Uma mulher fazendo login no facebook business

Facebook Business: Como criar uma Página para a sua empresa

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Um tutorial de como criar a Página da sua empresa no Facebook Business, com dicas e boas práticas de sucesso.

Se você é um empreendedor, dono de uma pequena empresa ou apenas deseja promover seu negócio, criar uma Página no Facebook Business pode ser uma ótima maneira de alcançar seu público-alvo e interagir com seus clientes. Neste post, iremos guiá-lo passo a passo no processo de criação de uma Página no Facebook Business para que você possa começar a promover seu negócio de forma eficaz na plataforma.

O que é o Facebook Business?

O Facebook Business, também conhecido como Facebook for Business ou Meta Business Suite, é uma plataforma online desenvolvida pelo Facebook para ajudar empresas a criarem e gerenciarem a sua presença na rede social. Essa ferramenta oferece diversas funcionalidades, incluindo a criação de páginas empresariais, gerenciamento de anúncios, monitoramento de métricas e análise de dados para ajudar a empresa a alcançar os seus objetivos de marketing e se conectar com o seu público-alvo de forma mais eficaz e aumentar as vendas de produtos e serviços.

Facebook business: como criar uma página para a sua empresa. Um tutorial de como criar a página da sua empresa no facebook business, com dicas e boas práticas de sucesso.
uma pessoa acessando o Facebook em um notebook

Vale a pena ter uma Página da minha empresa no Facebook?

Vamos fazer um exercício: quantas vezes por dia você acessa o Facebook? Se você é um usuário da rede social, provavelmente acessa mais de uma vez por dia, correto? Esse comportamento é compartilhado por bilhões de pessoas em todo o mundo, fazendo com que a plataforma conte com mais de 2,38 bilhões de usuários ativos.

No Brasil, o terceiro país com mais perfis na rede social, mais de 130 milhões de pessoas estão conectadas. Isso significa uma infinidade de oportunidades para alcançar seu público em uma plataforma em que os usuários apresentam altos níveis de interesse e engajamento.

Ter uma página no Facebook é fundamental para negócios de todos os tamanhos e também para profissionais que buscam investir no marketing pessoal. A rede social é uma plataforma que permite divulgar produtos e serviços, interagir com clientes, além de estabelecer conexões importantes para a carreira.

Se você ainda precisa de mais razões para estar presente no Facebook, listamos abaixo algumas delas para convencer você a inserir seu negócio na rede:

  • Construção da identidade da sua empresa, transmitindo seu estilo e valores para moldar uma imagem positiva;
  • Interatividade com pessoas interessadas em seus produtos ou serviços, humanizando sua marca;
  • Conhecimento aprofundado sobre as dúvidas, interesses, necessidades e preferências do seu público para ajustar estratégias de vendas;
  • Plataforma de anúncios chamada Facebook Ads, que permite a veiculação de anúncios personalizados e muito bem segmentados;
  • Possibilidade de ser encontrado facilmente no Facebook, pois os usuários da rede podem pesquisar sobre produtos ou serviços que precisam e, assim, encontrar sua empresa;
  • Melhoria do posicionamento do seu negócio nos resultados de pesquisa do Google;
  • Oferta de marketplace exclusivo para aproximar vendedores e compradores, criando um bom ambiente para venda;
  • Criação de respostas automáticas para lidar com a ansiedade dos usuários, que são cada vez mais imediatistas.

Saber como criar uma Página no Facebook é o primeiro passo para começar a construir relacionamentos duradouros com seus clientes e potenciais clientes. No entanto, muitas empresas cometem o erro de criar a Página e deixá-la abandonada, sem qualquer atualização. Isso pode levar os consumidores a procurar por outras opções, e até mesmo a ficarem irritados com a falta de informações.

Além disso, criar uma Página de sucesso no Facebook não é mais uma questão de escolha, mas de sobrevivência. Quando você posiciona sua empresa na rede, pode se aproximar da sua audiência e trocar informações e experiências com aqueles que têm interesse e se identificam com sua marca.

Veja como é simples criar uma conta no Facebook Business

Antes de criar a Página do seu negócio, é preciso ter uma conta no Facebook Business, e para isso, basta seguir essas três etapas:

1. Acesse o site do Facebook Business e localize o botão “Criar uma conta”.

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Página inicial do Facebook Business. Destaque no botão “Criar uma conta”.

2. Preencha o formulário com o nome da sua empresa e o seu e-mail comercial para criar a conta empresarial no Gerenciador de Negócios. Em seguida, clique em “Enviar”.

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Janela de cadastro inicial do Facebook Business.

3. Confirme a sua conta seguindo as instruções do e-mail de confirmação enviado pelo Facebook.

Como criar a Página do seu negócio no Facebook Business

Agora que sua conta empresarial foi criada, para criar a Página do seu negócio basta seguir as seguintes etapas:

Passo 1: Acesse a opção “Configurações” no menu lateral de sua página inicial.

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Página inicial do Facebook Business. Destaque na opção “Configurações”.

Passo 2: Na página de configurações, selecione a opção “Configurações do Negócio” na barra lateral.

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Página de configurações do Facebook Business. Destaque para a opção “Configurações do Negócio”.

Passo 3: Uma nova janela chamada “Configurações do Negócio” irá abrir, escolha na barra lateral a categoria “Contas” e em seguida a opção “Páginas”.

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Página de “Configurações do Negócio” do Facebook Business. Destaque para a opção “Páginas”.

Passo 4: Escolha o botão azul “Adicionar”. Nesse momento você possui três opções e escolherá a última, elas são:
. Adicionar uma Página (para o caso de solicitar ser o proprietário de uma página já existente)

. Solicitar acesso a uma Página (para colaborar em uma página de outro proprietário)

. Criar uma Nova Página (para criar uma nova Página para o seu negócio – escolha essa opção.)

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Pop-up de criação de página do Facebook Business. Destaque para o botão “Adicionar” e a opção “Criar uma nova Página”.

Passo 5: Selecione a Categoria que melhor se encaixa no seu negócio.

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Pop-up com as opções de categorias de negócio. Destaque para a opção “Negócio local ou lugar”.

Passo 6: Insira as informações finais para a criação da Página: o nome da Página, sua categoria e demais dados de localidade. Caso não queira informar o seu endereço detalhado, basta apenas preencher o campo “Cidade”.

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Pop-up de criação de página no Facebook Business.

Passo 7: Pronto! Sua Página foi criada! Clique na opção “Ver Página” e uma nova janela irá se abrir com sua nova Página para ser customizada.

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Imagem com o painel de gerenciamento de páginas do Facebook Business. Destaque na opção “Ver Página”.
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Uma Página de negócio recém criada
no Facebook Business.

Dicas iniciais para configurar sua nova Página

1. Quando acessar pela primeira vez sua Página, um pop-up do Facebook irá abrir dando as boas vindas, e nela aconselhamos que faça o tour para saber as principais funcionalidades de navegação.

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Pop-up de boas vindas ao criar uma página de negócio no Facebook Business.

2 Adicione uma foto de perfil e foto de capa para sua Página comercial. A foto de perfil é a imagem que aparece ao lado do nome da sua empresa nas buscas e nos posts. Já a foto de capa é a imagem maior que aparece no topo da sua Página. Certifique-se de que as imagens escolhidas sejam de alta qualidade e representem bem sua marca.

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Imagem de configuração de Página no Facebook Business. Destaque nas opções de Foto e Foto de Capa.

3. Na área chamada “Apresentação”, faça um resumo breve e descreva o tema de sua nova Página.

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Tela de configuração de Página no Facebook Business. Destaque para a área “Apresentação”.

4. Clique na opção “Sobre” na barra superior, e um pop-up irá abrir com uma série de campos importantes para preencher com detalhes sobre o funcionamento do seu negócio: as informações de contato, sites, links sociais e informações básicas.

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pop up de configuração de detalhes da Página no Facebook Business.

5. Uma das funcionalidades mais usadas no gerenciamento de uma Página é o Painel Profissional. Clique no botão “Gerenciar” no topo direito de sua página para acessar.

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Página de negócio do Facebook Business. Destaque para o botão “Gerenciar”.

Nesse Painel você possui uma valiosa visão gerencial da Página. No canto inferior direito, você encontra um passo a passo do próprio Facebook para ajudar a concluir a configuração de sua nova Página.

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Painel Profissional de gerenciamento de Página no Facebook Business. Destaque para o Passo a Passo de configuração de Página do Facebook.
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Uma mulher usando o Facebook em um notebook

Boas práticas para uma Página de sucesso no Facebook

Engaje seus seguidores

O algoritmo do Facebook privilegia conteúdos com maior engajamento, ou seja, curtidas, comentários e compartilhamentos. Portanto, é importante interagir com seu público e criar posts que incentivem a participação e o engajamento.

Invista em conteúdo visual

O Facebook é uma rede social visual, então é importante utilizar fotos e vídeos de alta qualidade para chamar a atenção do público. Utilize imagens e vídeos relacionados à sua área de atuação e evite misturar conteúdos pessoais e profissionais.

Identifique os melhores dias e horários para postar

Utilize o Facebook Audience Insights para identificar os hábitos do seu público e agende seus posts para serem publicados nos dias e horários em que as pessoas estão mais ativas na plataforma.

Divulgue sua página

Divulgue sua página em outros canais, como seu site ou blog, e convide seus amigos para curtir sua página. Quanto mais divulgação, maior será o número de visitantes em sua página no Facebook.

Lembre-se de que o Facebook é uma ferramenta importante de relacionamento com seus clientes e potenciais clientes. Dê atenção para cada um deles, seja nas mensagens privadas ou nos comentários, e fique atento às novidades e atualizações da plataforma. Ao seguir essas dicas, você estará no caminho para criar uma página de sucesso no Facebook.

Agora você já sabe que abrir uma página no Facebook para sua empresa é uma estratégia eficaz para aumentar a visibilidade da sua marca e se conectar com seus clientes. Lembre-se de gerenciar sua página com cuidado, postando conteúdo relevante, interagindo com seus seguidores e utilizando as ferramentas de análise e publicidade do Facebook — com isso, ao passar do tempo, sua página pode se tornar uma ferramenta valiosa para sua estratégia de marketing digital e ajudar a impulsionar o crescimento de sua empresa.

Revisão do texto feita por: Dácio Castelo Branco

Veja mais:

Facebook mostra como serão os mundos virtuais do Metaverso

Fonte: Escola de E-Commerce, Facebook, Neil Patel, Pareto


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