O Ads Transparency Spotlight, disponível em alfa para testes no Chrome, fornece número de anúncios presentes em uma página que o usuário está acessando, motivos para o anúncio ser exibido, lista de entidades com anúncios na página e dados demográficos, de interesses, remarketing e localização — dados utilizados para personalização de anúncios digitais, a forma de mídia mais rentável atualmente. Além disso, o complemento conta com links para a política de cada empresa anunciante, mostrando o que é coletado e armazenado por ela.
O ponto chave da extensão é realmente ser mais transparente sobre o uso de dados de navegação para que o usuário tenha conhecimento de quais empresas estão acompanhando sua navegação.
A iniciativa do Google em disponibilizar esta extensão é de atender às exigências da União Europeia sobre a transparência na internet e introduzir tecnologias que bloqueiam anúncios ruins e promover — sem prejudicar empresas que contam com a receita de anúncios para se manterem ativas — os anunciantes que respeitam o consenso sobre uso de dados de usuários.
Ainda em fase inicial de testes, o Ads Transparency Spotlight já pode ser instalado no navegador. Neste guia te explicamos como instalar e utilizar a extensão.
Como usar o Ads Transparency Spotlight no Google Chrome
- Realize o instalação da extensão disponível na Chrome Web Store.
2. Confirme que quer adicionar a extensão ao navegador.
3. Abra um site que você queira verificar informações sobre anúncios e clique no ícone da extensão do lado direita da tela.
4. Ao rolar a página da extensão, você poderá visualizar informações sobre anúncios na página, como número de anúncios e motivos para você estar recebendo estes anúncios.
Nesta fase de testes, a extensão só mostra informações sobre anúncios comprados via Google Ads que já implementaram divulgação de dados pelo Ads Transparency Spotlight, mas a expectativa é que seja disponibilizada em outras plataformas no próximo ano.
Além disso, a empresa também anunciou que está desenvolvendo a API Trust Token para solucionar problemas relacionados a cookies de terceiros, onde um token criptográfico será gerado para que sites possam distinguir uma transação real de uma realizada por um bot.
Fonte: ZDnet
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