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O Facebook anunciou uma parceria com as agências de checagem Aos Fatos e Agência Lupa. Assim, ele lança no Brasil, na próxima semana, seu programa de verificação de notícias. As duas agências de verificação vão ter acesso direto às notícias denunciadas como falsas pela comunidade de usuários.
A ideia é que as agências terão a função de analisar a veracidade dessas notícias. Assim, os conteúdos classificados como falsos terão sua distribuição orgânica reduzida. Páginas no Facebook que insistirem em compartilhar notícias falsas terão seu alcance geral diminuído drásticamente.
Tendência de outros lugares
Não é a primeira vez que o Facebook inicia um projeto deste tipo. Nos EUA, esse mesmo mecanismo permitiu cortar em até 80% a distribuição orgânica de notícias falsas. Da mesma forma, esse corte é garantido pela verificação de notícias por agências parceiras nos Estados Unidos.
Cláudia Gurfinkel, líder de parcerias com veículos de mídia do Facebook na América Latina, está determinada com o projeto. De acordo com a responsável: “Estamos comprometidos em combater a disseminação de notícias falsas no Facebook. Essa parceria com Aos Fatos e Agência Lupa é mais um passo em nossos esforços para combater a desinformação e melhorar a qualidade das notícias que as pessoas encontram no Facebook”.
Verificação de Notícias no Brasil
A agência Aos Fatos possui como premissa o fato de que todas as pessoas possuem direito à informações verificadas. Em um ambiente onde está mais fácil criar e disseminar notícias falsas, esse tipo de projeto se torna essencial. De acordo com a diretora da agência, Tai Nalon, a iniciativa do Facebook combina bastante com a ideia da empresa.
Por sua vez, a Agência Lupa acredita que esse projeto é de suma importância em um ano eleitoral. De acordo com Cristina Tardáguila, diretora da agência, “Melhorar a qualidade do debate público é um desafio para toda a sociedade, e estamos felizes em participar desta iniciativa junto com o Facebook”.
Outras punições
Além de reduzir o alcance de conteúdos considerados falsos pelas agência, o Facebook enviará notificações. Assim, pessoas e administradores de Páginas que tentarem compartilhar esse conteúdo serão alertados que a veracidade do conteúdo foi questionada. A ideia é tornar os usuários mais conscientes do que estão compartilhando.
Por fim, notícias que forem consideradas falsas deixarão de ser impulsionadas pelo Facebook. Entretanto, mesmo com este bloqueio, as páginas que publicarem com frequência esse tipo de conteúdo terão a opção de usar anúncios para construir suas audiências.
Fonte: NewsRoomFB
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