Índice
A Internet cresceu para cumprir um papel mais importante em nossas vidas. Hoje em dia, com o avanço da globalização e o acesso à informação, a Internet se tornou uma das principais fontes de conhecimento, entretenimento e comunicação. Porém, dependendo do seu objetivo, escolher a velocidade da internet correta para o seu bolso é essencial para evitar dores de cabeça no futuro.
Quais os tipos de internet banda larga que existem hoje?
A internet banda larga evoluiu muito nos últimos 30 anos. Hoje, existe uma variedade de tipos disponíveis para contratar nas operadoras, mas algumas são mais comuns do que as outras. Da internet discada até a internet movida por satélites, estes são os tipos mais comuns de banda larga no país:
Linha digital (DSL)
A linha DSL (Digital Subscriber Line) foi o primeiro modelo de internet no Brasil, e ainda é muito comum em muitos lares. A principal característica deste modelo é o fato que a internet precisa estar conectada via fios de cobre da rede telefônica, pois compartilha a mesma rede e estrutura.
Ao contrário da rede discada, a linha digital permite que o usuário continue usando a internet e o telefone ao mesmo tempo, pois utiliza um roteador especial para habilitar a navegação. Este modelo oferece pacotes mais baratos, mas são incapazes de fornecer muita velocidade para o usuário.
Internet via rádio
A Internet via rádio funciona completamente sem fios, visto que o sinal vem das antenas instaladas no topo da residência. Porém, um ponto negativo deste sinal é que ele é muito sensível, ou seja, qualquer tipo de bloqueio ou até mesmo um vento forte pode atrapalhar o desempenho. A internet via rádio é mais usada em condomínios, onde o sinal é repartido entre os demais moradores.
A internet via rádio pode atingir altas velocidades, mas o sinal pode ficar comprometido durante dias de chuva e ventania.
Internet móvel
A Internet móvel vem crescendo muito desde a concepção do 3G. Após a adoção da tecnologia em todo dispositivo celular, não demorou para que a tecnologia evoluísse com o 4G e até mesmo com o recém-chegado 5G.
Assim como a internet via rádio, a internet móvel funciona completamente livre de qualquer cabo, usando o sinal de celular das operadoras para entregar dados através do seu celular. Infelizmente, o custo para manter essa tecnologia é alto, e é super comum ver as operadoras cobrando taxas extras após o uso.
Internet via cabo
A internet via cabo funciona quase da mesma forma da linha digital DSL, com a diferença sendo que a tecnologia usa um cabo especifico UTP para transmitir os dados da rede. Esta tecnologia permite grandes velocidades no download e upload, mas pode sofrer dependendo de quantas pessoas estiverem conectadas na mesma rede.
Internet via satélite
É um tipo de internet relativamente novo, e é mais especializado para moradores de regiões muito afastadas, e que não tem acesso à internet por meios convencionais.
A internet via satélite atinge todo o território nacional, mas é necessária uma antena potente para poder recebê-lo. Além do custo do aparelho, também é preciso pagar uma mensalidade que, francamente, não vale a pena quando comparada com a velocidade. A velocidade da internet via satélite atinge apenas 1 Mbps, o que pode ser insuficiente para quem consume entretenimento on-demand.
Fibra ótica
A fibra ótica é a melhor opção disponível no mercado para quem procura alta velocidade e estabilidade na rede. Ela usa pulsos de luz encapados por um fio protegido, e consegue garantir velocidades altas que chegam até na casa do gigabyte.
Além disso, a fibra ótica apresenta menos latência graças ao sinal mais potente, o que é perfeito para pessoas que gostam de jogar online.
Estes são os principais modelos de internet banda larga disponíveis no Brasil, mas afinal, como definir a velocidade que cada serviço entrega?
Como escolher a melhor internet banda larga?
Tudo depende de quantas pessoas moram na sua casa, qual vai ser a finalidade da internet e qual velocidade de download e upload você precisa.
Se você mora sozinho e usa a internet somente para checar emails ou para ver vídeos nas redes sociais, uma internet de apenas 5 MB já seria o suficiente para satisfazer suas necessidades. Porém, as chances de alguém se contentar só com isso atualmente são praticamente nulas, visto que o entretenimento digital atingiu o seu ápice.
Assistir à Netflix, jogar online ou até mesmo realizar downloads de filmes e séries demandam uma conexão mais poderosa, e é aí que já podemos recomendar velocidades entre 15-50 MB.
Se você for um gamer hardcore e não quiser ter problemas com lags e delays, também é possível encontrar pacotes acima de 100mb de download, mas saiba que o preço reflete o luxo de ter algo mais rápido e potente. No geral, é recomendado somar a necessidade de cada morador da sua residência e entender quanto de internet será utilizado durante o mês.
Como a velocidade da banda larga é medida?
Você sabe o que significam os termos Kbps e Mbps? A velocidade da banda larga é representada através destes termos técnicos, e é bem fácil de entender.
Para entender melhor cada um desses termos, é preciso conhecer o significado de outras duas unidades de medida: Bit e Byte. O Bit tem apenas dois valores, zero ou um, usado para medir o armazenamento e processamento de informações de um computador.
Já o byte é um derivado do mesmo termo e corresponde a um conjunto de 8 bits. É a partir daí que os outros termos como megabyte e gigabyte surgiram!
Porém, quando falamos da internet, o termo bit é usado para medir a velocidade da conexão da rede. O Mbps (Megabit por segundo), comumente chamado de “Mega”, é usado para medir a velocidade da internet. É fácil de confundir megabit com megabyte, mas é bom entendermos que megabyte (MB) serve somente para armazenamento de informações.
O Kbps vem da palavra “Kilobit“, que era usada para medir a velocidade da internet antigamente. Porém, os anos se passaram e o termo se tornou esquecido. Kbps e KB são duas medidas diferentes, igual ao Mbps e MB. O KB se refere ao tamanho de um arquivo, como um vídeo, foto ou texto no computador.
O que é velocidade de download e upload?
Antes de contratar um pacote de internet, é comum ver as ofertas de Download e Upload oferecidas. Mas você sabe o que significam estes termos?
Basicamente, a velocidade de Download resume no processo de conseguir informações de páginas da internet, arquivos, imagens e arquivos de um servidor específico na internet. Já a velocidade de Upload funciona de forma inversa, ou seja, é quão rápido você conseguiria mandar tais arquivos para dentro de um servidor.
Resumindo, se você quer deixar um arquivo visível para todos na internet, você faz um upload. Agora, se você quiser copiar tal arquivo para a sua máquina, você faz um download.
Curioso para saber qual a sua taxa de download e upload? Dá uma olhadinha no nosso texto sobre o site Fast para medir a sua velocidade atual de internet!
Qual operadora escolher?
Neste momento você deve estar se perguntando: “qual operadora eu devo escolher?”
Bom, graças a uma pesquisa levantada pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), podemos identificar facilmente quais as melhores (e piores) operadoras no ranking brasileiro!
Compilamos a lista para ajudar na sua escolha, confira:
Claro/Net
- A Claro se juntou à Net para entregar banda larga em todas as regiões do país
- Site oficial
- Nota: 6,8
- Regiões disponíveis: Todas as regiões do país
- Preços, planos e promoções: É possível encontrar planos de 250mb a partir de 99,90 por mês
- Benefícios: Assinatura Claro TV+
- Pontos positivos: Bons preços e variedade de planos
- Pontos negativos: Estabilidade de conexão pode variar
Vivo
- A Vivo oferece pacotes de celular, internet e TV com bons preços ao consumidor
- Site oficial
- Nota: 7,0
- Regiões disponíveis: Todas as regiões do país
- Preços, planos e promoções: Planos vivo fibra a partir de 99,90 por mês
- Benefícios: WhatsApp ilimitado e serviço digitais
- Pontos positivos: A rede fibra da Vivo foi eleita a melhor do país
- Pontos negativos: A rede fibra ainda está crescendo e não se encontra em todas as cidades
TIM
- A internet da Tim oferece pacotes Fibra e 4G para sete cidades do país
- Site oficial
- Nota: 7,0
- Regiões disponíveis: Está presente em sete estados do Brasil
- Preços, planos e promoções: Oferece planos de até 1 Giga por preços amigáveis
- Benefícios: Oferece acesso ao Paramount+ e roteador WiFi
- Pontos positivos: Variedade de planos, preços acessíveis, internet fibra
- Pontos negativos: Falta de presença em outros estados brasileiros
Oi
- A Oi entrega dois tipos de serviços de internet “Oi Velox” e “Oi Fibra”
- Site oficial
- Nota: 6,8
- Regiões disponíveis: A Oi está expandindo o suporte para o Oi Fibra no Brasil, e no momento está disponível em 13 estados
- Preços, planos e promoções: Planos da Oi Fibra a partir de 99 reais por mês
- Benefícios: A Oi não oferece muitos benefícios além dos seus pacotes de internet
- Pontos positivos: Preços acessíveis para pacotes Oi Fibra
- Pontos negativos: Oi Velox, apesar de estar disponível em mais regiões, sofre com problemas de latência e velocidade
SERCOMTEL
- A Sercomtel é localizada no estado do Paraná e entrega pacotes de internet fibra e celular
- Site oficial
- Nota: 6
- Regiões disponíveis: Paraná
- Preços, planos e promoções: Planos a partir de 99,90
- Benefícios: Pacotes que oferecem internet fibra e internet banda larga por um preço único
- Pontos positivos: cobertura por todo o estado paranaense, preços acessíveis
- Pontos negativos: falta de cobertura em outros estados brasileiros
Algar Telecom
- Operadora 100% brasileira fundada em Minas Gerais com foco em empresas
- Site oficial
- Nota: 7
- Regiões disponíveis: Presente em 18 estados brasileiros
- Preços, planos e promoções: Pacotes de 600 MBps por apenas 120,00 por mês
- Benefícios: Planos para empresas e atacado
- Pontos positivos: Pacotes com preços acessíveis
- Pontos negativos: Pouca variedade de serviços
Unifique
- Operadora localizada em Santa Catarina e que atende diversos clientes pela região
- Site oficial
- Nota: 7,9
- Regiões disponíveis: Santa Catarina
- Preços, planos e promoções: Pacotes acima de 400 Mbps por apenas 119,90
- Benefícios: Fibra ótica e Wifi inclusos
- Pontos positivos: Altas velocidades por preços baixos
- Pontos negativos: Cobertura disponível somente na região de Santa Catarina
Brisanet
- A Brisanet é uma operadora credenciada da VIVO no Nordeste
- Site oficial
- Nota: 7,7
- Regiões disponíveis: Nordeste
- Preços, planos e promoções: Planos a partir de 79,90 por mês
- Benefícios: Fibra ótica e WiFi incluso
- Pontos positivos: Pacotes diversos com preços abaixo do esperado
- Pontos negativos: Cobertura disponível somente no Nordeste Brasileiro
Sky
- A Sky oferece planos de banda larga mais baratos que a concorrência, mas não oferece muita velocidade
- Site oficial
- Nota: 5
- Regiões disponíveis: Todo o Brasil
- Preços, planos e promoções: Oferece planos dentre 3mbps até 20mbps, com preços que variam entre 46,90 até 145,90.
- Benefícios: WiFi incluso
- Pontos positivos: Preços mais acessíveis
- Pontos negativos: Velocidade abaixo da concorrência, falta de fibra ótica, preços elevados para pacotes acima de 10mb.
Qual a melhor operadora de internet banda larga do Brasil?
De acordo com as pesquisas e os rankings levantados, a VIVO foi eleita a melhor operadora de banda larga do Brasil. Foram considerados fatores como a velocidade da internet, os pacotes oferecidos, o suporte dado após a contratação e o melhor provedor.
Mas e qual seria a pior? De acordo com as pesquisas realizadas, a Sky e a Oi se enquadram como as piores operadoras dentro da área de operações do Brasil. Os principais pontos de reclamação destas operadoras são o suporte dado após a contratação de um pacote, qualidade do serviço e velocidade da internet comparado com o valor pago.
Visto que a VIVO está disponível em todo o Brasil, é muito mais fácil recomendá-la como a melhor operadora para a sua casa.
Veja também:
Quais os melhores roteadores Wi-Fi 6 para comprar em 2022
Fonte: Melhorescolha, Anatel, Bloomberg Línea, UOL
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.