O tempo de resposta entre o toque dos nossos dedos e o que aparece na tela dos smartphones é fundamental para termos a sensação de velocidade. Testar isso manualmente com muita precisão é impossível e por isso o Google utiliza o TouchBot, um robô produzido pela empresa OptoFidelity, para medir a latência da interface do Android e do Chrome OS.
O robô também é capaz de avaliar a sensibilidade e precisão de telas touchscreen. Dessa forma, o procedimento ajuda o time de desenvolvimento a identificar problemas tanto no código do software, como no hardware dos dispositivos.
O código fonte do Touchbot é aberto e está disponível para todos nesse link. O próprio teste, que é baseado numa página da web, pode ser acessado através do endereço crostouchlatency.appspot.com – abrindo pelo smartphone é possível brincar um pouco com eles, são seis provas pelas quais os dispositivos precisam passar.
O vídeo revelado pelo funcionário François Beaufort mostra em câmera lenta o funcionamento do robô, que faz avaliações nos dispositivos próprios da empresa: Nexus 4, 5, 6, 7 e 9. Você pode conferir o resultado abaixo:
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.