Além de anunciar novidades para o aplicativo de comunicação Messenger, o Facebook também aproveitou o primeiro dia do F8 2015 para revelar uma nova função que estará disponível em breve: vídeos em 360 graus.
Chamados de “vídeos esféricos”, os vídeos em 360 graus da rede foram apresentados por enquanto apenas como preview, controlados por um mouse, como se vê acima. A novidade é mais do que apenas um avanço, e faz parte da visão de futuro para o Facebook. Fazendo uma linha do tempo, o CEO e fundador Mark Zuckerberg falou sobre as expectativas para a rede, que começou com o compartilhamento de texto, estando atualmente no compartilhamento de fotos e entrando nos vídeos, e que irá eventualmente caminhar até a realidade virtual e aumentada. Filmes em 360 graus se encaixam bem nessa perspectiva, principalmente para serem utilizados junto com headsets de VR como o Oculus Rift, comprado pelo Facebook em 2014 por US$ 2 bilhões.
Ainda não foi revelado como e a partir de quando os usuários terão acesso à tecnologia, mas o Facebook sabe que precisa ser rápido. O anúncio veio pouco mais de 10 dias após o YouTube apresentar a mesma ferramenta, e que já está funcionando. A disputa entre a rede com o site de vídeos da Google pelo domínio dos vídeos na internet está bastante acirrada. No começo do ano o Facebook comprou a startup QuickFire, que converte formatos de vídeo para reduzir o consumo de banda sem perder qualidade, por um valor não divulgado.