de dispositivos, o Facebook mede seu sucesso pela quantidade e tempo dos usuários na rede social.
Além disso o Facebook não é gratuito, se você for uma empresa que deseja que suas publicações alcancem o maior número é necessário pagar por isso, e é assim que o Facebook se mantém.
Sendo assim, quanto mais gente usa o Facebook, mais ele pode cobrar de uma empresa ou marca pelo alcance das publicações. A empresa parece ter descoberto que usuários de mercados emergentes chegam a gastar o dobro de tempo online que os usuários dentro dos EUA, desta forma todo o investimento em um aplicativo mais leve se paga.
Atualmente o aplicativo só está disponível para Android e pode ser baixado na Play Store, perguntada se faria um aplicativo semelhante para iOS a empresa não respondeu.
Você já baixou o aplicativo? Se sim, nos conte sobre sua experiência com ele.
Fonte: Techcrunch
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.