Índice
Apesar do formato remoto em razão da pandemia, o Snapdragon Tech Summit Digital 2020 não deixou de apresentar as principais novidades da Qualcomm para o mercado mobile. Seguindo a tendência dos últimos anos, o evento foi dividido em dois dias e, no primeiro, realizado ontem (1), a empresa fez um apanhado dos seus planos para o futuro, além de apresentar seu novo processador topo de linha, o Snapdragon 888 5G.
No entanto, foi só hoje (2) que conhecemos a fundo as especificações do Snapdragon 888 5G. Segundo a própria Qualcomm, o chip é o mais avançado já apresentado pela empresa e representa o maior avanço em processamento gráfico já feito na linha, além de trazer um modem 5G mais capaz e econômico, novas funcionalidades de inteligência artificial e recursos que terão forte impacto nas câmeras dos smartphones de 2021.
Conexão ultrarrápida: 5G e Wi-Fi 6
Assim como os antecessores, o Snapdragon 888 5G é um SoC, sigla inglesa para System on Chip ou “Sistema num chip”, em tradução pro português. Na prática, isso significa que a arquitetura do processador abarca uma série de componentes que, uma vez reunidos num único chip, entregam mais potência e eficiência energética. Esse conceito, aliás, se aplica muito bem ao novo processador da Qualcomm, já que uma de suas novidades é trazer um modem 5G integrado mais potente e econômico que o anterior.
Essa integração permite que o Snapdragon 888 atinja, numa rede 5G, downloads de até 7,5Gbps e uploads de até 3Gbps, bem como ser compatível com as várias frequências da tecnologia, tanto as mais rápidas (mmWave), quanto as mais lentas (sub6). Mostrando que também está preparado para uma implementação global do 5G, o chip ainda é capaz de compartilhar frequências entre redes 3G, 4G e 5G, graças à tecnologia DSS (Dynamic Spectrum Sharing), e é um dos poucos a suportar o uso simultâneo de duas redes 5G (Dual-SIM 5G).
Mais importante do que isso, talvez, é o fato dele também suportar as tecnologias carrier aggregation e 5G stand-alone (5G SA). Enquanto a primeira permite o uso simultâneo de múltiplas bandas do 5G, algo que aumenta as velocidades de transmissão, a segunda torna o chip compatível com a revolução mais significativa do 5G. Atualmente, a maioria dos países com 5G ainda dependem da infraestrutura do 4G para operá-lo, sendo que o 5G stand-alone funcionará com equipamentos e conceitos completamente novos.
É a fase stand-alone do 5G que permitirá a maioria das mudanças que se tem em mente quando pensamos nessa tecnologia, como carros autônomos que se comunicam para regular o tráfego, streaming de jogos sem “lag” e inteligências artificiais muito mais capazes. Com o 5G SA, o tempo de latência das conexões pode cair para 1ms, e o novo chip já está preparado para isso – mesmo que a tecnologia não esteja presente nem nos países que já operam o 5G e, portanto, ainda mais distante de realidades como a do Brasil.
Graças à união de todas essas tecnologias, o Snapdragon 888 é um dos únicos processadores, até o momento, capazes de se conectar à qualquer rede 5G existente no mundo, afirmou a Qualcomm
Ainda no quesito conectividade, também foi anunciado que o Snapdragon 888 5G é compatível com o Wi-Fi 6, suportando transmissões de até 3,6Gbps e conexões de 6GHz (Wi-Fi 6E). O Bluetooth, por sua vez, passou da versão 5.0, como era no Snapdragon 865, para a 5.2, ganhando um conjunto duplo de antenas e, com isso, prometendo conexões mais responsivas e áudio mais fiel para fones e outros acessórios de som.
Processamento e Gaming
Apesar do enorme foco que a Qualcomm deu ao 5G, sabemos que todo processador é feito de números – métricas a respeito de sua performance – e o Snapdragon 888 5G também não decepciona nesse aspecto. Segundo as informações do lançamento, o novo chip tem uma CPU 25% mais rápida que a do seu antecessor, e um incremento de 35% na GPU. Também de acordo com a Qualcomm, esse é o maior salto em performance gráfica já visto na passagem de uma geração da linha 800 pra outra.
Além do salto em números, a Qualcomm também ressaltou os superpoderes do chip em jogos: a depender do título, ele pode alcançar até 144 FPS, exibir os games em HDR10 ou até em resolução 4K. Esses recursos, no entanto, não funcionam simultaneamente e cada um depende do jogo em questão também suportá-los. Na imagem abaixo, a fabricante mencionou alguns dos games que já são compatíveis com as novas tecnologias do SD888.
Para os jogos, ainda há os recursos Game Quick Touch, que reduz a latência dos toques na tela em até 20%, e o Variable Rate Shading, que renderiza os diferentes elementos de um jogo com mais ou menos detalhes, prometendo até 30% a mais em performance. Num game de corrida, por exemplo, os carros terão seus gráficos priorizados, enquanto outros pontos da tela, menos importantes, terão a qualidade reduzida. O Snapdragon 888 é o primeiro chip móvel a utilizar a tecnologia, herdada dos PCs e consoles de última geração.
O aumento de 35% na performance gráfica é o maior entre as gerações da linha 800, um sinal de que o Snapdragon 888 é um upgrade a ser considerado especialmente por quem joga
Em detalhes e na comparação com o chip anterior (Snapdragon 865), as principais especificações do Snapdragon 888 incluem:
- Litografia de 5 nanômetros, a mesma dos Apple A14-Bionic e M1, usados nos novos iPhones e MacBooks;
- CPU octa-core Kryo 680 – 25% mais rápida e 25% mais eficiente, com um núcleo prime de até 2.84GHz, três núcleos performance de até 2.4GHz e outros quatro núcleos focados em eficiência, de até 1.8GHz;
- GPU Adreno 660 – 35% mais potente, 20% mais econômica e com recursos que prometem melhorar a uniformidade de telas OLED e a reprodução de imagens;
- Qualcomm Quick Charge 5 – 70% mais eficiente e com a promessa de recargas completas de bateria (0-100%) em menos de 15 minutos;
- Recursos de segurança que incluem o isolamento de dados entre aplicativos e perfis de usuário diferentes, além de um serviço baseado em nuvem que analisa a integridade do dispositivo e das suas conexões de rede.
Ainda sobre a experiência gamer, a Qualcomm também mencionou que, conforme já vem trabalhando nos últimos anos, garantiu que o Snapdragon 888 5G consiga executar tarefas exigentes por longos períodos sem sofrer com superaquecimentos, sobretudo em processamento gráfico. Esse é um detalhe importante, pois, se pensarmos que um dos principais avanços do novo chip está na GPU, a falta de um bom gerenciamento térmico poderia arruinar as jogatinas, bem como a execução de conteúdos em alta resolução ou FPSs.
Adicionalmente, a empresa também anunciou que, graças à tecnologia 5G e o recursos pra jogos presentes, os aparelhos que embarcarem o Snapdragon 888 terão vantagem ao executar games na nuvem, já que a comunicação entre o dispositivo e os servidores da plataforma de streaming será muito mais rápida. A Qualcomm, inclusive, aproveitou essa deixa para anunciar que já trabalha para levar a xCloud, futura plataforma de streaming de jogos do Xbox, para os dispositivos com o novo chip.
Inteligência Artificial
Partindo para IA, outro ponto bastante mencionado durante o evento, a Qualcomm ressalta que o Snapdragon 888 5G tem uma nova NPU (unidade de processamento neural), o Hexagon 780. Num SoC, esse componente trabalha para integrar as operações da GPU, CPU, memória e sensores do dispositivo. Com a ajuda de técnicas de machine-learning e APIs presentes tanto no software quanto no hardware, a NPU é o que torna possíveis os recursos e aplicativos baseados em inteligência artificial, como o Google Assistente.
Durante a apresentação, a Qualcomm mencionou a possibilidade de remover ou inserir objetos inteiros em vídeos e fotos, um exemplo de recurso baseado em IA e que só pode ser feito por uma NPU extremamente capaz, como o Hexagon 780.
Sem uma NPU, a CPU teria de dividir suas tarefas entre as aplicações executadas pelo usuário e esses recursos inteligentes, que normalmente operam em segundo plano e exigem inúmeros cálculos. Graças ao Hexagon 780, no entanto, o novo Snapdragon 888 5G pode executar até 26 trilhões de operações por segundo (26 TOPS), um número consideravelmente maior que o do Snapdragon 865, 15 TOPS, e mais que o dobro do Apple A14-Bionic, 11 TOPS.
Na prática, isso significa que o novo chip pode integrar muito mais informação para entender contextos e executar tarefas inteligentes, como o reconhecimento de imagens e a transcrição de áudio em texto. Embora essas funções não sejam novas, uma NPU mais capaz torna o processador mais eficiente e autônomo, já que os cálculos passam a ser feitos num componente mais econômico que a CPU, e sem depender tanto da computação em nuvem – que exige internet e, até por isso, pode ser mais lenta.
Recursos inovadores para as câmeras
Cada vez mais importantes nos smartphones, as câmeras também ganharam atenção especial no novo processador da Qualcomm: segundo a fabricante, o Snapdragon 888 5G é o primeiro chip da empresa com um processador de sinal de imagem (ISP) triplo – e se isso te fez achar que ele pode capturar com até três câmeras simultaneamente, você está certo. No total, o Qualcomm Spectra 580 pode lidar com até 2.7 gigapixels por segundo, o que equivale a aproximadamente 3 vídeos 4K HDR sendo gravados ao mesmo tempo.
Não é comum que alguém queira gravar em 4K HDR com as três câmeras do smartphone de uma só vez, mas a capacidade de lidar com tanta informação dá a esse ISP alguns truques. É possível, por exemplo, que o smartphone tire 3 fotos simultâneas de até 28 megapixels sem nenhum delay, permitindo que você escolha o melhor enquadramento, entre as fotos das câmeras principal, wide e teleobjetiva, depois da foto ser tirada.
Como as três câmeras podem ficar trabalhar simultaneamente, a transição entre as lentes wide, principal e teleobjetiva na interface da câmera também ficará mais suave. Igualmente, o HDR, que consiste na captura simultânea de múltiplos quadros com diferentes exposições, estará mais rápido e eficiente em fotos e vídeos, suportando cores com profundidade de 10-bits. Em comparação com o padrão da indústria, de 8-bits, o espectro de cores agora suportado é muito mais amplo, com cada foto ou frame podendo representar até 1 bilhão de cores diferentes.
De qualquer forma, é preciso lembrar que o resultado final dessas inovações, sobretudo nas câmeras, depende muito de como cada fabricante decide implementá-las em seus smartphones – integrando, da melhor forma possível, as capacidades do processador às funções que planeja para o aparelho. Ainda assim, segundo a Qualcomm, o novo ISP é 35% mais rápido e abriga múltiplos sensores HDR, o que deve aprimorar consideravelmente a captura e o processamento de imagens em aparelhos com o novo chip.
Graças aos recursos de inteligência do Snapdragon 888 5G, ainda há a possibilidade de que os telefones com o chip tenham foco, exposição e balanço de branco baseados em inteligência artificial. Outros recursos anunciados foram a captura de vídeos 4K com HDR também baseado em IA, o suporte à fotos sequenciais, do tipo burst, de até 12 megapixels e em até 120 quadros por segundo, além da possibilidade de fotografar em HDR10 no formato HEIF, o que nos trará fotos com alta profundidade de cores e tamanhos eficientes.
Por fim e como se já não bastasse, o ISP do Snapdragon 888 é o primeiro do mundo a suportar a iniciativa da Adobe para a verificação de imagens. Batizada como Content Authencity Initiative – CAI, a proposta quer criar uma assinatura criptografada para imagens, a fim de que se possa apontar, com segurança, se uma imagem foi manipulada ou não. A ideia, em sentido amplo, é impedir a disseminação de informações falsas através de montagens, fazendo com que aparelhos e softwares possam verificar a integridade de qualquer foto.
Na prática e segundo a Qualcomm, a partir desse protocolo universal criado em parceria com a Adobe e outras empresas, incluindo jornais, o Snapdragon 888 será capaz de checar se uma imagem foi ou não tirada por uma câmera, em vez de montada digitalmente.
Disponibilidade
Sem informar muitos detalhes, a Qualcomm revelou que os primeiros dispositivos com o Snapdragon 888 5G devem chegar no primeiro trimestre de 2021. Durante o evento, empresas de diversos setores, incluindo fabricantes, operadoras, como a Verizon, e a empresa de processamento de linguagem natural (Natural Language Processing), Hugging Face, confirmaram que pretendem trabalhar com o novo chip. Abaixo, confira a lista completa de parceiros confirmados até agora:
- NTT DOCOMO
- Hugging Face
- Sony Mobile
- ASUS
- Black Shark
- OnePlus
- Lenovo
- LG
- MEIZU
- Motorola
- Nubia
- Realme
- OPPO
- Sharp
- Vivo
- ZTE
- Xiaomi
Todas as especificações do Snapdragon 888 5G
CPU | Kryo 680, octa-core 1x 2.84GHz (1MB L2 – ARM Cortex X1); 3x 2.4GHz (512KB L2 – ARM Cortex A78); 4x 1.8GHz (128KB L2 – ARM Cortex A55); Arquitetura 64-bits |
GPU | Adreno 660 Até 144Hz em resolução QHD+; Até 60Hz em resolução 4K; Variable Rate Shading HDR10, HDR10+, HLG, Dolby Vision; Até 10 bits de cor; Rec2020; Volumetric Video Playback, 8K 360 VR; OpenCL 2.0 FP, OpenGL ES 3.2, Vulkan 1.1 e DX12 |
NPU | Hexagon 780 DSP Até 26 TOPS (trilhões de operações por segundo) Qualcomm Sensing Hub de 2ª Geração; Memória compartilhada entre os processadores de áudio, vídeo, conexões e demias sensores |
ISP | Spectra 580 Até 27 gigapixels simultâneos (3 fotos de 28 megapixels cada ou 3 vídeos 4K HDR); Compatível com CAI – Content Authencity Initiative; Foco, exposição e balanço de branco baseados em IA; Vídeo HDR de 10-bits baseado em IA; HDR 10-bit em formato HEIF ISP triplo de 14-bits; Dolby Vision, HDR10, HDR10+, HEVC, HLG; Rec. 2020, H.265, VPU e VP9 Resoluções suportadas Dual Camera, MFNR, ZSL, 30fps: até 64 MP; Triple Camera, MFNR,, 30fps, ZSL: até 28 MP; Single Camera, MFNR, ZSL, 30fps: até 84 MP; Single Camera: até 200 MP; Vídeo em 8K a 30fps; Vídeo em 4K a 120fps; Vídeo em HD a 960fps |
Litografia | FinFET 5 nanômetros |
Modem | X60 5G Modem-RF 7,5GBps (download 5G), 3GBps (upload 5G); 5G dual-SIM, DSS, Carrier Aggregation com FDD e TDD; 5G stand-alone; 5G mmWave: 800MHz, 2×2 MIMO; 5G sub6: 200MHz, 4×4 MIMO; 4G LTE com CBRS; HSPA, WCDMA, TD-SCDMA, CDMA 1x, EV-DO, GSM/EDGE |
Conexões | FastConnect 6900 Wi-Fi 6 (até 3.6Gbps), Wi-Fi 6E (6GHz); 802.11a/b/g/n; MU-MIMO, canal de 160MHz, OFDMA, 4K QAM; WPA3; Bluetooth 5.2, Bluetooth LE, aptX; NFC; USB 3.1 e USB-C |
Geolocalização | Beidou, Galileo, GLONASS; GNSS dual-frequency; NavlC; GPS, QZSS, SBAS |
Disponibilidade | 1º trimestre de 2021 |
Com informações de: Qualcomm
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.