Mais do que um simples mecanismo de buscas, o Google possui diversas ferramentas que auxiliam e aumentam a produtividade do usuário. Entre elas, está o Google Docs, editor de texto concorrente direto do Word da Microsoft. Sua utilização é gratuita para o usuário individual e integrada à nuvem — também fazendo parte da suíte empresarial Google Workspace — e agora ganhou um novo recurso que promete melhorar a usabilidade do editor de texto: escrever e enviar e-mails.
O novo recurso foi anunciado na última terça-feira (15) pelo Google. A novidade faz parte da iniciativa Smart Canvas, cujo objetivo é unir as principais plataformas de produtividade da gigante de Mountain View, como Meet, Docs e Gmail, que já funcionam com grande colaboração entre elas. Chamado de rascunho de e-mail, o recurso estará disponível para todos os usuários do Google Workspace, e usuários dos planos G Suite Basic e Business.
Segundo o Google, nas próximas semanas o recurso estará disponível para a maioria dos usuários. Dentro do Workspace, usuários de domínios com lançamento rápido terão o recurso liberado em até 15 dias a partir de 15 de março, e os usuários de domínios com lançamento agendado terão que aguardar a sua liberação que deve acontecer um pouco mais tarde, possivelmente, em mais de 15 dias a partir de 22 de março. No entanto, ainda não há previsão de lançamento do rascunho de e-mail para contas gratuitas do Gmail.
Como será possível escrever e enviar e-mails pelo Docs?
O Google Docs é conhecido pela edição de textos que pode ser compartilhada com outras pessoas. Em simultâneo, já é possível editar, comentar e formatar um documento com certa facilidade porque a ferramenta funciona de forma online e sincronizada com a nuvem. O novo recurso do Smart Canva visa aumentar a colaboração do Docs com o Gmail. Todas as informações como corpo do e-mail, assunto e destinatário (incluindo Cc e Cco) poderão ser criadas e compartilhadas em conjunto ou com a revisão de outro usuário pelo Google Docs, o que pode ser muito útil para o envio de e-mails que necessitem de revisão ou aprovação.
A função deverá aplicar uma estrutura semelhante às janelas utilizadas para escrever e enviar e-mails do Gmail. É possível acessar ao modelo de duas formas diferentes: digitando @ e escolhendo a opção Rascunho de e-mail ou através do menu Inserir e escolhendo em seguida a opção Rascunho de e-mail. Após selecionar o novo recurso é possível ter acesso aos espaços para inserir também o destinatário e o assunto da mensagem.
Ao finalizar o processo de escrita do e-mail, será possível enviá-lo clicando no ícone do Gmail e concluindo o processo na janela pop-up que será aberta, com o layout e todas as funcionalidades do Gmail — que permitirá até mesmo a adição de anexos — já preenchida com todas as informações disponíveis no rascunho. Dessa forma, a contribuição já presente nos documentos do Google agora também será aplicada para escrever e enviar e-mails.
Fonte: The Varge.
Veja também
Promovendo uma maior colaboração em equipes de trabalho no Google Workspace, Google anuncia Smart Canvas para trabalho colaborativo.